Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vera-Cruz,Marta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nunes,Elaine, Mendonça,Lívia, Chaves,Érika, Fernandes,Maria Luiza de Lima Aguilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000500010
Resumo: INTRODUÇÃO: A obesidade é fator de risco para várias doenças. Estudos têm demonstrado que os polifenóis do chá verde auxiliam na perda de peso e interferem nos mecanismos de diversas doenças. A insulina, agindo por meio de seu receptor (IR), desencadeia uma série de respostas. A via IR/Shc é ligada ao crescimento celular e à mitogênese. OBJETIVOS: Estudar o efeito do chá verde no peso corporal e no teste de tolerância à glicose (GTT). No fígado, estudar a fosforilação do IR, a presença e a expressão de IR e Shc e suas alterações morfológicas. MATERIAL E MÉTODOS: Ratos Wistar, jovens e tratados com dieta hipercalórica ou dieta própria para ratos, foram submetidos a tratamento com chá verde. Para retirada do fígado, após anestesia, foi infundida insulina ou solução salina. Para avaliar o grau de fosforilação do IR, o fragmento foi homogeneizado e submetido a técnicas de imunoprecipitação e imunoblotting. Para análise morfológica, foi utilizada a técnica de coloração por hematoxilina e eosina e para localizar a presença de IR e Shc, técnica de imuno-histoquímica. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Observamos diminuição do peso corporal e da esteatose no fígado e melhora no GTT. Houve aumento da fosforilação do IR no fígado dos animais obesos tratados com relação aos obesos não submetidos a tratamento. Verificaram-se lesões que poderiam ser associadas ao tratamento, como necrose focal. A análise imuno-histoquímica demonstrou presença de IR e Shc em todos os grupos estudados e sugeriu alterações na expressão de IR e Shc nos grupos obesos e obesos tratados.
id SBP-1_5f5f16ca8a02ed2d8467d32f23c73394
oai_identifier_str oai:scielo:S1676-24442010000500010
network_acronym_str SBP-1
network_name_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository_id_str
spelling Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalóricaObesidadeChá verdeSinalização da insulinaReceptor da insulinaShcImuno-histoquímicaINTRODUÇÃO: A obesidade é fator de risco para várias doenças. Estudos têm demonstrado que os polifenóis do chá verde auxiliam na perda de peso e interferem nos mecanismos de diversas doenças. A insulina, agindo por meio de seu receptor (IR), desencadeia uma série de respostas. A via IR/Shc é ligada ao crescimento celular e à mitogênese. OBJETIVOS: Estudar o efeito do chá verde no peso corporal e no teste de tolerância à glicose (GTT). No fígado, estudar a fosforilação do IR, a presença e a expressão de IR e Shc e suas alterações morfológicas. MATERIAL E MÉTODOS: Ratos Wistar, jovens e tratados com dieta hipercalórica ou dieta própria para ratos, foram submetidos a tratamento com chá verde. Para retirada do fígado, após anestesia, foi infundida insulina ou solução salina. Para avaliar o grau de fosforilação do IR, o fragmento foi homogeneizado e submetido a técnicas de imunoprecipitação e imunoblotting. Para análise morfológica, foi utilizada a técnica de coloração por hematoxilina e eosina e para localizar a presença de IR e Shc, técnica de imuno-histoquímica. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Observamos diminuição do peso corporal e da esteatose no fígado e melhora no GTT. Houve aumento da fosforilação do IR no fígado dos animais obesos tratados com relação aos obesos não submetidos a tratamento. Verificaram-se lesões que poderiam ser associadas ao tratamento, como necrose focal. A análise imuno-histoquímica demonstrou presença de IR e Shc em todos os grupos estudados e sugeriu alterações na expressão de IR e Shc nos grupos obesos e obesos tratados.Sociedade Brasileira de Patologia Clínica2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000500010Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.46 n.5 2010reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)instacron:SBP10.1590/S1676-24442010000500010info:eu-repo/semantics/openAccessVera-Cruz,MartaNunes,ElaineMendonça,LíviaChaves,ÉrikaFernandes,Maria Luiza de Lima Aguilarpor2010-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S1676-24442010000500010Revistahttp://www.scielo.br/jbpmlhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jbpml@sbpc.org.br1678-47741676-2444opendoar:2010-11-10T00:00Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica
title Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica
spellingShingle Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica
Vera-Cruz,Marta
Obesidade
Chá verde
Sinalização da insulina
Receptor da insulina
Shc
Imuno-histoquímica
title_short Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica
title_full Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica
title_fullStr Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica
title_full_unstemmed Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica
title_sort Efeito do chá verde (Camelia sinensis) em ratos com obesidade induzida por dieta hipercalórica
author Vera-Cruz,Marta
author_facet Vera-Cruz,Marta
Nunes,Elaine
Mendonça,Lívia
Chaves,Érika
Fernandes,Maria Luiza de Lima Aguilar
author_role author
author2 Nunes,Elaine
Mendonça,Lívia
Chaves,Érika
Fernandes,Maria Luiza de Lima Aguilar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vera-Cruz,Marta
Nunes,Elaine
Mendonça,Lívia
Chaves,Érika
Fernandes,Maria Luiza de Lima Aguilar
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Chá verde
Sinalização da insulina
Receptor da insulina
Shc
Imuno-histoquímica
topic Obesidade
Chá verde
Sinalização da insulina
Receptor da insulina
Shc
Imuno-histoquímica
description INTRODUÇÃO: A obesidade é fator de risco para várias doenças. Estudos têm demonstrado que os polifenóis do chá verde auxiliam na perda de peso e interferem nos mecanismos de diversas doenças. A insulina, agindo por meio de seu receptor (IR), desencadeia uma série de respostas. A via IR/Shc é ligada ao crescimento celular e à mitogênese. OBJETIVOS: Estudar o efeito do chá verde no peso corporal e no teste de tolerância à glicose (GTT). No fígado, estudar a fosforilação do IR, a presença e a expressão de IR e Shc e suas alterações morfológicas. MATERIAL E MÉTODOS: Ratos Wistar, jovens e tratados com dieta hipercalórica ou dieta própria para ratos, foram submetidos a tratamento com chá verde. Para retirada do fígado, após anestesia, foi infundida insulina ou solução salina. Para avaliar o grau de fosforilação do IR, o fragmento foi homogeneizado e submetido a técnicas de imunoprecipitação e imunoblotting. Para análise morfológica, foi utilizada a técnica de coloração por hematoxilina e eosina e para localizar a presença de IR e Shc, técnica de imuno-histoquímica. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Observamos diminuição do peso corporal e da esteatose no fígado e melhora no GTT. Houve aumento da fosforilação do IR no fígado dos animais obesos tratados com relação aos obesos não submetidos a tratamento. Verificaram-se lesões que poderiam ser associadas ao tratamento, como necrose focal. A análise imuno-histoquímica demonstrou presença de IR e Shc em todos os grupos estudados e sugeriu alterações na expressão de IR e Shc nos grupos obesos e obesos tratados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000500010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442010000500010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1676-24442010000500010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
publisher.none.fl_str_mv
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
dc.source.none.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial v.46 n.5 2010
reponame:Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
collection Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online)
repository.name.fl_str_mv Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Online) - Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||jbpml@sbpc.org.br
_version_ 1752122295014391808