Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Brazilian journalism research (Online) |
Texto Completo: | https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410 |
Resumo: | ABSTRACT – This paper presents the results from an online survey of 234 journalists from all regions of Brazil and their perceptions of journalistic objectivity. The survey questions presented different theoretical possibilities concerning objectivity and were organized around three main ideas: 1) ontological, which measures how journalists understand what the facts are; 2) epistemological, which asks about how accessible these facts are; and 3) methodological, which characterizes the understanding of what would be the most appropriate method for describing the facts. The data were obtained using Google Forms and analyzed using the SPSS software. Our findings, based on non-probability sampling, showed that journalists understand that the facts have a determination prior to the report, the meaning of which can be defined by approximation through an intersubjective method of verification. RESUMO – O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação. RESUMEN – El propósito de este artículo es presentar los resultados de una encuesta que contó con la participación de 234 periodistas, de todas las regiones de Brasil, y que buscó identificar la percepción de la objetividad periodística por parte de estos profesionales. Las preguntas presentaban distintas posibilidades teóricas en relación al problema de la objetividad y se organizaban en torno a tres ejes: 1) ontológico, que buscaba medir cómo los periodistas entienden cuáles son los hechos; 2) eje epistemológico, que preguntó sobre la posibilidad de acceder a estos hechos; y 3) metodológico, que buscaba caracterizar la comprensión de cuál sería el método más adecuado para describir los hechos. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario en línea, siendo sistematizados con el software SPSS. Se concluye que, en esta muestra no probabilística, los periodistas entienden que los hechos tienen una determinación previa al informe, cuyo significado puede definirse por aproximación, mediante un método intersubjetivo de verificación. |
id |
SBPJOR-1_3fa7dc504fbc3c20b7861bf8697544ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1410 |
network_acronym_str |
SBPJOR-1 |
network_name_str |
Brazilian journalism research (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be ObjectiveUnderstanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be ObjectiveTeorias do Jornalismo. Objetividade Jornalística. Entendimentos.ABSTRACT – This paper presents the results from an online survey of 234 journalists from all regions of Brazil and their perceptions of journalistic objectivity. The survey questions presented different theoretical possibilities concerning objectivity and were organized around three main ideas: 1) ontological, which measures how journalists understand what the facts are; 2) epistemological, which asks about how accessible these facts are; and 3) methodological, which characterizes the understanding of what would be the most appropriate method for describing the facts. The data were obtained using Google Forms and analyzed using the SPSS software. Our findings, based on non-probability sampling, showed that journalists understand that the facts have a determination prior to the report, the meaning of which can be defined by approximation through an intersubjective method of verification. RESUMO – O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação. RESUMEN – El propósito de este artículo es presentar los resultados de una encuesta que contó con la participación de 234 periodistas, de todas las regiones de Brasil, y que buscó identificar la percepción de la objetividad periodística por parte de estos profesionales. Las preguntas presentaban distintas posibilidades teóricas en relación al problema de la objetividad y se organizaban en torno a tres ejes: 1) ontológico, que buscaba medir cómo los periodistas entienden cuáles son los hechos; 2) eje epistemológico, que preguntó sobre la posibilidad de acceder a estos hechos; y 3) metodológico, que buscaba caracterizar la comprensión de cuál sería el método más adecuado para describir los hechos. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario en línea, siendo sistematizados con el software SPSS. Se concluye que, en esta muestra no probabilística, los periodistas entienden que los hechos tienen una determinación previa al informe, cuyo significado puede definirse por aproximación, mediante un método intersubjetivo de verificación.ABSTRACT – This paper presents the results from an online survey of 234 journalists from all regions of Brazil and their perceptions of journalistic objectivity. The survey questions presented different theoretical possibilities concerning objectivity and were organized around three main ideas: 1) ontological, which measures how journalists understand what the facts are; 2) epistemological, which asks about how accessible these facts are; and 3) methodological, which characterizes the understanding of what would be the most appropriate method for describing the facts. The data were obtained using Google Forms and analyzed using the SPSS software. Our findings, based on non-probability sampling, showed that journalists understand that the facts have a determination prior to the report, the meaning of which can be defined by approximation through an intersubjective method of verification. RESUMO – O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação. RESUMEN – El propósito de este artículo es presentar los resultados de una encuesta que contó con la participación de 234 periodistas, de todas las regiones de Brasil, y que buscó identificar la percepción de la objetividad periodística por parte de estos profesionales. Las preguntas presentaban distintas posibilidades teóricas en relación al problema de la objetividad y se organizaban en torno a tres ejes: 1) ontológico, que buscaba medir cómo los periodistas entienden cuáles son los hechos; 2) eje epistemológico, que preguntó sobre la posibilidad de acceder a estos hechos; y 3) metodológico, que buscaba caracterizar la comprensión de cuál sería el método más adecuado para describir los hechos. