As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169726 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_3916f2e3844129e2a4d8bacfc0bc85a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169726 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagemEducaçãoTDICJogosAprendizagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.As constantes modificações na organização e na estrutura da sociedade alteram seu funcionamento. Da mesma forma, a escola, neste contexto, vem alterando sua prática pedagógica e gradativamente incorporando as TDIC à sua rotina. Com base nas leituras relacionadas ao tema, os capítulos demonstram a evolução e a contextualização do processo de ensino e aprendizagem, que ressaltam a importância do uso de jogos e aplicativos educacionais como recurso a ser explorado pelos professores, a fim de envolver os alunos, dinamizar as aulas e ampliar os processos de produção e divulgação do conhecimento, com foco no protagonismo do aluno, de modo que este se perceba como agente produtor do conhecimento. Com o objetivo de compreender a concepção e a utilização destes recursos, foi aplicada uma pesquisa com os professores da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, na qual exerço a docência das disciplinas de Português e Espanhol. A escola está situada no município de Concórdia, pertencente à região Oeste de Santa Catarina. Com base nos resultados obtidos, destaca-se a necessidade de oportunizar formação de professores, para que os mesmos possam ampliar sua habilidade de utilização das TDIC e consequentemente, aplicar estes novos conhecimentos à sua prática em sala de aula.Florianópolis, SCGarcia, Paula BalbisUniversidade Federal de Santa CatarinaCasagrande, Graciéle Nissola2016-10-19T17:37:52Z2016-10-19T17:37:52Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169726porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T17:37:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169726Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T17:37:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem |
title |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem |
spellingShingle |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem Casagrande, Graciéle Nissola Educação TDIC Jogos Aprendizagem |
title_short |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem |
title_full |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem |
title_fullStr |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem |
title_full_unstemmed |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem |
title_sort |
As contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino/aprendizagem |
author |
Casagrande, Graciéle Nissola |
author_facet |
Casagrande, Graciéle Nissola |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Paula Balbis Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casagrande, Graciéle Nissola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação TDIC Jogos Aprendizagem |
topic |
Educação TDIC Jogos Aprendizagem |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-19T17:37:52Z 2016-10-19T17:37:52Z 2016-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169726 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652225811054592 |