José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza dos Santos, Joana Kelly
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bertini, Luciane de Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13636
Resumo: Neste artigo foi traçado como objetivo examinar quais demandas passam a ser colocadas aos professores que ensinavam geometria no curso primário paulista a partir das propostas de José Ribeiro Escobar para o ensino de retângulo. Foram analisadas as publicações desse autor nas Revista da Educação e Revista da Sociedade de Educação, ambas publicadas em São Paulo na década de 1920. A análise foi realizada a partir de uma recompilação (Valente, 2018) de orientações para o ensino de geometria, indicando que Escobar propôs ao professor paulista duas propostas para ensinar retângulo: na primeira o professor possuía o papel de condutor da lição, guiada pelo diálogo com seus alunos. A segunda versava sobre um ensino cultivado a partir da ação da criança, solicitada pelo professor. As orientações de Escobar (1923, 1924) sugeriam o estímulo da observação, memória, imaginação e raciocínio, iniciando com a comparação de materiais e formas geométricas e finalizando com a escrita dos conceitos como validação do conhecimento adquirido.
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