Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertol,Teresinha Marisa
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Mores,Nelson, Ludke,Jorge Vítor, Franke,Márcia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982001000100022
Resumo: Foi realizado um experimento para avaliar a substituição parcial do farelo de soja (FS) por outros subprodutos da soja obtidos por intermédio de diferentes tipos de processamento, bem como comparar estes subprodutos entre si, como fonte protéica na dieta de leitões desmamados aos 21 dias de idade. Com este objetivo foram comparados quatro tratamentos: T1 - dieta controle, com FS como única fonte protéica; T2, T3 e T4 -- 50% do FS da dieta controle foi substituído por soja integral extrusada (SIE), proteína texturizada de soja (PTS) e proteína concentrada de soja (PCS), respectivamente. As dietas foram isocalóricas, isolisínicas, contendo o mesmo nível de produtos lácteos e fornecidas do dia do desmame até 14 dias após. A substituição parcial do FS por qualquer um dos subprodutos avaliados melhorou o ganho de peso diário (GPD), o consumo diário de ração (CRD) e a conversão alimentar (CA) no período de fornecimento das dietas. No período total da creche, a substituição parcial do FS proporcionou melhoria no GPD e CRD, mas a CA não foi afetada. A incidência de diarréia e a morfologia da mucosa intestinal não foram influenciadas pelos diferentes subprodutos da soja. A substituição de 50% do FS da dieta de desmame pela SIE, PTS ou PCS proporcionou melhor desempenho, com ganhos adicionais de 1 a 2 kg a mais por leitão no final da fase de creche. A SIE, PTS e PCS não apresentam diferenças entre si como substitutos parciais do FS na dieta de leitões desmamados com 21 dias de idade.
id SBZ-1_d2663c2a2779aa4705a8fb294fbffa2f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-35982001000100022
network_acronym_str SBZ-1
network_name_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitõesdesempenhofarelo de sojamorfologia intestinalproteína concentrada de sojaproteína texturizada de sojasoja integral extrusadaFoi realizado um experimento para avaliar a substituição parcial do farelo de soja (FS) por outros subprodutos da soja obtidos por intermédio de diferentes tipos de processamento, bem como comparar estes subprodutos entre si, como fonte protéica na dieta de leitões desmamados aos 21 dias de idade. Com este objetivo foram comparados quatro tratamentos: T1 - dieta controle, com FS como única fonte protéica; T2, T3 e T4 -- 50% do FS da dieta controle foi substituído por soja integral extrusada (SIE), proteína texturizada de soja (PTS) e proteína concentrada de soja (PCS), respectivamente. As dietas foram isocalóricas, isolisínicas, contendo o mesmo nível de produtos lácteos e fornecidas do dia do desmame até 14 dias após. A substituição parcial do FS por qualquer um dos subprodutos avaliados melhorou o ganho de peso diário (GPD), o consumo diário de ração (CRD) e a conversão alimentar (CA) no período de fornecimento das dietas. No período total da creche, a substituição parcial do FS proporcionou melhoria no GPD e CRD, mas a CA não foi afetada. A incidência de diarréia e a morfologia da mucosa intestinal não foram influenciadas pelos diferentes subprodutos da soja. A substituição de 50% do FS da dieta de desmame pela SIE, PTS ou PCS proporcionou melhor desempenho, com ganhos adicionais de 1 a 2 kg a mais por leitão no final da fase de creche. A SIE, PTS e PCS não apresentam diferenças entre si como substitutos parciais do FS na dieta de leitões desmamados com 21 dias de idade.Sociedade Brasileira de Zootecnia2001-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982001000100022Revista Brasileira de Zootecnia v.30 n.1 2001reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)instacron:SBZ10.1590/S1516-35982001000100022info:eu-repo/semantics/openAccessBertol,Teresinha MarisaMores,NelsonLudke,Jorge VítorFranke,Márcia Reginapor2001-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S1516-35982001000100022Revistahttps://www.rbz.org.br/pt-br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br1806-92901516-3598opendoar:2001-09-18T00:00Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões
title Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões
spellingShingle Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões
Bertol,Teresinha Marisa
desempenho
farelo de soja
morfologia intestinal
proteína concentrada de soja
proteína texturizada de soja
soja integral extrusada
title_short Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões
title_full Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões
title_fullStr Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões
title_full_unstemmed Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões
title_sort Proteínas da soja processadas de diferentes modos em dietas para desmame de leitões
author Bertol,Teresinha Marisa
author_facet Bertol,Teresinha Marisa
Mores,Nelson
Ludke,Jorge Vítor
Franke,Márcia Regina
author_role author
author2 Mores,Nelson
Ludke,Jorge Vítor
Franke,Márcia Regina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertol,Teresinha Marisa
Mores,Nelson
Ludke,Jorge Vítor
Franke,Márcia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv desempenho
farelo de soja
morfologia intestinal
proteína concentrada de soja
proteína texturizada de soja
soja integral extrusada
topic desempenho
farelo de soja
morfologia intestinal
proteína concentrada de soja
proteína texturizada de soja
soja integral extrusada
description Foi realizado um experimento para avaliar a substituição parcial do farelo de soja (FS) por outros subprodutos da soja obtidos por intermédio de diferentes tipos de processamento, bem como comparar estes subprodutos entre si, como fonte protéica na dieta de leitões desmamados aos 21 dias de idade. Com este objetivo foram comparados quatro tratamentos: T1 - dieta controle, com FS como única fonte protéica; T2, T3 e T4 -- 50% do FS da dieta controle foi substituído por soja integral extrusada (SIE), proteína texturizada de soja (PTS) e proteína concentrada de soja (PCS), respectivamente. As dietas foram isocalóricas, isolisínicas, contendo o mesmo nível de produtos lácteos e fornecidas do dia do desmame até 14 dias após. A substituição parcial do FS por qualquer um dos subprodutos avaliados melhorou o ganho de peso diário (GPD), o consumo diário de ração (CRD) e a conversão alimentar (CA) no período de fornecimento das dietas. No período total da creche, a substituição parcial do FS proporcionou melhoria no GPD e CRD, mas a CA não foi afetada. A incidência de diarréia e a morfologia da mucosa intestinal não foram influenciadas pelos diferentes subprodutos da soja. A substituição de 50% do FS da dieta de desmame pela SIE, PTS ou PCS proporcionou melhor desempenho, com ganhos adicionais de 1 a 2 kg a mais por leitão no final da fase de creche. A SIE, PTS e PCS não apresentam diferenças entre si como substitutos parciais do FS na dieta de leitões desmamados com 21 dias de idade.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982001000100022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982001000100022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-35982001000100022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia v.30 n.1 2001
reponame:Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron:SBZ
instname_str Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
instacron_str SBZ
institution SBZ
reponame_str Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
collection Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia (Online) - Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ)
repository.mail.fl_str_mv ||bz@sbz.org.br|| secretariarbz@sbz.org.br
_version_ 1750318133354168320