Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cláudia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Baroni, Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/992
Resumo: The wave of mass protests that swept over Brazil’s major cities in June 2013 gave rise to a citizen journalist collective known as Mídia Ninja whose coverage of the protests attracted enormous attention and challenged established hegemonic media practices. Employing a mixed-methods approach, this study compares Midia Ninja‘s production processes to those of the mainstream media, aiming to reflect on contemporary journalistic ethos. In so doing, Midia Ninja’s attempts at deconstructing hegemonic media discourses and practices are explored through an analysis of five categories that emerged from the data - mobilisation, Ninja’s brand identity, deconstruction, mockery and opinion. The investigation of the collective’s discursive production processes suggests that its media activist logic contributes to widening the deontological codes of the journalistic profession while rejecting traditional journalistic news values, such as neutrality and impartiality.A onda massiva de protestos que se alastrou nas maiores cidades brasileiras em junho de 2013 propiciou o surgimento de um coletivo de repórteres-cidadãos conhecidos como Mídia Ninja. A atenção copiosa que o coletivo recebeu terminou por desafiar práticas estabelecidas da mídia hegemônica. Adotando uma abordagem metodológica mista, este estudo investiga o processo de produção dos Ninja à luz da mídia hegemônica com o intuito de refletir sobre o ethos jornalístico na contemporaneidade. Através da análise de cinco categorias provenientes dos dados, mobilização, institucional, escracho, desconstrução e opinião, o esforço dos Ninja em desconstruir os discursos e as práticas da mídia hegemônica é investigado. A investigação dos processos de produção discursiva do coletivo aponta que a perspectiva de produzir narrativas dentro da lógica midiativista contribui, por um lado, para o afrouxamento dos códigos deontológicos do jornalismo e, por outro, para o rechaço de matrizes do campo jornalístico como imparcialidade e neutralidade. La masiva ola de protestas que se expandió hacia las mayores ciudades brasileñas en junio de 2013 produjo la aparición de un grupo de reporteros-ciudadanos conocidos como Medios Ninja. La atención copiosa que el colectivo recibió terminó por desafiar las prácticas establecidas del medio hegemónico. Adoptando una metodología mixta, este estudio investiga el proceso de producción de los Ninjas a la luz del medio tradicional con la intención de reflexionar sobre el ethos periodístico en la contemporaneidad. A través de la evaluación de las cinco categorías de los datos, movilización, institucional, escrache, desconstrucción y opinión, el esfuerzo por deconstruir los discursos y las prácticas de los medios hegemónicos es investigado. La investigación de los procesos de producción discursiva del colectivo apunta que la perspectiva de producir narrativas en la logica medioactivista contribuye, por un lado, para el aflojamiento de los codigos deontologicos del periodismo y, por otro, para el rechazo de matrices del campo periodista como imparcialidad y neutralidad.
id SBPJOR-1_30477fc1736cf04ccf5fc1b3298d4a88
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/992
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested FieldJournalism ethosMedia activismContested fieldHabitusThe wave of mass protests that swept over Brazil’s major cities in June 2013 gave rise to a citizen journalist collective known as Mídia Ninja whose coverage of the protests attracted enormous attention and challenged established hegemonic media practices. Employing a mixed-methods approach, this study compares Midia Ninja‘s production processes to those of the mainstream media, aiming to reflect on contemporary journalistic ethos. In so doing, Midia Ninja’s attempts at deconstructing hegemonic media discourses and practices are explored through an analysis of five categories that emerged from the data - mobilisation, Ninja’s brand identity, deconstruction, mockery and opinion. The investigation of the collective’s discursive production processes suggests that its media activist logic contributes to widening the deontological codes of the journalistic profession while rejecting traditional journalistic news values, such as neutrality and impartiality.A onda massiva de protestos que se alastrou nas maiores cidades brasileiras em junho de 2013 propiciou o surgimento de um coletivo de repórteres-cidadãos conhecidos como Mídia Ninja. A atenção copiosa que o coletivo recebeu terminou por desafiar práticas estabelecidas da mídia hegemônica. Adotando uma abordagem metodológica mista, este estudo investiga o processo de produção dos Ninja à luz da mídia hegemônica com o intuito de refletir sobre o ethos jornalístico na contemporaneidade. Através da análise de cinco categorias provenientes dos dados, mobilização, institucional, escracho, desconstrução e opinião, o esforço dos Ninja em desconstruir os discursos e as práticas da mídia hegemônica é investigado. A investigação dos processos de produção discursiva do coletivo aponta que a perspectiva de produzir narrativas dentro da lógica midiativista contribui, por um lado, para o afrouxamento dos códigos deontológicos do jornalismo e, por outro, para o rechaço de matrizes do campo jornalístico como imparcialidade e neutralidade. La masiva ola de protestas que se expandió hacia las mayores ciudades brasileñas en junio de 2013 produjo la aparición de un grupo de reporteros-ciudadanos conocidos como Medios Ninja. La atención copiosa que el colectivo recibió terminó por desafiar las prácticas establecidas del medio hegemónico. Adoptando una metodología mixta, este estudio investiga el proceso de producción de los Ninjas a la luz del medio tradicional con la intención de reflexionar sobre el ethos periodístico en la contemporaneidad. A través de la evaluación de las cinco categorías de los datos, movilización, institucional, escrache, desconstrucción y opinión, el esfuerzo por deconstruir los discursos y las prácticas de los medios hegemónicos es investigado. La investigación de los procesos de producción discursiva del colectivo apunta que la perspectiva de producir narrativas en la logica medioactivista contribuye, por un lado, para el aflojamiento de los codigos deontologicos del periodismo y, por otro, para el rechazo de matrices del campo periodista como imparcialidad y neutralidad.