FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE CAMPOS, ANA MARIA ANTUNES
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4470
Resumo: Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da Psicologia no ensino da Matemática no início do século XX, por meio dos artigos publicados por José Ribeiro Escobar. Ele teve uma grande contribuição e participação na educação brasileira participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Agregava o rol de intelectuais e experts que discutiam a área educacional no começo do século XX, ao lado de outros educadores, identicamente influentes, publicava na impressa suas convicções acerca da educação brasileira. Com o movimento escolanovista umas séries de variações ocorreram, a educação voltou-se para às necessidades de cada aluno, observando suas especificidades, suas habilidades e competência acerca de como desenvolver seu processo de aprendizagem. Escobar concordava com essas modificações, na qual a escola deveria permitir que os estudantes vivenciassem as experiências prática por meio de materiais concretos, com vistas a formação psicológica, física e educacional. Ao analisar seus trabalhos fica evidente que em quase todos os seus textos são abordados assuntos como: didática, psicologia, metodologia, ensino ativo e instrumentos de recursos como as salas ambiente, museus, bibliotecas, excursões e jogos. Para José Ribeiro Escobar existe uma linha tênue entre didática, metodologia e programa e sem a organização destes, seria impossível uma educação eficaz. Ele assegura que a compreensão do número abrange questões psicológicas, estimulação, atenção, observação, memória, inteligência superiores e tempo correto para aprender cada elemento da matemática. Ele busca nos princípios da psicologia elementos que revelam como a criança aprende o número e que fatores são necessários para um aprendizado efetivo.
id UECE-4_5bfd0b7fa73a5a94c6be338945e8efdd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4470
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAREducação Pública; Educação Matemática; Psicologia; Escola Nova; Didática.Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da Psicologia no ensino da Matemática no início do século XX, por meio dos artigos publicados por José Ribeiro Escobar. Ele teve uma grande contribuição e participação na educação brasileira participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Agregava o rol de intelectuais e experts que discutiam a área educacional no começo do século XX, ao lado de outros educadores, identicamente influentes, publicava na impressa suas convicções acerca da educação brasileira. Com o movimento escolanovista umas séries de variações ocorreram, a educação voltou-se para às necessidades de cada aluno, observando suas especificidades, suas habilidades e competência acerca de como desenvolver seu processo de aprendizagem. Escobar concordava com essas modificações, na qual a escola deveria permitir que os estudantes vivenciassem as experiências prática por meio de materiais concretos, com vistas a formação psicológica, física e educacional. Ao analisar seus trabalhos fica evidente que em quase todos os seus textos são abordados assuntos como: didática, psicologia, metodologia, ensino ativo e instrumentos de recursos como as salas ambiente, museus, bibliotecas, excursões e jogos. Para José Ribeiro Escobar existe uma linha tênue entre didática, metodologia e programa e sem a organização destes, seria impossível uma educação eficaz. Ele assegura que a compreensão do número abrange questões psicológicas, estimulação, atenção, observação, memória, inteligência superiores e tempo correto para aprender cada elemento da matemática. Ele busca nos princípios da psicologia elementos que revelam como a criança aprende o número e que fatores são necessários para um aprendizado efetivo.EdUECE2021-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/447010.30938/bocehm.v8i22.4470Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 22 (2021): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 87-1012447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4470/3914Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE CAMPOS, ANA MARIA ANTUNES2021-06-05T16:20:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4470Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:45.177430Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
title FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
spellingShingle FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
DE CAMPOS, ANA MARIA ANTUNES
Educação Pública; Educação Matemática; Psicologia; Escola Nova; Didática.
title_short FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
title_full FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
title_fullStr FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
title_full_unstemmed FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
title_sort FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: PERSPECTIVA DE JOSÉ RIBEIRO ESCOBAR
author DE CAMPOS, ANA MARIA ANTUNES
author_facet DE CAMPOS, ANA MARIA ANTUNES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE CAMPOS, ANA MARIA ANTUNES
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pública; Educação Matemática; Psicologia; Escola Nova; Didática.
topic Educação Pública; Educação Matemática; Psicologia; Escola Nova; Didática.
description Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre os fundamentos da Psicologia no ensino da Matemática no início do século XX, por meio dos artigos publicados por José Ribeiro Escobar. Ele teve uma grande contribuição e participação na educação brasileira participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Agregava o rol de intelectuais e experts que discutiam a área educacional no começo do século XX, ao lado de outros educadores, identicamente influentes, publicava na impressa suas convicções acerca da educação brasileira. Com o movimento escolanovista umas séries de variações ocorreram, a educação voltou-se para às necessidades de cada aluno, observando suas especificidades, suas habilidades e competência acerca de como desenvolver seu processo de aprendizagem. Escobar concordava com essas modificações, na qual a escola deveria permitir que os estudantes vivenciassem as experiências prática por meio de materiais concretos, com vistas a formação psicológica, física e educacional. Ao analisar seus trabalhos fica evidente que em quase todos os seus textos são abordados assuntos como: didática, psicologia, metodologia, ensino ativo e instrumentos de recursos como as salas ambiente, museus, bibliotecas, excursões e jogos. Para José Ribeiro Escobar existe uma linha tênue entre didática, metodologia e programa e sem a organização destes, seria impossível uma educação eficaz. Ele assegura que a compreensão do número abrange questões psicológicas, estimulação, atenção, observação, memória, inteligência superiores e tempo correto para aprender cada elemento da matemática. Ele busca nos princípios da psicologia elementos que revelam como a criança aprende o número e que fatores são necessários para um aprendizado efetivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4470
10.30938/bocehm.v8i22.4470
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4470
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i22.4470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4470/3914
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 22 (2021): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 87-101
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998019117056