CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, José Manuel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11
Resumo: Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX a disciplina de Matemática do ensino secundário foi sendo gradualmente construída em Portugal com as suas normas e práticas específicas acompanhando o processo de desenvolvimento de um ensino secundário público. Emergem professores certificados e são produzidos livros didáticos, programas, técnicas especiais de ensino, procedimentos de avaliação, etc. Este processo de consolidação termina com o que é descrito por Chervel como a emergência de disciplinas escolares que desenvolvem o que designa de autonomia e que Julia caracteriza como conjuntos de normas e práticas específicos da função escolar, contrariando a visão que entendiam estas disciplinas como meros prolongamentos de campos científicos. Nesta texto discutirei como se estabeleceu a disciplina escolar de Matemática no ensino secundário em Portugal e como se foi constituindo o seu saber profissional docente. Este processo é indissociável dos dispositivos de formação inicial de professores, pelo que observarei em particular os processos de legitimação profissional com especial atenção aos modos como a autonomia se foi construindo e modificando ao longo do tempo.
id SBHMAT_ff15824ad1a56f5ae9b681c897374b47
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/11
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGALDisciplinas escolaresAutonomiaEducação MatemáticaHistória CulturalDurante a segunda metade do século XIX e início do século XX a disciplina de Matemática do ensino secundário foi sendo gradualmente construída em Portugal com as suas normas e práticas específicas acompanhando o processo de desenvolvimento de um ensino secundário público. Emergem professores certificados e são produzidos livros didáticos, programas, técnicas especiais de ensino, procedimentos de avaliação, etc. Este processo de consolidação termina com o que é descrito por Chervel como a emergência de disciplinas escolares que desenvolvem o que designa de autonomia e que Julia caracteriza como conjuntos de normas e práticas específicos da função escolar, contrariando a visão que entendiam estas disciplinas como meros prolongamentos de campos científicos. Nesta texto discutirei como se estabeleceu a disciplina escolar de Matemática no ensino secundário em Portugal e como se foi constituindo o seu saber profissional docente. Este processo é indissociável dos dispositivos de formação inicial de professores, pelo que observarei em particular os processos de legitimação profissional com especial atenção aos modos como a autonomia se foi construindo e modificando ao longo do tempo.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2015-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11Revista de História da Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2015)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11/15Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, José Manuel2021-04-08T16:40:40Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/11Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-08T16:40:40Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
title CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
spellingShingle CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
Matos, José Manuel
Disciplinas escolares
Autonomia
Educação Matemática
História Cultural
title_short CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
title_full CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
title_fullStr CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
title_sort CONSTRUÇÃO E MODIFICAÇÃO DA AUTONOMIA DOS SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES EM PORTUGAL
author Matos, José Manuel
author_facet Matos, José Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplinas escolares
Autonomia
Educação Matemática
História Cultural
topic Disciplinas escolares
Autonomia
Educação Matemática
História Cultural
description Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX a disciplina de Matemática do ensino secundário foi sendo gradualmente construída em Portugal com as suas normas e práticas específicas acompanhando o processo de desenvolvimento de um ensino secundário público. Emergem professores certificados e são produzidos livros didáticos, programas, técnicas especiais de ensino, procedimentos de avaliação, etc. Este processo de consolidação termina com o que é descrito por Chervel como a emergência de disciplinas escolares que desenvolvem o que designa de autonomia e que Julia caracteriza como conjuntos de normas e práticas específicos da função escolar, contrariando a visão que entendiam estas disciplinas como meros prolongamentos de campos científicos. Nesta texto discutirei como se estabeleceu a disciplina escolar de Matemática no ensino secundário em Portugal e como se foi constituindo o seu saber profissional docente. Este processo é indissociável dos dispositivos de formação inicial de professores, pelo que observarei em particular os processos de legitimação profissional com especial atenção aos modos como a autonomia se foi construindo e modificando ao longo do tempo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/11/15
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2015)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463781179392