Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Rafael da Silva Paes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410
Resumo: ABSTRACT – This paper presents the results from an online survey of 234 journalists from all regions of Brazil and their perceptions of journalistic objectivity. The survey questions presented different theoretical possibilities concerning objectivity and were organized around three main ideas: 1) ontological, which measures how journalists understand what the facts are; 2) epistemological, which asks about how accessible these facts are; and 3) methodological, which characterizes the understanding of what would be the most appropriate method for describing the facts. The data were obtained using Google Forms and analyzed using the SPSS software. Our findings, based on non-probability sampling, showed that journalists understand that the facts have a determination prior to the report, the meaning of which can be defined by approximation through an intersubjective method of verification. RESUMO – O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação. RESUMEN – El propósito de este artículo es presentar los resultados de una encuesta que contó con la participación de 234 periodistas, de todas las regiones de Brasil, y que buscó identificar la percepción de la objetividad periodística por parte de estos profesionales. Las preguntas presentaban distintas posibilidades teóricas en relación al problema de la objetividad y se organizaban en torno a tres ejes: 1) ontológico, que buscaba medir cómo los periodistas entienden cuáles son los hechos; 2) eje epistemológico, que preguntó sobre la posibilidad de acceder a estos hechos; y 3) metodológico, que buscaba caracterizar la comprensión de cuál sería el método más adecuado para describir los hechos. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario en línea, siendo sistematizados con el software SPSS. Se concluye que, en esta muestra no probabilística, los periodistas entienden que los hechos tienen una determinación previa al informe, cuyo significado puede definirse por aproximación, mediante un método intersubjetivo de verificación.
id SBPJOR-1_3fa7dc504fbc3c20b7861bf8697544ae
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1410
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be ObjectiveUnderstanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be ObjectiveTeorias do Jornalismo. Objetividade Jornalística. Entendimentos.ABSTRACT – This paper presents the results from an online survey of 234 journalists from all regions of Brazil and their perceptions of journalistic objectivity. The survey questions presented different theoretical possibilities concerning objectivity and were organized around three main ideas: 1) ontological, which measures how journalists understand what the facts are; 2) epistemological, which asks about how accessible these facts are; and 3) methodological, which characterizes the understanding of what would be the most appropriate method for describing the facts. The data were obtained using Google Forms and analyzed using the SPSS software. Our findings, based on non-probability sampling, showed that journalists understand that the facts have a determination prior to the report, the meaning of which can be defined by approximation through an intersubjective method of verification. RESUMO – O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação. RESUMEN – El propósito de este artículo es presentar los resultados de una encuesta que contó con la participación de 234 periodistas, de todas las regiones de Brasil, y que buscó identificar la percepción de la objetividad periodística por parte de estos profesionales. Las preguntas presentaban distintas posibilidades teóricas en relación al problema de la objetividad y se organizaban en torno a tres ejes: 1) ontológico, que buscaba medir cómo los periodistas entienden cuáles son los hechos; 2) eje epistemológico, que preguntó sobre la posibilidad de acceder a estos hechos; y 3) metodológico, que buscaba caracterizar la comprensión de cuál sería el método más adecuado para describir los hechos. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario en línea, siendo sistematizados con el software SPSS. Se concluye que, en esta muestra no probabilística, los periodistas entienden que los hechos tienen una determinación previa al informe, cuyo significado puede definirse por aproximación, mediante un método intersubjetivo de verificación.ABSTRACT – This paper presents the results from an online survey of 234 journalists from all regions of Brazil and their perceptions of journalistic objectivity. The survey questions presented different theoretical possibilities concerning objectivity and were organized around three main ideas: 1) ontological, which measures how journalists understand what the facts are; 2) epistemological, which asks about how accessible these facts are; and 3) methodological, which characterizes the understanding of what would be the most appropriate method for describing the facts. The data were obtained using Google Forms and analyzed using the SPSS software. Our findings, based on non-probability sampling, showed that journalists understand that the facts have a determination prior to the report, the meaning of which can be defined by approximation through an intersubjective method of verification. RESUMO – O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação. RESUMEN – El propósito de este artículo es presentar los resultados de una encuesta que contó con la participación de 234 periodistas, de todas las regiones de Brasil, y que buscó identificar la percepción de la objetividad periodística por parte de estos profesionales. Las preguntas presentaban distintas posibilidades teóricas en relación al problema de la objetividad y se organizaban en torno a tres ejes: 1) ontológico, que buscaba medir cómo los periodistas entienden cuáles son los hechos; 2) eje epistemológico, que preguntó sobre la posibilidad de acceder a estos hechos; y 3) metodológico, que buscaba caracterizar la comprensión de cuál sería el método más adecuado para describir los hechos. