Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Arthur Alexandre
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470
Resumo: This work proposes digital content for the Waves theme which can be inserted into the curriculum of the State of São Paulo. Technologies are part of the daily lives of students, and can be used as motivational tools in the teaching-learning process. Digital content consists of learning objects, such as videos, audios and simulations, accompanied by activities that provide an active student participation in the teachinglearning process. Activities were inspired by research methodology and have different levels of freedom, i.e. varying degrees of teacher intervention. We conclude that the activities with greater student autonomy lead to a more meaningful concept learning. It is noteworthy that, in addition to the positive result, this work has produced a considerable change in my teaching practice as I started to develop activities with investigative approach, in which the student carries out the process of knowledge construction.
id SCAR_0122ef529ab6a23e7f0a8b4b1429b735
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4470
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Magalhães, Arthur AlexandreArantes, Alessandra Riposatihttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989http://lattes.cnpq.br/42176787678903300d68f01c-2a1b-47ee-9350-d3bbc1d1ee3c2016-06-02T20:02:57Z2014-12-152016-06-02T20:02:57Z2014-07-25MAGALHÃES, Arthur Alexandre. Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470This work proposes digital content for the Waves theme which can be inserted into the curriculum of the State of São Paulo. Technologies are part of the daily lives of students, and can be used as motivational tools in the teaching-learning process. Digital content consists of learning objects, such as videos, audios and simulations, accompanied by activities that provide an active student participation in the teachinglearning process. Activities were inspired by research methodology and have different levels of freedom, i.e. varying degrees of teacher intervention. We conclude that the activities with greater student autonomy lead to a more meaningful concept learning. It is noteworthy that, in addition to the positive result, this work has produced a considerable change in my teaching practice as I started to develop activities with investigative approach, in which the student carries out the process of knowledge construction.Este trabalho teve como objetivo a produção de conteúdos digitais para o tema Ondulatória, a partir dos cadernos do Estado de São Paulo. As tecnologias fazem parte do cotidiano dos estudantes, e podem ser utilizadas como ferramentas motivacionais no processo de ensino-aprendizagem. Os conteúdos digitais consistem em conjuntos de Objetos Educacionais Digitais (OEDs), tais como vídeos, simulações e áudios, acompanhados com propostas de atividades que proporcionam uma participação ativa dos estudantes no processo de ensinoaprendizagem. As atividades foram inspiradas na metodologia investigativa e possuem diferentes graus de liberdade, isto é, grau variável de intervenção do professor. Após aplicação dos conteúdos digitais e análise dos resultados obtidos, os autores concluem que nas atividades em que se concede maior liberdade aos estudantes levam a uma aprendizagem mais significativa. Para constatar os benefícios de se utilizar os OEDs na prática de ensino foram elaborados mapas conceituais, antes e após a aplicação dos conteúdos digitais. Após análise dos mesmos, pode-se constatar um grande avanço no que se diz respeito ao domínio dos conceitos básicos da ondulatória.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRMatemáticaAtividade exploratório-investigativaMetodologia científicaObjeto de aprendizagemOndulatóriaConteúdo digitalObjetos educacionais digitaisDigital contentLearning objectsWavesInvestigative methodologyCIENCIAS EXATAS E DA TERRAConteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-141e5ce16-ca32-42d5-8d47-373b121c18ceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6427.pdfapplication/pdf3052048https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/1/6427.pdfa443717ff8ef50286ad3a067981d0a76MD51TEXT6427.pdf.txt6427.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/2/6427.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6427.pdf.jpg6427.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6737https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/3/6427.pdf.jpg5be28c45c80d81768c274461c2330185MD53ufscar/44702023-09-18 18:31:34.463oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4470Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
title Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
spellingShingle Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
Magalhães, Arthur Alexandre
Matemática
Atividade exploratório-investigativa
Metodologia científica
Objeto de aprendizagem
Ondulatória
Conteúdo digital
Objetos educacionais digitais
Digital content
Learning objects
Waves
Investigative methodology
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
title_full Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
title_fullStr Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
title_sort Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
author Magalhães, Arthur Alexandre
author_facet Magalhães, Arthur Alexandre
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4217678767890330
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Arthur Alexandre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arantes, Alessandra Riposati
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6742903299047989
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0d68f01c-2a1b-47ee-9350-d3bbc1d1ee3c
contributor_str_mv Arantes, Alessandra Riposati
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Atividade exploratório-investigativa
Metodologia científica
Objeto de aprendizagem
Ondulatória
Conteúdo digital
Objetos educacionais digitais
topic Matemática
Atividade exploratório-investigativa
Metodologia científica
Objeto de aprendizagem
Ondulatória
Conteúdo digital
Objetos educacionais digitais
Digital content
Learning objects
Waves
Investigative methodology
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital content
Learning objects
Waves
Investigative methodology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This work proposes digital content for the Waves theme which can be inserted into the curriculum of the State of São Paulo. Technologies are part of the daily lives of students, and can be used as motivational tools in the teaching-learning process. Digital content consists of learning objects, such as videos, audios and simulations, accompanied by activities that provide an active student participation in the teachinglearning process. Activities were inspired by research methodology and have different levels of freedom, i.e. varying degrees of teacher intervention. We conclude that the activities with greater student autonomy lead to a more meaningful concept learning. It is noteworthy that, in addition to the positive result, this work has produced a considerable change in my teaching practice as I started to develop activities with investigative approach, in which the student carries out the process of knowledge construction.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-15
2016-06-02T20:02:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:02:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAGALHÃES, Arthur Alexandre. Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470
identifier_str_mv MAGALHÃES, Arthur Alexandre. Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 41e5ce16-ca32-42d5-8d47-373b121c18ce
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/1/6427.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/2/6427.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/3/6427.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a443717ff8ef50286ad3a067981d0a76
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
5be28c45c80d81768c274461c2330185
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136275920093184