O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian journalism research (Online) |
Texto Completo: | https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24 |
Resumo: | Aborda o caso do blog da Petrobras, Fatos e Dados, criado para ser um canal de co-municação direta com a sociedade e local de apresentação da versão oficial de informa-ções que dizem respeitoà estatal. Tomando por parâmetro indagações acerca de questões éticas que envolvem a referida experiência comunicacional, propõe uma reflexão sobre as possíveis redefinições do fazer comunicacional, em contraste com o fazer jornalístico. Ao apresentar sua versão dos fatos diretamente à sociedade, a empresa opta por um modelo de comunicação não mediada, o que pressupõe a redefinição dos lugares de fala e visibilidade. Propõe,ainda, reflexão sobre a ética discursiva, sobretudo no tocante aoideal de participação do indivíduo nos processos de debate de assuntos de interesse público. |
id |
SBPJOR-1_c63be121222e15c349492b48201164f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/24 |
network_acronym_str |
SBPJOR-1 |
network_name_str |
Brazilian journalism research (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?JornalismoÉticaBlogVisibilidadePetrobrasAborda o caso do blog da Petrobras, Fatos e Dados, criado para ser um canal de co-municação direta com a sociedade e local de apresentação da versão oficial de informa-ções que dizem respeitoà estatal. Tomando por parâmetro indagações acerca de questões éticas que envolvem a referida experiência comunicacional, propõe uma reflexão sobre as possíveis redefinições do fazer comunicacional, em contraste com o fazer jornalístico. Ao apresentar sua versão dos fatos diretamente à sociedade, a empresa opta por um modelo de comunicação não mediada, o que pressupõe a redefinição dos lugares de fala e visibilidade. Propõe,ainda, reflexão sobre a ética discursiva, sobretudo no tocante aoideal de participação do indivíduo nos processos de debate de assuntos de interesse público.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/2410.25200/BJR.v6n2.2010.24Brazilian journalism research; Vol. 6 No. 2: (Dezembro de 2010): Desafios e Diversidade da Pesquisa em Jornalismo - Versão em Português; 59-69Brazilian journalism research; v. 6 n. 2: (Dezembro de 2010): Desafios e Diversidade da Pesquisa em Jornalismo - Versão em Português; 59-691981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24/25Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearchinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmonte, Edson Fernando2017-08-14T15:28:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/24Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2017-08-14T15:28:35Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando? |
title |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando? |
spellingShingle |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando? Dalmonte, Edson Fernando Jornalismo Ética Blog Visibilidade Petrobras |
title_short |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando? |
title_full |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando? |
title_fullStr |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando? |
title_full_unstemmed |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando? |
title_sort |
O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando? |
author |
Dalmonte, Edson Fernando |
author_facet |
Dalmonte, Edson Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmonte, Edson Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Ética Blog Visibilidade Petrobras |
topic |
Jornalismo Ética Blog Visibilidade Petrobras |
description |
Aborda o caso do blog da Petrobras, Fatos e Dados, criado para ser um canal de co-municação direta com a sociedade e local de apresentação da versão oficial de informa-ções que dizem respeitoà estatal. Tomando por parâmetro indagações acerca de questões éticas que envolvem a referida experiência comunicacional, propõe uma reflexão sobre as possíveis redefinições do fazer comunicacional, em contraste com o fazer jornalístico. Ao apresentar sua versão dos fatos diretamente à sociedade, a empresa opta por um modelo de comunicação não mediada, o que pressupõe a redefinição dos lugares de fala e visibilidade. Propõe,ainda, reflexão sobre a ética discursiva, sobretudo no tocante aoideal de participação do indivíduo nos processos de debate de assuntos de interesse público. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24 10.25200/BJR.v6n2.2010.24 |
url |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24 |
identifier_str_mv |
10.25200/BJR.v6n2.2010.24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/24/25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Brazilian Journalism Reasearch |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian journalism research; Vol. 6 No. 2: (Dezembro de 2010): Desafios e Diversidade da Pesquisa em Jornalismo - Versão em Português; 59-69 Brazilian journalism research; v. 6 n. 2: (Dezembro de 2010): Desafios e Diversidade da Pesquisa em Jornalismo - Versão em Português; 59-69 1981-9854 1808-4079 reponame:Brazilian journalism research (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) instacron:SBPJOR |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
instacron_str |
SBPJOR |
institution |
SBPJOR |
reponame_str |
Brazilian journalism research (Online) |
collection |
Brazilian journalism research (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) |
repository.mail.fl_str_mv |
bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com |
_version_ |
1799304157378641920 |