Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tartaruga,Marcus Peikriszwili
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cadore,Eduardo Lusa, Alberton,Cristine Lima, Nabinger,Eduardo, Peyré-Tartaruga,Leonardo Alexandre, Ávila,Aluísio Otávio Vargas, Kruel,Luiz Fernando Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Ortopédica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000300001
Resumo: INTRODUÇÃO: Muitos estudos têm analisado a máxima pronação subtalar sem preocupações na escolha do modelo de determinação dessa variável. OBJETIVO: Comparar a máxima pronação subtalar e o seu momento de ocorrência durante a fase de suporte, determinados a partir de dois modelos matemáticos compostos de dois e quatro pontos de referência, respectivamente. METODOLOGIA: Dezesseis corredores participaram de dois testes de economia de corrida em esteira rolante, nas velocidades de 16 e 17 km.h-1. RESULTADOS: Houveram diferenças significativas no consumo de oxigênio entre as velocidades adotadas, contrário aos valores de máxima pronação subtalar e de seus momentos de ocorrência que não apresentaram diferenças significativas entre as velocidades, independente do modelo matemático adotado. Comparando-se os dois modelos matemáticos, os valores de máxima pronação subtalar apresentaram diferenças significativas, independentemente da velocidade. Em contrapartida, os momentos de ocorrências da máxima pronação subtalar não apresentaram diferenças significativas. CONCLUSÃO: A medida da máxima pronação subtalar é influenciada pelo modelo matemático adotado. Entretanto, o momento de ocorrência da máxima pronação subtalar ao longo da fase de suporte independe do modelo.
id SBOT-1_98daf8f6d21a57b34bba1c1aadac9f50
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-78522010000300001
network_acronym_str SBOT-1
network_name_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalarPronaçãoArticulação subtalarCorridaINTRODUÇÃO: Muitos estudos têm analisado a máxima pronação subtalar sem preocupações na escolha do modelo de determinação dessa variável. OBJETIVO: Comparar a máxima pronação subtalar e o seu momento de ocorrência durante a fase de suporte, determinados a partir de dois modelos matemáticos compostos de dois e quatro pontos de referência, respectivamente. METODOLOGIA: Dezesseis corredores participaram de dois testes de economia de corrida em esteira rolante, nas velocidades de 16 e 17 km.h-1. RESULTADOS: Houveram diferenças significativas no consumo de oxigênio entre as velocidades adotadas, contrário aos valores de máxima pronação subtalar e de seus momentos de ocorrência que não apresentaram diferenças significativas entre as velocidades, independente do modelo matemático adotado. Comparando-se os dois modelos matemáticos, os valores de máxima pronação subtalar apresentaram diferenças significativas, independentemente da velocidade. Em contrapartida, os momentos de ocorrências da máxima pronação subtalar não apresentaram diferenças significativas. CONCLUSÃO: A medida da máxima pronação subtalar é influenciada pelo modelo matemático adotado. Entretanto, o momento de ocorrência da máxima pronação subtalar ao longo da fase de suporte independe do modelo.ATHA EDITORA2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000300001Acta Ortopédica Brasileira v.18 n.3 2010reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)instacron:SBOT10.1590/S1413-78522010000300001info:eu-repo/semantics/openAccessTartaruga,Marcus PeikriszwiliCadore,Eduardo LusaAlberton,Cristine LimaNabinger,EduardoPeyré-Tartaruga,Leonardo AlexandreÁvila,Aluísio Otávio VargasKruel,Luiz Fernando Martinspor2010-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-78522010000300001Revistahttp://www.actaortopedica.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br1809-44061413-7852opendoar:2010-06-24T00:00Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar
title Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar
spellingShingle Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar
Tartaruga,Marcus Peikriszwili
Pronação
Articulação subtalar
Corrida
title_short Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar
title_full Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar
title_fullStr Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar
title_full_unstemmed Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar
title_sort Comparação de protocolos para determinação do ângulo de pronação subtalar
author Tartaruga,Marcus Peikriszwili
author_facet Tartaruga,Marcus Peikriszwili
Cadore,Eduardo Lusa
Alberton,Cristine Lima
Nabinger,Eduardo
Peyré-Tartaruga,Leonardo Alexandre
Ávila,Aluísio Otávio Vargas
Kruel,Luiz Fernando Martins
author_role author
author2 Cadore,Eduardo Lusa
Alberton,Cristine Lima
Nabinger,Eduardo
Peyré-Tartaruga,Leonardo Alexandre
Ávila,Aluísio Otávio Vargas
Kruel,Luiz Fernando Martins
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tartaruga,Marcus Peikriszwili
Cadore,Eduardo Lusa
Alberton,Cristine Lima
Nabinger,Eduardo
Peyré-Tartaruga,Leonardo Alexandre
Ávila,Aluísio Otávio Vargas
Kruel,Luiz Fernando Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Pronação
Articulação subtalar
Corrida
topic Pronação
Articulação subtalar
Corrida
description INTRODUÇÃO: Muitos estudos têm analisado a máxima pronação subtalar sem preocupações na escolha do modelo de determinação dessa variável. OBJETIVO: Comparar a máxima pronação subtalar e o seu momento de ocorrência durante a fase de suporte, determinados a partir de dois modelos matemáticos compostos de dois e quatro pontos de referência, respectivamente. METODOLOGIA: Dezesseis corredores participaram de dois testes de economia de corrida em esteira rolante, nas velocidades de 16 e 17 km.h-1. RESULTADOS: Houveram diferenças significativas no consumo de oxigênio entre as velocidades adotadas, contrário aos valores de máxima pronação subtalar e de seus momentos de ocorrência que não apresentaram diferenças significativas entre as velocidades, independente do modelo matemático adotado. Comparando-se os dois modelos matemáticos, os valores de máxima pronação subtalar apresentaram diferenças significativas, independentemente da velocidade. Em contrapartida, os momentos de ocorrências da máxima pronação subtalar não apresentaram diferenças significativas. CONCLUSÃO: A medida da máxima pronação subtalar é influenciada pelo modelo matemático adotado. Entretanto, o momento de ocorrência da máxima pronação subtalar ao longo da fase de suporte independe do modelo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522010000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-78522010000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
publisher.none.fl_str_mv ATHA EDITORA
dc.source.none.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira v.18 n.3 2010
reponame:Acta Ortopédica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron:SBOT
instname_str Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
instacron_str SBOT
institution SBOT
reponame_str Acta Ortopédica Brasileira (Online)
collection Acta Ortopédica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Ortopédica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
repository.mail.fl_str_mv 1atha@uol.com.br||actaortopedicabrasileira@uol.com.br
_version_ 1752122273845739520