Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo,Bruna Formentão
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nascimento,Cassiane Merigo do, Busarello,Fernanda de Oliveira, Moreira,Natália Boneti, Baroni,Marina Pegoraro, Carvalho,Alberito Rodrigo de, Bertolini,Gladson Ricardo Flor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000400005
Resumo: INTRODUÇÃO: A mobilização neural é uma técnica que visa a restauração do movimento e da elasticidade do sistema nervoso; contudo, ainda são poucos os estudos que avaliam sua eficácia sobre variáveis clínicas. OBJETIVO: Avaliar a força de preensão palmar em indivíduos submetidos à intervenção com mobilização neural. Metodologia: Estudo cruzado em que compuseram a amostra 20 sujeitos, com média de idade de 19,5 ± 0,92 anos, divididos em dois grupos (G1 e G2) que receberam, a cada semana, uma sessão única de intervenção de forma que o G1 recebeu mobilização neural e o G2 alongamentos convencionais para o supraespinal na primeira semana; o inverso aconteceu na segunda semana, em que o G1 recebeu alongamentos convencionais para o supraespinal e o G2 a mobilização neural. Os alongamentos para o supraespinal serviram apenas como placebo e não impuseram tensão aos nervos em estudo. As mobilizações neurais foram aplicadas nos nervos radial, mediano e ulnar. A força de preensão palmar foi avaliada por meio de um dinamômetro de preensão palmar em vários momentos: antes e imediatamente, 20 minutos e uma hora após cada intervenção. RESULTADOS: Não houve resultados significativos para a mobilização neural, nem para o alongamento. CONCLUSÃO: A mobilização neural não foi eficaz para produzir o aumento da força de preensão palmar em indivíduos saudáveis.
id SBMEE-1_eb00291f8f3077c8cf2b1a5a55c7e48f
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-86922012000400005
network_acronym_str SBMEE-1
network_name_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neuralterapia por exercícioforça da mãodinamômetro de força muscularINTRODUÇÃO: A mobilização neural é uma técnica que visa a restauração do movimento e da elasticidade do sistema nervoso; contudo, ainda são poucos os estudos que avaliam sua eficácia sobre variáveis clínicas. OBJETIVO: Avaliar a força de preensão palmar em indivíduos submetidos à intervenção com mobilização neural. Metodologia: Estudo cruzado em que compuseram a amostra 20 sujeitos, com média de idade de 19,5 ± 0,92 anos, divididos em dois grupos (G1 e G2) que receberam, a cada semana, uma sessão única de intervenção de forma que o G1 recebeu mobilização neural e o G2 alongamentos convencionais para o supraespinal na primeira semana; o inverso aconteceu na segunda semana, em que o G1 recebeu alongamentos convencionais para o supraespinal e o G2 a mobilização neural. Os alongamentos para o supraespinal serviram apenas como placebo e não impuseram tensão aos nervos em estudo. As mobilizações neurais foram aplicadas nos nervos radial, mediano e ulnar. A força de preensão palmar foi avaliada por meio de um dinamômetro de preensão palmar em vários momentos: antes e imediatamente, 20 minutos e uma hora após cada intervenção. RESULTADOS: Não houve resultados significativos para a mobilização neural, nem para o alongamento. CONCLUSÃO: A mobilização neural não foi eficaz para produzir o aumento da força de preensão palmar em indivíduos saudáveis.Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000400005Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.18 n.4 2012reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)instacron:SBMEE10.1590/S1517-86922012000400005info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Bruna FormentãoNascimento,Cassiane Merigo doBusarello,Fernanda de OliveiraMoreira,Natália BonetiBaroni,Marina PegoraroCarvalho,Alberito Rodrigo deBertolini,Gladson Ricardo Florpor2012-10-22T00:00:00Zoai:scielo:S1517-86922012000400005Revistahttp://www.scielo.br/rbmeONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@medicinadoesporte.org.br1806-99401517-8692opendoar:2012-10-22T00:00Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural
title Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural
spellingShingle Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural
Araujo,Bruna Formentão
terapia por exercício
força da mão
dinamômetro de força muscular
title_short Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural
title_full Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural
title_fullStr Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural
title_full_unstemmed Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural
title_sort Avaliação da força de preensão palmar frente à terapia com mobilização neural
author Araujo,Bruna Formentão
author_facet Araujo,Bruna Formentão
Nascimento,Cassiane Merigo do
Busarello,Fernanda de Oliveira
Moreira,Natália Boneti
Baroni,Marina Pegoraro
Carvalho,Alberito Rodrigo de
Bertolini,Gladson Ricardo Flor
author_role author
author2 Nascimento,Cassiane Merigo do
Busarello,Fernanda de Oliveira
Moreira,Natália Boneti
Baroni,Marina Pegoraro
Carvalho,Alberito Rodrigo de
Bertolini,Gladson Ricardo Flor
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo,Bruna Formentão
Nascimento,Cassiane Merigo do
Busarello,Fernanda de Oliveira
Moreira,Natália Boneti
Baroni,Marina Pegoraro
Carvalho,Alberito Rodrigo de
Bertolini,Gladson Ricardo Flor
dc.subject.por.fl_str_mv terapia por exercício
força da mão
dinamômetro de força muscular
topic terapia por exercício
força da mão
dinamômetro de força muscular
description INTRODUÇÃO: A mobilização neural é uma técnica que visa a restauração do movimento e da elasticidade do sistema nervoso; contudo, ainda são poucos os estudos que avaliam sua eficácia sobre variáveis clínicas. OBJETIVO: Avaliar a força de preensão palmar em indivíduos submetidos à intervenção com mobilização neural. Metodologia: Estudo cruzado em que compuseram a amostra 20 sujeitos, com média de idade de 19,5 ± 0,92 anos, divididos em dois grupos (G1 e G2) que receberam, a cada semana, uma sessão única de intervenção de forma que o G1 recebeu mobilização neural e o G2 alongamentos convencionais para o supraespinal na primeira semana; o inverso aconteceu na segunda semana, em que o G1 recebeu alongamentos convencionais para o supraespinal e o G2 a mobilização neural. Os alongamentos para o supraespinal serviram apenas como placebo e não impuseram tensão aos nervos em estudo. As mobilizações neurais foram aplicadas nos nervos radial, mediano e ulnar. A força de preensão palmar foi avaliada por meio de um dinamômetro de preensão palmar em vários momentos: antes e imediatamente, 20 minutos e uma hora após cada intervenção. RESULTADOS: Não houve resultados significativos para a mobilização neural, nem para o alongamento. CONCLUSÃO: A mobilização neural não foi eficaz para produzir o aumento da força de preensão palmar em indivíduos saudáveis.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922012000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1517-86922012000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Medicina do Esporte v.18 n.4 2012
reponame:Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron:SBMEE
instname_str Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
instacron_str SBMEE
institution SBMEE
reponame_str Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
collection Revista brasileira de medicina do esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de medicina do esporte (Online) - Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@medicinadoesporte.org.br
_version_ 1752122233928548352