Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento,Beatriz Coletti do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Escobal,Giovana, Goyos,Celso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trends in Psychology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000401741
Resumo: Resumo O comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam jogos poderiam funcionar como reforçadores sociais para crianças típicas. Os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estí mulos experimentais duas figuras geométricas, e fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com um dos experimentadores, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados sugerem que os procedimentos utilizados na presente pesquisa foram acurados para identificar jogos como reforçadores e seu valor reforçador foi testado posteriormente nas tarefas de discriminação simples e reversão. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas, demonstrando que jogos podem ser usados como reforçadores em procedimentos de ensino.
id SBP-2_9c59bcf2de9f5f8662da36f99f37067b
oai_identifier_str oai:scielo:S2358-18832017000401741
network_acronym_str SBP-2
network_name_str Trends in Psychology
repository_id_str
spelling Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para CriançasAvaliação de preferênciaaplicativos para tabletvalor reforçadorcriançasResumo O comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam jogos poderiam funcionar como reforçadores sociais para crianças típicas. Os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estí mulos experimentais duas figuras geométricas, e fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com um dos experimentadores, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados sugerem que os procedimentos utilizados na presente pesquisa foram acurados para identificar jogos como reforçadores e seu valor reforçador foi testado posteriormente nas tarefas de discriminação simples e reversão. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas, demonstrando que jogos podem ser usados como reforçadores em procedimentos de ensino.Sociedade Brasileira de Psicologia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000401741Trends in Psychology v.25 n.4 2017reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2017.4-12ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacramento,Beatriz Coletti doEscobal,GiovanaGoyos,Celsopor2018-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832017000401741Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-03-23T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
title Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
spellingShingle Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
Sacramento,Beatriz Coletti do
Avaliação de preferência
aplicativos para tablet
valor reforçador
crianças
title_short Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
title_full Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
title_fullStr Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
title_full_unstemmed Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
title_sort Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
author Sacramento,Beatriz Coletti do
author_facet Sacramento,Beatriz Coletti do
Escobal,Giovana
Goyos,Celso
author_role author
author2 Escobal,Giovana
Goyos,Celso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento,Beatriz Coletti do
Escobal,Giovana
Goyos,Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de preferência
aplicativos para tablet
valor reforçador
crianças
topic Avaliação de preferência
aplicativos para tablet
valor reforçador
crianças
description Resumo O comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam jogos poderiam funcionar como reforçadores sociais para crianças típicas. Os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estí mulos experimentais duas figuras geométricas, e fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com um dos experimentadores, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados sugerem que os procedimentos utilizados na presente pesquisa foram acurados para identificar jogos como reforçadores e seu valor reforçador foi testado posteriormente nas tarefas de discriminação simples e reversão. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas, demonstrando que jogos podem ser usados como reforçadores em procedimentos de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000401741
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000401741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.9788/tp2017.4-12pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Trends in Psychology v.25 n.4 2017
reponame:Trends in Psychology
instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Trends in Psychology
collection Trends in Psychology
repository.name.fl_str_mv Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||comissaoeditorial@sbponline.org.br
_version_ 1754734763942346752