Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Rodrigues Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20617
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20617
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
id UNB_4050cc579c5dad0505611fbbfaed280a
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/20617
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pereira, Rafael Rodrigues DiasGonçalves, Glauco EstácioGonzales Taco, Pastor Willy2016-05-30T18:38:09Z2016-05-30T18:38:09Z2016-05-302016-03-23PEREIRA, Rafael Rodrigues Dias. Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas: aplicação na rede de transporte aéreo brasileira. 2016. xiii 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20617http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20617Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.As redes de transporte aéreo são consideradas uma das infraestruturas críticas que sustentam a dinâmica da sociedade econômica atual, ao lado de diversos outros sistemas essenciais que operam sob uma estrutura de rede, tais como, sistemas de transmissão de energia elétrica, sistemas de abastecimento de água ou de telecomunicações. Nesse contexto, existe a necessidade de melhorar a compreensão da vulnerabilidade dessas redes quando sujeitas a eventos de interrupção. Uma condição climática severa, um acidente na pista de pouso, uma sabotagem do terminal de passageiros ou de uma aeronave em solo, são exemplos da variedade de eventos que podem causar interrupção ou redução da capacidade operacional de um aeroporto e, portanto, podem impactar negativamente uma rede de transporte aéreo. O cenário de interrupção de uma instalação ou serviço componente de um sistema que opera em rede é um ponto de partida para a análise da vulnerabilidade do sistema. Em sistemas de transportes, essa análise pode ser entendida como uma avaliação do comportamento da rede de transporte quando esta sofre interferências de eventos inesperados ou não desejáveis nos elementos que a compõem. Considerando o conjunto de preocupações decorrentes dessa perspectiva, a pesquisa investiga as formas de avaliar a vulnerabilidade de uma rede de transporte aéreo e propõe um método para essa avaliação em cenários de interrupção operacional de aeroportos. A teoria das redes complexas proporciona um ferramental teórico e técnico que tem se mostrado adequado pela capacidade de integração de diferentes abordagens metodológicas. O método foi implementado na linguagem e ambiente R e aplicado para análise da rede de transporte aéreo brasileira, onde foi possível: (1) descrever as características topológicas e funcionais da rede; (2) avaliar o seu grau de vulnerabilidade (3) identificar a importância e criticidade dos aeroportos que compõe a rede e (4) avaliar a validade do método proposto. Por fim, destaca-se o potencial do método em contribuir para o aprimoramento do processo de gerenciamento de risco das organizações públicas e privadas do setor de aviação.Air transport networks are considered one of the critical infrastructure that support the dynamics of the current economic society, along with many other essential systems that operate under a network structure, such as electric power transmission systems, water supply systems or telecommunications systems. In this context, there is a need to enhance the understanding of the vulnerability of these networks when subjected to events of interruption. A severe weather condition, an accident on the runway, and a sabotage of the terminal or of the aircraft on the ground are examples of the variety of events that may cause interruption or reduction of the operational capacity of an airport and therefore may negatively impact an air transport network. The scenario of interruption of a facility or service that is part of a networked system is a starting point for the analysis of the system's vulnerability. In transport systems, this analysis may be seen as an assessment of the behavior of the transport network when it is interfered by unexpected or undesirable events on the elements that compose it. Considering the set of concerns arising from this perspective, the research investigates ways to evaluate the vulnerability of an air transport network and proposes a method for this assessment in scenarios of operational disruption of airports. The theory of complex networks provides a theoretical and technical tool that has been shown to be suitable because of the integration capacity of different methodological approaches. The method was implemented on the R language and environment and applied in the analisys of the Brazilian air transport network, where it was possible: (1) to describe the topological and functional characteristics of the network; (2) to assess the network’s level of vulnerability (3) to identify the importance and criticality of the airports that make up the network and (4) to evaluate the validity of the proposed method. Finally, it is important to highlight the potencial of the method in contributing to the improvement of the risk management process in public and private aviation organizations.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessMétodo de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileiraMethod of vulnerability analysis using the complex network approach : case study of brazilian air transportation networkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTeoria de redes complexasSistema de transporte aéreoTransporte aéreo - vulnerabilidadeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_RafaelRodriguesDiasPereira.pdf2016_RafaelRodriguesDiasPereira.pdfapplication/pdf2369559http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20617/1/2016_RafaelRodriguesDiasPereira.pdfe5ba8a540d0b74ed5ca4bab7690a798eMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain767http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20617/2/license.txtd9897d93613df9982ff2f71ed01fab11MD52open access10482/206172024-02-08 14:18:53.957open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T17:18:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Method of vulnerability analysis using the complex network approach : case study of brazilian air transportation network
title Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira
spellingShingle Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira
Pereira, Rafael Rodrigues Dias
Teoria de redes complexas
Sistema de transporte aéreo
Transporte aéreo - vulnerabilidade
title_short Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira
title_full Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira
title_fullStr Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira
title_full_unstemmed Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira
title_sort Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas : aplicação na rede de transporte aéreo brasileira
author Pereira, Rafael Rodrigues Dias
author_facet Pereira, Rafael Rodrigues Dias
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Gonçalves, Glauco Estácio
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rafael Rodrigues Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonzales Taco, Pastor Willy
contributor_str_mv Gonzales Taco, Pastor Willy
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Teoria de redes complexas
Sistema de transporte aéreo
Transporte aéreo - vulnerabilidade
topic Teoria de redes complexas
Sistema de transporte aéreo
Transporte aéreo - vulnerabilidade
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-30T18:38:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-30T18:38:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Rafael Rodrigues Dias. Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas: aplicação na rede de transporte aéreo brasileira. 2016. xiii 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/20617
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20617
identifier_str_mv PEREIRA, Rafael Rodrigues Dias. Método de análise de vulnerabilidade utilizando redes complexas: aplicação na rede de transporte aéreo brasileira. 2016. xiii 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20617
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20617/1/2016_RafaelRodriguesDiasPereira.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/20617/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e5ba8a540d0b74ed5ca4bab7690a798e
d9897d93613df9982ff2f71ed01fab11
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864165616254976