O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmonte, Edson Fernando
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24
Resumo: Aborda o caso do blog da Petrobras, Fatos e Dados, criado para ser um canal de co-municação direta com a sociedade e local de apresentação da versão oficial de informa-ções que dizem respeitoà estatal. Tomando por parâmetro indagações acerca de questões éticas que envolvem a referida experiência comunicacional, propõe uma reflexão sobre as possíveis redefinições do fazer comunicacional, em contraste com o fazer jornalístico. Ao apresentar sua versão dos fatos diretamente à sociedade, a empresa opta por um modelo de comunicação não mediada, o que pressupõe a redefinição dos lugares de fala e visibilidade. Propõe,ainda, reflexão sobre a ética discursiva, sobretudo no tocante aoideal de participação do indivíduo nos processos de debate de assuntos de interesse público.
id SBPJOR-1_c63be121222e15c349492b48201164f7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/24
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?JornalismoÉticaBlogVisibilidadePetrobrasAborda o caso do blog da Petrobras, Fatos e Dados, criado para ser um canal de co-municação direta com a sociedade e local de apresentação da versão oficial de informa-ções que dizem respeitoà estatal. Tomando por parâmetro indagações acerca de questões éticas que envolvem a referida experiência comunicacional, propõe uma reflexão sobre as possíveis redefinições do fazer comunicacional, em contraste com o fazer jornalístico. Ao apresentar sua versão dos fatos diretamente à sociedade, a empresa opta por um modelo de comunicação não mediada, o que pressupõe a redefinição dos lugares de fala e visibilidade. Propõe,ainda, reflexão sobre a ética discursiva, sobretudo no tocante aoideal de participação do indivíduo nos processos de debate de assuntos de interesse público.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/2410.25200/BJR.v6n2.2010.24Brazilian journalism research; Vol. 6 No. 2: (Dezembro de 2010): Desafios e Diversidade da Pesquisa em Jornalismo - Versão em Português; 59-69Brazilian journalism research; v. 6 n. 2: (Dezembro de 2010): Desafios e Diversidade da Pesquisa em Jornalismo - Versão em Português; 59-691981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24/25Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmonte, Edson Fernando2017-08-14T15:28:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/24Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:28:35Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
title O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
spellingShingle O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
Dalmonte, Edson Fernando
Jornalismo
Ética
Blog
Visibilidade
Petrobras
title_short O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
title_full O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
title_fullStr O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
title_full_unstemmed O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
title_sort O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
author Dalmonte, Edson Fernando
author_facet Dalmonte, Edson Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmonte, Edson Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Ética
Blog
Visibilidade
Petrobras
topic Jornalismo
Ética
Blog
Visibilidade
Petrobras
description Aborda o caso do blog da Petrobras, Fatos e Dados, criado para ser um canal de co-municação direta com a sociedade e local de apresentação da versão oficial de informa-ções que dizem respeitoà estatal. Tomando por parâmetro indagações acerca de questões éticas que envolvem a referida experiência comunicacional, propõe uma reflexão sobre as possíveis redefinições do fazer comunicacional, em contraste com o fazer jornalístico. Ao apresentar sua versão dos fatos diretamente à sociedade, a empresa opta por um modelo de comunicação não mediada, o que pressupõe a redefinição dos lugares de fala e visibilidade. Propõe,ainda, reflexão sobre a ética discursiva, sobretudo no tocante aoideal de participação do indivíduo nos processos de debate de assuntos de interesse público.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24
10.25200/BJR.v6n2.2010.24
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v6n2.2010.24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24/25
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 6 No. 2: (Dezembro de 2010): Desafios e Diversidade da Pesquisa em Jornalismo - Versão em Português; 59-69
Brazilian journalism research; v. 6 n. 2: (Dezembro de 2010): Desafios e Diversidade da Pesquisa em Jornalismo - Versão em Português; 59-69
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304157378641920