As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Graciéle Nissola
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169726
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_3916f2e3844129e2a4d8bacfc0bc85a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169726
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagemEducaçãoTDICJogosAprendizagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.As constantes modificações na organização e na estrutura da sociedade alteram seu funcionamento. Da mesma forma, a escola, neste contexto, vem alterando sua prática pedagógica e gradativamente incorporando as TDIC à sua rotina. Com base nas leituras relacionadas ao tema, os capítulos demonstram a evolução e a contextualização do processo de ensino e aprendizagem, que ressaltam a importância do uso de jogos e aplicativos educacionais como recurso a ser explorado pelos professores, a fim de envolver os alunos, dinamizar as aulas e ampliar os processos de produção e divulgação do conhecimento, com foco no protagonismo do aluno, de modo que este se perceba como agente produtor do conhecimento. Com o objetivo de compreender a concepção e a utilização destes recursos, foi aplicada uma pesquisa com os professores da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, na qual exerço a docência das disciplinas de Português e Espanhol. A escola está situada no município de Concórdia, pertencente à região Oeste de Santa Catarina. Com base nos resultados obtidos, destaca-se a necessidade de oportunizar formação de professores, para que os mesmos possam ampliar sua habilidade de utilização das TDIC e consequentemente, aplicar estes novos conhecimentos à sua prática em sala de aula.Florianópolis, SCGarcia, Paula BalbisUniversidade Federal de Santa CatarinaCasagrande, Graciéle Nissola2016-10-19T17:37:52Z2016-10-19T17:37:52Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169726porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T17:37:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169726Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T17:37:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
title As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
spellingShingle As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
Casagrande, Graciéle Nissola
Educação
TDIC
Jogos
Aprendizagem
title_short As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
title_full As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
title_fullStr As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
title_full_unstemmed As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
title_sort As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
author Casagrande, Graciéle Nissola
author_facet Casagrande, Graciéle Nissola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Paula Balbis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Graciéle Nissola
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
TDIC
Jogos
Aprendizagem
topic Educação
TDIC
Jogos
Aprendizagem
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-19T17:37:52Z
2016-10-19T17:37:52Z
2016-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169726
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652225811054592