POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037 |
Resumo: | Estabelecimentos de ensino de nível superior, aqui denominados de Polos Geradores de Viagens - PGV, atraem e produzem viagens veiculares e de pedestres e causam impactos no trânsito de sua área de influência, que podem resultar em sobrecarga na utilização das vias de acesso e contribuir para o aumento dos congestionamentos e deterioração da acessibilidade dessas vias. O objetivo deste trabalho foi comparar o volume de veículos e de pessoas que frequentam diariamente um campus universitário fechado com metodologias existentes na literatura nacional e estrangeira. Foi pesquisado o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, MG, um campus fechado de uma universidade pública, que atrai, diariamente, aproximadamente 20.000 pessoas e 7.000 veículos. Com base na quantidade máxima de veículos dentro do campus foi estimado o número de vagas de estacionamento para atender aos usuários, que foi comparado ao recomendado pela legislação. |
id |
UFU-5_c31c11d8dad72e5143d9dd5b4e3e8182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8037 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIORpolo gerador de viageminstituição de ensino superiortaxa de geração de viagensanálise do impacto do tráfego de veículos.Estabelecimentos de ensino de nível superior, aqui denominados de Polos Geradores de Viagens - PGV, atraem e produzem viagens veiculares e de pedestres e causam impactos no trânsito de sua área de influência, que podem resultar em sobrecarga na utilização das vias de acesso e contribuir para o aumento dos congestionamentos e deterioração da acessibilidade dessas vias. O objetivo deste trabalho foi comparar o volume de veículos e de pessoas que frequentam diariamente um campus universitário fechado com metodologias existentes na literatura nacional e estrangeira. Foi pesquisado o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, MG, um campus fechado de uma universidade pública, que atrai, diariamente, aproximadamente 20.000 pessoas e 7.000 veículos. Com base na quantidade máxima de veículos dentro do campus foi estimado o número de vagas de estacionamento para atender aos usuários, que foi comparado ao recomendado pela legislação.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037Horizonte Científico; VOL 5, Nº 1 (JUL 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037/7651Alves, Alex de Vasconcelos PineliSorratini, José AparecidoBarbosa, Rafael Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-29T14:14:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8037Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-07-29T14:14:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR |
title |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR |
spellingShingle |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR Alves, Alex de Vasconcelos Pineli polo gerador de viagem instituição de ensino superior taxa de geração de viagens análise do impacto do tráfego de veículos. |
title_short |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR |
title_full |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR |
title_fullStr |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR |
title_sort |
POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÃFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR |
author |
Alves, Alex de Vasconcelos Pineli |
author_facet |
Alves, Alex de Vasconcelos Pineli Sorratini, José Aparecido Barbosa, Rafael Costa |
author_role |
author |
author2 |
Sorratini, José Aparecido Barbosa, Rafael Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Alex de Vasconcelos Pineli Sorratini, José Aparecido Barbosa, Rafael Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
polo gerador de viagem instituição de ensino superior taxa de geração de viagens análise do impacto do tráfego de veículos. |
topic |
polo gerador de viagem instituição de ensino superior taxa de geração de viagens análise do impacto do tráfego de veículos. |
description |
Estabelecimentos de ensino de nível superior, aqui denominados de Polos Geradores de Viagens - PGV, atraem e produzem viagens veiculares e de pedestres e causam impactos no trânsito de sua área de influência, que podem resultar em sobrecarga na utilização das vias de acesso e contribuir para o aumento dos congestionamentos e deterioração da acessibilidade dessas vias. O objetivo deste trabalho foi comparar o volume de veículos e de pessoas que frequentam diariamente um campus universitário fechado com metodologias existentes na literatura nacional e estrangeira. Foi pesquisado o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, MG, um campus fechado de uma universidade pública, que atrai, diariamente, aproximadamente 20.000 pessoas e 7.000 veículos. Com base na quantidade máxima de veículos dentro do campus foi estimado o número de vagas de estacionamento para atender aos usuários, que foi comparado ao recomendado pela legislação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037/7651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 5, Nº 1 (JUL 2011) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950537181888512 |