Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trends in Psychology |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000401741 |
Resumo: | Resumo O comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam jogos poderiam funcionar como reforçadores sociais para crianças típicas. Os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estí mulos experimentais duas figuras geométricas, e fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com um dos experimentadores, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados sugerem que os procedimentos utilizados na presente pesquisa foram acurados para identificar jogos como reforçadores e seu valor reforçador foi testado posteriormente nas tarefas de discriminação simples e reversão. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas, demonstrando que jogos podem ser usados como reforçadores em procedimentos de ensino. |
id |
SBP-2_9c59bcf2de9f5f8662da36f99f37067b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2358-18832017000401741 |
network_acronym_str |
SBP-2 |
network_name_str |
Trends in Psychology |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para CriançasAvaliação de preferênciaaplicativos para tabletvalor reforçadorcriançasResumo O comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam jogos poderiam funcionar como reforçadores sociais para crianças típicas. Os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estí mulos experimentais duas figuras geométricas, e fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com um dos experimentadores, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados sugerem que os procedimentos utilizados na presente pesquisa foram acurados para identificar jogos como reforçadores e seu valor reforçador foi testado posteriormente nas tarefas de discriminação simples e reversão. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas, demonstrando que jogos podem ser usados como reforçadores em procedimentos de ensino.Sociedade Brasileira de Psicologia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000401741Trends in Psychology v.25 n.4 2017reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2017.4-12ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacramento,Beatriz Coletti doEscobal,GiovanaGoyos,Celsopor2018-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832017000401741Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-03-23T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças |
title |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças |
spellingShingle |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças Sacramento,Beatriz Coletti do Avaliação de preferência aplicativos para tablet valor reforçador crianças |
title_short |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças |
title_full |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças |
title_fullStr |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças |
title_full_unstemmed |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças |
title_sort |
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças |
author |
Sacramento,Beatriz Coletti do |
author_facet |
Sacramento,Beatriz Coletti do Escobal,Giovana Goyos,Celso |
author_role |
author |
author2 |
Escobal,Giovana Goyos,Celso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacramento,Beatriz Coletti do Escobal,Giovana Goyos,Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de preferência aplicativos para tablet valor reforçador crianças |
topic |
Avaliação de preferência aplicativos para tablet valor reforçador crianças |
description |
Resumo O comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam jogos poderiam funcionar como reforçadores sociais para crianças típicas. Os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estí mulos experimentais duas figuras geométricas, e fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com um dos experimentadores, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados sugerem que os procedimentos utilizados na presente pesquisa foram acurados para identificar jogos como reforçadores e seu valor reforçador foi testado posteriormente nas tarefas de discriminação simples e reversão. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas, demonstrando que jogos podem ser usados como reforçadores em procedimentos de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000401741 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000401741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.9788/tp2017.4-12pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trends in Psychology v.25 n.4 2017 reponame:Trends in Psychology instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) instacron:SBP |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
instacron_str |
SBP |
institution |
SBP |
reponame_str |
Trends in Psychology |
collection |
Trends in Psychology |
repository.name.fl_str_mv |
Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||comissaoeditorial@sbponline.org.br |
_version_ |
1754734763942346752 |