Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trends in Psychology |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000200735 |
Resumo: | Resumo O presente trabalho, de delineamento quase-experimental, investigou os efeitos de uma intervenção sobre exploração e planejamento quanto ao futuro acadêmico/carreira em estudantes do ensino médio público. A intervenção foi pautada na Teoria Social Cognitiva de Carreira e intermediada pelo livro O Futuro está Logo Ali, Elpídio - Entre nesta Conversa sobre Pensar o que Vem Adiante. Foram verificadas as percepções de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais dos estudantes no pré e pós-teste. Participaram 166 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas paulistas, divididos em grupo experimental e grupo controle. Foram utilizados um questionário de caracterização e a escala de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais. A intervenção ocorreu em encontros periódicos nas salas de aula da própria escola e com apoio de professores facilitadores. Os resultados das análises de correlações entre as crenças de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais indicaram convergências entre as categorizações de ocupações para ambos os grupos, sendo que o GE apresentou um maior número de correlações entre as variáveis no pós-teste. Identificaram-se contribuições da teoria para embasar perspectivas quanto aos projetos de vida no que tange ao planejamento de carreira de estudantes do ensino médio de escolas públicas. |
id |
SBP-2_ba3405e8c9d2f82e47b26f13770e2ee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2358-18832018000200735 |
network_acronym_str |
SBP-2 |
network_name_str |
Trends in Psychology |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de CarreiraCarreiraintervençãoensino médioResumo O presente trabalho, de delineamento quase-experimental, investigou os efeitos de uma intervenção sobre exploração e planejamento quanto ao futuro acadêmico/carreira em estudantes do ensino médio público. A intervenção foi pautada na Teoria Social Cognitiva de Carreira e intermediada pelo livro O Futuro está Logo Ali, Elpídio - Entre nesta Conversa sobre Pensar o que Vem Adiante. Foram verificadas as percepções de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais dos estudantes no pré e pós-teste. Participaram 166 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas paulistas, divididos em grupo experimental e grupo controle. Foram utilizados um questionário de caracterização e a escala de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais. A intervenção ocorreu em encontros periódicos nas salas de aula da própria escola e com apoio de professores facilitadores. Os resultados das análises de correlações entre as crenças de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais indicaram convergências entre as categorizações de ocupações para ambos os grupos, sendo que o GE apresentou um maior número de correlações entre as variáveis no pós-teste. Identificaram-se contribuições da teoria para embasar perspectivas quanto aos projetos de vida no que tange ao planejamento de carreira de estudantes do ensino médio de escolas públicas.Sociedade Brasileira de Psicologia2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000200735Trends in Psychology v.26 n.2 2018reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2018.2-08ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas,Marilda AparecidaAzzi,Roberta Gurgelpor2018-09-20T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832018000200735Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-09-20T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira |
title |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira |
spellingShingle |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira Dantas,Marilda Aparecida Carreira intervenção ensino médio |
title_short |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira |
title_full |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira |
title_fullStr |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira |
title_full_unstemmed |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira |
title_sort |
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira |
author |
Dantas,Marilda Aparecida |
author_facet |
Dantas,Marilda Aparecida Azzi,Roberta Gurgel |
author_role |
author |
author2 |
Azzi,Roberta Gurgel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas,Marilda Aparecida Azzi,Roberta Gurgel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carreira intervenção ensino médio |
topic |
Carreira intervenção ensino médio |
description |
Resumo O presente trabalho, de delineamento quase-experimental, investigou os efeitos de uma intervenção sobre exploração e planejamento quanto ao futuro acadêmico/carreira em estudantes do ensino médio público. A intervenção foi pautada na Teoria Social Cognitiva de Carreira e intermediada pelo livro O Futuro está Logo Ali, Elpídio - Entre nesta Conversa sobre Pensar o que Vem Adiante. Foram verificadas as percepções de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais dos estudantes no pré e pós-teste. Participaram 166 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas paulistas, divididos em grupo experimental e grupo controle. Foram utilizados um questionário de caracterização e a escala de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais. A intervenção ocorreu em encontros periódicos nas salas de aula da própria escola e com apoio de professores facilitadores. Os resultados das análises de correlações entre as crenças de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais indicaram convergências entre as categorizações de ocupações para ambos os grupos, sendo que o GE apresentou um maior número de correlações entre as variáveis no pós-teste. Identificaram-se contribuições da teoria para embasar perspectivas quanto aos projetos de vida no que tange ao planejamento de carreira de estudantes do ensino médio de escolas públicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000200735 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832018000200735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.9788/tp2018.2-08pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trends in Psychology v.26 n.2 2018 reponame:Trends in Psychology instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) instacron:SBP |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
instacron_str |
SBP |
institution |
SBP |
reponame_str |
Trends in Psychology |
collection |
Trends in Psychology |
repository.name.fl_str_mv |
Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||comissaoeditorial@sbponline.org.br |
_version_ |
1754734764003164160 |