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario en línea, siendo sistematizados con el software SPSS. Se concluye que, en esta muestra no probabilística, los periodistas entienden que los hechos tienen una determinación previa al informe, cuyo significado puede definirse por aproximación, mediante un método intersubjetivo de verificación.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão bibliográfica e questionário onlineapplication/pdfapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/141010.25200/BJR.v17n3.2021.1410Brazilian journalism research; Vol. 17 No. 3: (December 2021): Populism, Media and Journalism; 792-831Brazilian journalism research; v. 17 n. 3: (December 2021): Populism, Media and Journalism; 792-8311981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORengporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410/1397https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410/1380Copyright (c) 2021 Brazilian Journalism Reasearchhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, Rafael da Silva Paes2022-01-11T22:50:18Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1410Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2022-01-11T22:50:18Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective |
title |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective |
spellingShingle |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective Henriques, Rafael da Silva Paes Teorias do Jornalismo. Objetividade Jornalística. Entendimentos. |
title_short |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective |
title_full |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective |
title_fullStr |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective |
title_full_unstemmed |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective |
title_sort |
Understanding Objectivity among Brazilian Journalists: What You Intend to Be when You Want to Be Objective |
author |
Henriques, Rafael da Silva Paes |
author_facet |
Henriques, Rafael da Silva Paes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Rafael da Silva Paes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias do Jornalismo. Objetividade Jornalística. Entendimentos. |
topic |
Teorias do Jornalismo. Objetividade Jornalística. Entendimentos. |
description |
ABSTRACT – This paper presents the results from an online survey of 234 journalists from all regions of Brazil and their perceptions of journalistic objectivity. The survey questions presented different theoretical possibilities concerning objectivity and were organized around three main ideas: 1) ontological, which measures how journalists understand what the facts are; 2) epistemological, which asks about how accessible these facts are; and 3) methodological, which characterizes the understanding of what would be the most appropriate method for describing the facts. The data were obtained using Google Forms and analyzed using the SPSS software. Our findings, based on non-probability sampling, showed that journalists understand that the facts have a determination prior to the report, the meaning of which can be defined by approximation through an intersubjective method of verification. RESUMO – O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um questionário online que contou com a participação de 234 jornalistas, de todas as regiões do Brasil, e que buscou identificar a percepção da objetividade jornalística por esses profissionais. As perguntas apresentavam possibilidades teóricas distintas frente ao problema da objetividade e foram organizadas em torno de três eixos: 1) ontológico, que procurou medir como os jornalistas entendem o que são os fatos; 2) eixo epistemológico, que perguntou sobre a possibilidade de acesso a esses fatos; e 3) metodológico, que buscou caracterizar o entendimento sobre qual seria o método mais adequado para descrever os fatos. Os dados foram obtidos por meio de Google Forms, sendo sistematizados com o software SPSS. Conclui-se que, nessa amostra não probabilística, os jornalistas compreendem que os fatos possuem uma determinação anterior ao relato, cujo sentido pode ser definido por aproximação, por meio de um método intersubjetivo de verificação. RESUMEN – El propósito de este artículo es presentar los resultados de una encuesta que contó con la participación de 234 periodistas, de todas las regiones de Brasil, y que buscó identificar la percepción de la objetividad periodística por parte de estos profesionales. Las preguntas presentaban distintas posibilidades teóricas en relación al problema de la objetividad y se organizaban en torno a tres ejes: 1) ontológico, que buscaba medir cómo los periodistas entienden cuáles son los hechos; 2) eje epistemológico, que preguntó sobre la posibilidad de acceder a estos hechos; y 3) metodológico, que buscaba caracterizar la comprensión de cuál sería el método más adecuado para describir los hechos. Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario en línea, siendo sistematizados con el software SPSS. Se concluye que, en esta muestra no probabilística, los periodistas entienden que los hechos tienen una determinación previa al informe, cuyo significado puede definirse por aproximación, mediante un método intersubjetivo de verificación. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion revisão bibliográfica e questionário online |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410 10.25200/BJR.v17n3.2021.1410 |
url |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410 |
identifier_str_mv |
10.25200/BJR.v17n3.2021.1410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410/1397 https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1410/1380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journalism Reasearch http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journalism Reasearch http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journalism research; Vol. 17 No. 3: (December 2021): Populism, Media and Journalism; 792-831 Brazilian journalism research; v. 17 n. 3: (December 2021): Populism, Media and Journalism; 792-831 1981-9854 1808-4079 reponame:Brazilian journalism research (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) instacron:SBPJOR |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
instacron_str |
SBPJOR |
institution |
SBPJOR |
reponame_str |
Brazilian journalism research (Online) |
collection |
Brazilian journalism research (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
repository.mail.fl_str_mv |
bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com |
_version_ |
1799304160823214080 |