Distribuição de mercadorias através de espaços logísticos urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaella de Souza Henriques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9HKFGD
Resumo: O transporte urbano de cargas é o alimentador de toda a cadeia de consumo, sendo essencial para a sobrevivência da sociedade, porém gera muitos conflitos. Infelizmente, no Brasil a maioria das iniciativas resume-se a legislações restritivas e punições aos transportadores. Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo analisar a utilização do Espaço Logístico Urbano como intermediador na entrega de cargas no seu destino final. Para o desenvolvimento deste trabalho foram elaborados dois modelos matemáticos com objetivo caracterizar a situação atual da distribuição de mercadorias urbanas (Modelo 1 baseado nas abordagens clássicas de roteamento de veículos) e a situação proposta da utilização de ELUs como intermediário das cargas (Modelo 2 baseado em abordagens clássicas do modelo de desenho de redes). Foram analisados três cenários: Cenário 1 para representar a situação atual e aplicação do Modelo 1, o Cenário 2 para representar a situação proposta e aplicação do Modelo 2 e o Cenário 3 que representa uma situação intermediária, utilizando ambos os modelos. Os resultados do Cenário 1 evidenciaram que os caminhões utilizados percorrem longas distâncias e, em sua maioria, com baixa utilização da capacidade dos veículos. Já para o Cenário 2, os resultados evidenciaram que os caminhões circulam menores distâncias com uma maior utilização. Além disso, ao colocar triciclos para o transporte da última milha, os custos e emissões de CO2 são reduzidos, corroborando para uma maior viabilidade da utilização de ELUs, conforme Cenário 3.
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