Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) como Recursos Pedagógicos para o Ensino de Climatologia: Estudo de caso na Região Metropolitana de Fortaleza, CE
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Meteorologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862022000200167 |
Resumo: | Resumo Nesse estudo apresentam-se os resultados obtidos de uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, CE (RMF) pertencentes a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia - SMECT do município de Caucaia/CE sobre o uso das TDIC nas aulas de climatologia no ensino fundamental. Em adição, apresentam-se os resultados do uso das técnicas de Sensoriamento Remoto (SR) como método pedagógico nas aulas de climatologia nas turmas do terceiro ano do ensino médio. Os resultados mostraram o uso incipiente das TDIC como tecnologia educacional apesar do reconhecimento dos benefícios que essas ferramentas proporcionam no ensino de climatologia além da necessidade de um programa de formação continuada para os professores que atuam nessa faixa etária. A aplicação das técnicas de SR no estudo de ilhas de calor mostraram que essa metodologia representa um grande potencial como recurso didático e que facilitou a compreensão da formação desse fenômeno e seus efeitos no clima, na saúde e no bem-estar das comunidades que vivem nessas áreas além de auxiliar os estudantes na resolução das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). |
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Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) como Recursos Pedagógicos para o Ensino de Climatologia: Estudo de caso na Região Metropolitana de Fortaleza, CETDICensinoclimatologiaResumo Nesse estudo apresentam-se os resultados obtidos de uma pesquisa realizada com professores de escolas públicas localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, CE (RMF) pertencentes a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia - SMECT do município de Caucaia/CE sobre o uso das TDIC nas aulas de climatologia no ensino fundamental. Em adição, apresentam-se os resultados do uso das técnicas de Sensoriamento Remoto (SR) como método pedagógico nas aulas de climatologia nas turmas do terceiro ano do ensino médio. Os resultados mostraram o uso incipiente das TDIC como tecnologia educacional apesar do reconhecimento dos benefícios que essas ferramentas proporcionam no ensino de climatologia além da necessidade de um programa de formação continuada para os professores que atuam nessa faixa etária. A aplicação das técnicas de SR no estudo de ilhas de calor mostraram que essa metodologia representa um grande potencial como recurso didático e que facilitou a compreensão da formação desse fenômeno e seus efeitos no clima, na saúde e no bem-estar das comunidades que vivem nessas áreas além de auxiliar os estudantes na resolução das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).Sociedade Brasileira de Meteorologia2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77862022000200167Revista Brasileira de Meteorologia v.37 n.2 2022reponame:Revista Brasileira de Meteorologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)instacron:SBMET10.1590/0102-77863710025info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Emerson Mariano daSilva,Francisco Bruno Santana daAraújo,Leonardo Manuel de MoraisSilva,Lindenberg Lucena daBarbosa,Wellington Antoniopor2022-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-77862022000200167Revistahttp://www.rbmet.org.br/port/index.phpONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbmet@rbmet.org.br1982-43510102-7786opendoar:2022-08-31T00:00Revista Brasileira de Meteorologia (Online) - Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET)false |
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