PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Maria Antunes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401
Resumo: A Escola Nova foi um movimento de reestruturação do ensino, entre os anos 1920 e 1930 do século XX, intenso sobretudo na Europa, na América e no Brasil. Essa estrutura ocasionou uma modificação expressiva no ponto de vista educacional brasileiro, que passa a confiar que a educação será o único elemento diligente para a construção de uma sociedade democrática, respeitando a personalidade do sujeito, capaz de refletir sobre a coletividade e participar ativamente da sociedade. O presente artigo tem por objetivo elucidar quais os pontos de vistas de José Ribeiro Escobar para o ensino das frações e a partir de que perspectiva ele pode ser considerado um expert no ensino da matemática e, especificamente, no ensino das frações. Como principais fontes de análise, esta pesquisa de natureza historiográfica se utiliza de textos de José Ribeiro Escobar. Os resultados apontam que as orientações metodológicas e pedagógicas apontadas nas produções de Escobar, em relação ao ensino das frações, apresentam aderência à proposta do movimento escolanovista, que era compreendido como um novo modelo educacional. José Ribeiro Escobar era um professor com uma vida ativa na área educacional, participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Escobar exerceu cargos de destaque na instrução pública, atuando em cargos de respeito e confiança e, por esse ângulo, ele pode ser considerado um expert quanto ao ensino da matemática e, nesse caso especificamente, no ensino das frações.
id SBHMAT_fe00de725a428a29075e4be4347ce1eb
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/401
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro EscobarEscola NovaFormação de ProfessoresMétodos de EnsinoHistória da MatemáticaA Escola Nova foi um movimento de reestruturação do ensino, entre os anos 1920 e 1930 do século XX, intenso sobretudo na Europa, na América e no Brasil. Essa estrutura ocasionou uma modificação expressiva no ponto de vista educacional brasileiro, que passa a confiar que a educação será o único elemento diligente para a construção de uma sociedade democrática, respeitando a personalidade do sujeito, capaz de refletir sobre a coletividade e participar ativamente da sociedade. O presente artigo tem por objetivo elucidar quais os pontos de vistas de José Ribeiro Escobar para o ensino das frações e a partir de que perspectiva ele pode ser considerado um expert no ensino da matemática e, especificamente, no ensino das frações. Como principais fontes de análise, esta pesquisa de natureza historiográfica se utiliza de textos de José Ribeiro Escobar. Os resultados apontam que as orientações metodológicas e pedagógicas apontadas nas produções de Escobar, em relação ao ensino das frações, apresentam aderência à proposta do movimento escolanovista, que era compreendido como um novo modelo educacional. José Ribeiro Escobar era um professor com uma vida ativa na área educacional, participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Escobar exerceu cargos de destaque na instrução pública, atuando em cargos de respeito e confiança e, por esse ângulo, ele pode ser considerado um expert quanto ao ensino da matemática e, nesse caso especificamente, no ensino das frações.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-162447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401/301Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Ana Maria Antunes de2023-12-13T13:04:05Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/401Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:05Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
title PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
spellingShingle PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
Campos, Ana Maria Antunes de
Escola Nova
Formação de Professores
Métodos de Ensino
História da Matemática
title_short PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
title_full PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
title_fullStr PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
title_full_unstemmed PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
title_sort PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
author Campos, Ana Maria Antunes de
author_facet Campos, Ana Maria Antunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Maria Antunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Nova
Formação de Professores
Métodos de Ensino
História da Matemática
topic Escola Nova
Formação de Professores
Métodos de Ensino
História da Matemática
description A Escola Nova foi um movimento de reestruturação do ensino, entre os anos 1920 e 1930 do século XX, intenso sobretudo na Europa, na América e no Brasil. Essa estrutura ocasionou uma modificação expressiva no ponto de vista educacional brasileiro, que passa a confiar que a educação será o único elemento diligente para a construção de uma sociedade democrática, respeitando a personalidade do sujeito, capaz de refletir sobre a coletividade e participar ativamente da sociedade. O presente artigo tem por objetivo elucidar quais os pontos de vistas de José Ribeiro Escobar para o ensino das frações e a partir de que perspectiva ele pode ser considerado um expert no ensino da matemática e, especificamente, no ensino das frações. Como principais fontes de análise, esta pesquisa de natureza historiográfica se utiliza de textos de José Ribeiro Escobar. Os resultados apontam que as orientações metodológicas e pedagógicas apontadas nas produções de Escobar, em relação ao ensino das frações, apresentam aderência à proposta do movimento escolanovista, que era compreendido como um novo modelo educacional. José Ribeiro Escobar era um professor com uma vida ativa na área educacional, participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Escobar exerceu cargos de destaque na instrução pública, atuando em cargos de respeito e confiança e, por esse ângulo, ele pode ser considerado um expert quanto ao ensino da matemática e, nesse caso especificamente, no ensino das frações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401/301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-16
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463332388864