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario en línea, siendo sistematizados con el software SPSS. Se concluye que, en esta muestra no probabilística, los periodistas entienden que los hechos tienen una determinación previa al informe, cuyo significado puede definirse por aproximación, mediante un método intersubjetivo de verificación.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão bibliográfica e questionário onlineapplication/pdfapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/141010.25200/BJR.v17n3.2021.1410Brazilian journalism research; Vol. 17 No. 3: (December 2021): Populism, Media and Journalism; 792-831Brazilian journalism research; v. 17 n. 3: (December 2021): Populism, Media and Journalism; 792-8311981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORengporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410/1397https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410/1380Copyright (c) 2021 Brazilian Journalism Reasearchhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, Rafael da Silva Paes2022-01-11T22:50:18Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1410Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2022-01-11T22:50:18Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
title Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
spellingShingle Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
Henriques, Rafael da Silva Paes
Teorias do Jornalismo. Objetividade Jornalística. Entendimentos.
title_short Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
title_full Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
title_fullStr Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
title_full_unstemmed Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
title_sort Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
author Henriques, Rafael da Silva Paes
author_facet Henriques, Rafael da Silva Paes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Rafael da Silva Paes
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias do Jornalismo. Objetividade Jornalística. Entendimentos.
topic Teorias do Jornalismo. Objetividade Jornalística. Entendimentos.
description ABSTRACT – This paper presents the results from an online survey of 234 journalists from all regions of Brazil and their perceptions of journalistic objectivity. The survey questions presented different theoretical possibilities concerning objectivity and were organized around three main ideas: 1) ontological, which measures how journalists understand what the facts are; 2) epistemological, which asks about how accessible these facts are; and 3) methodological, which characterizes the understanding of what would be the most appropriate method for describing the facts. The data were obtained using Google Forms and analyzed using the SPSS software. Our findings, based on non-probability sampling, showed that journalists understand that the facts have a determination prior to the report, the meaning of which can be defined by approximation through an intersubjective method of verification. RESUMO – O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação. RESUMEN – El propósito de este artículo es presentar los resultados de una encuesta que contó con la participación de 234 periodistas, de todas las regiones de Brasil, y que buscó identificar la percepción de la objetividad periodística por parte de estos profesionales. Las preguntas presentaban distintas posibilidades teóricas en relación al problema de la objetividad y se organizaban en torno a tres ejes: 1) ontológico, que buscaba medir cómo los periodistas entienden cuáles son los hechos; 2) eje epistemológico, que preguntó sobre la posibilidad de acceder a estos hechos; y 3) metodológico, que buscaba caracterizar la comprensión de cuál sería el método más adecuado para describir los hechos. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario en línea, siendo sistematizados con el software SPSS. Se concluye que, en esta muestra no probabilística, los periodistas entienden que los hechos tienen una determinación previa al informe, cuyo significado puede definirse por aproximación, mediante un método intersubjetivo de verificación.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão bibliográfica e questionário online
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410
10.25200/BJR.v17n3.2021.1410
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v17n3.2021.1410
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410/1397
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410/1380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journalism Reasearch
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journalism Reasearch
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 17 No. 3: (December 2021): Populism, Media and Journalism; 792-831
Brazilian journalism research; v. 17 n. 3: (December 2021): Populism, Media and Journalism; 792-831
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304160823214080