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo mistoapplication/pdfapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/99210.25200/BJR.v14n2.2018.992Brazilian journalism research; Vol. 14 No. 2: (August 2018): Journalists in the Newsrooms: Professional roles, influences, and changes in journalism; 568-593Brazilian journalism research; v. 14 n. 2: (August 2018): Journalists in the Newsrooms: Professional roles, influences, and changes in journalism; 568-5931981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORengporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/992/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/992/pdf_1Copyright (c) 2018 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, CláudiaBaroni, Alice2018-08-30T23:44:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/992Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2018-08-30T23:44:15Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field
title Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field
spellingShingle Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field
Rodrigues, Cláudia
Journalism ethos
Media activism
Contested field
Habitus
title_short Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field
title_full Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field
title_fullStr Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field
title_full_unstemmed Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field
title_sort Journalism Ethos: Mídia Ninja and a Contested Field
author Rodrigues, Cláudia
author_facet Rodrigues, Cláudia
Baroni, Alice
author_role author
author2 Baroni, Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cláudia
Baroni, Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Journalism ethos
Media activism
Contested field
Habitus
topic Journalism ethos
Media activism
Contested field
Habitus
description The wave of mass protests that swept over Brazil’s major cities in June 2013 gave rise to a citizen journalist collective known as Mídia Ninja whose coverage of the protests attracted enormous attention and challenged established hegemonic media practices. Employing a mixed-methods approach, this study compares Midia Ninja‘s production processes to those of the mainstream media, aiming to reflect on contemporary journalistic ethos. In so doing, Midia Ninja’s attempts at deconstructing hegemonic media discourses and practices are explored through an analysis of five categories that emerged from the data - mobilisation, Ninja’s brand identity, deconstruction, mockery and opinion. The investigation of the collective’s discursive production processes suggests that its media activist logic contributes to widening the deontological codes of the journalistic profession while rejecting traditional journalistic news values, such as neutrality and impartiality.A onda massiva de protestos que se alastrou nas maiores cidades brasileiras em junho de 2013 propiciou o surgimento de um coletivo de repórteres-cidadãos conhecidos como Mídia Ninja. A atenção copiosa que o coletivo recebeu terminou por desafiar práticas estabelecidas da mídia hegemônica. Adotando uma abordagem metodológica mista, este estudo investiga o processo de produção dos Ninja à luz da mídia hegemônica com o intuito de refletir sobre o ethos jornalístico na contemporaneidade. Através da análise de cinco categorias provenientes dos dados, mobilização, institucional, escracho, desconstrução e opinião, o esforço dos Ninja em desconstruir os discursos e as práticas da mídia hegemônica é investigado. A investigação dos processos de produção discursiva do coletivo aponta que a perspectiva de produzir narrativas dentro da lógica midiativista contribui, por um lado, para o afrouxamento dos códigos deontológicos do jornalismo e, por outro, para o rechaço de matrizes do campo jornalístico como imparcialidade e neutralidade. La masiva ola de protestas que se expandió hacia las mayores ciudades brasileñas en junio de 2013 produjo la aparición de un grupo de reporteros-ciudadanos conocidos como Medios Ninja. La atención copiosa que el colectivo recibió terminó por desafiar las prácticas establecidas del medio hegemónico. Adoptando una metodología mixta, este estudio investiga el proceso de producción de los Ninjas a la luz del medio tradicional con la intención de reflexionar sobre el ethos periodístico en la contemporaneidad. A través de la evaluación de las cinco categorías de los datos, movilización, institucional, escrache, desconstrucción y opinión, el esfuerzo por deconstruir los discursos y las prácticas de los medios hegemónicos es investigado. La investigación de los procesos de producción discursiva del colectivo apunta que la perspectiva de producir narrativas en la logica medioactivista contribuye, por un lado, para el aflojamiento de los codigos deontologicos del periodismo y, por otro, para el rechazo de matrices del campo periodista como imparcialidad y neutralidad.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método misto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/992
10.25200/BJR.v14n2.2018.992
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/992
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v14n2.2018.992
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/992/pdf
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/992/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 14 No. 2: (August 2018): Journalists in the Newsrooms: Professional roles, influences, and changes in journalism; 568-593
Brazilian journalism research; v. 14 n. 2: (August 2018): Journalists in the Newsrooms: Professional roles, influences, and changes in journalism; 568-593
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304160143736832