PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão,Jairo Antônio da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Aguiar,Caio Márcio, Silveira,Fabrício Sette Abrantes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000600501
Resumo: RESUMO Introdução: A obesidade pode ter início em qualquer idade, no entanto, tem ocorrido de modo crescente na população juvenil, o que, segundo casos registrados, é causa de inúmeros problemas de saúde. Objetivo: Analisar as percepções de professores de Educação Física atuantes em escolas de educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil, com relação à obesidade juvenil e o papel da escola e da Educação Física como formas de controle. Métodos: Trata-se de estudo descritivo exploratório, no qual se utilizou a versão traduzida para o português do instrumento Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire em um grupo amostral de 15 professores licenciados em Educação Física de ambos os sexos (8 homens e 7 mulheres), atuantes em escolas de educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil. Resultados: Os professores têm conhecimento das implicações da obesidade na saúde e qualidade de vida dos jovens, assim como da necessidade de intervenção. A partir da percepção desses professores, observa-se que a escola se configura como um espaço apropriado para abordar esse tema entre os jovens. Na perspectiva da educação para e pelo movimento, o professor de Educação Física pode auxiliar os jovens a promoverem mudanças significativas na forma física, a partir da adoção de um estilo de vida saudável e de orientações básicas de bons hábitos alimentares. Conclusão: A insuficiência da carga horária semanal de aulas de Educação Física para lidar com o tema da obesidade de forma sistemática, bem como suas implicações, é consenso entre esses professores.
id SBMEE-1_43b216309185ec93306feb9d06d86b36
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922016000600501
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAobesidade pediátricaeducação física e treinamentodocentes.RESUMO Introdução: A obesidade pode ter início em qualquer idade, no entanto, tem ocorrido de modo crescente na população juvenil, o que, segundo casos registrados, é causa de inúmeros problemas de saúde. Objetivo: Analisar as percepções de professores de Educação Física atuantes em escolas de educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil, com relação à obesidade juvenil e o papel da escola e da Educação Física como formas de controle. Métodos: Trata-se de estudo descritivo exploratório, no qual se utilizou a versão traduzida para o português do instrumento Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire em um grupo amostral de 15 professores licenciados em Educação Física de ambos os sexos (8 homens e 7 mulheres), atuantes em escolas de educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil. Resultados: Os professores têm conhecimento das implicações da obesidade na saúde e qualidade de vida dos jovens, assim como da necessidade de intervenção. A partir da percepção desses professores, observa-se que a escola se configura como um espaço apropriado para abordar esse tema entre os jovens. Na perspectiva da educação para e pelo movimento, o professor de Educação Física pode auxiliar os jovens a promoverem mudanças significativas na forma física, a partir da adoção de um estilo de vida saudável e de orientações básicas de bons hábitos alimentares. Conclusão: A insuficiência da carga horária semanal de aulas de Educação Física para lidar com o tema da obesidade de forma sistemática, bem como suas implicações, é consenso entre esses professores.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000600501Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.22 n.6 2016reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/1517-869220162206149561info:eu-repo/semantics/openAccessPaixão,Jairo Antônio daAguiar,Caio MárcioSilveira,Fabrício Sette Abrantespor2017-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922016000600501Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2017-09-21T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Paixão,Jairo Antônio da
obesidade pediátrica
educação física e treinamento
docentes.
title_short PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort PERCEPÇÃO DA OBESIDADE JUVENIL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Paixão,Jairo Antônio da
author_facet Paixão,Jairo Antônio da
Aguiar,Caio Márcio
Silveira,Fabrício Sette Abrantes
author_role author
author2 Aguiar,Caio Márcio
Silveira,Fabrício Sette Abrantes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão,Jairo Antônio da
Aguiar,Caio Márcio
Silveira,Fabrício Sette Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv obesidade pediátrica
educação física e treinamento
docentes.
topic obesidade pediátrica
educação física e treinamento
docentes.
description RESUMO Introdução: A obesidade pode ter início em qualquer idade, no entanto, tem ocorrido de modo crescente na população juvenil, o que, segundo casos registrados, é causa de inúmeros problemas de saúde. Objetivo: Analisar as percepções de professores de Educação Física atuantes em escolas de educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil, com relação à obesidade juvenil e o papel da escola e da Educação Física como formas de controle. Métodos: Trata-se de estudo descritivo exploratório, no qual se utilizou a versão traduzida para o português do instrumento Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire em um grupo amostral de 15 professores licenciados em Educação Física de ambos os sexos (8 homens e 7 mulheres), atuantes em escolas de educação básica na cidade de Ouro Preto, MG, Brasil. Resultados: Os professores têm conhecimento das implicações da obesidade na saúde e qualidade de vida dos jovens, assim como da necessidade de intervenção. A partir da percepção desses professores, observa-se que a escola se configura como um espaço apropriado para abordar esse tema entre os jovens. Na perspectiva da educação para e pelo movimento, o professor de Educação Física pode auxiliar os jovens a promoverem mudanças significativas na forma física, a partir da adoção de um estilo de vida saudável e de orientações básicas de bons hábitos alimentares. Conclusão: A insuficiência da carga horária semanal de aulas de Educação Física para lidar com o tema da obesidade de forma sistemática, bem como suas implicações, é consenso entre esses professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000600501
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922016000600501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1517-869220162206149561
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.22 n.6 2016
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122235772993536