Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470 |
Resumo: | This work proposes digital content for the Waves theme which can be inserted into the curriculum of the State of São Paulo. Technologies are part of the daily lives of students, and can be used as motivational tools in the teaching-learning process. Digital content consists of learning objects, such as videos, audios and simulations, accompanied by activities that provide an active student participation in the teachinglearning process. Activities were inspired by research methodology and have different levels of freedom, i.e. varying degrees of teacher intervention. We conclude that the activities with greater student autonomy lead to a more meaningful concept learning. It is noteworthy that, in addition to the positive result, this work has produced a considerable change in my teaching practice as I started to develop activities with investigative approach, in which the student carries out the process of knowledge construction. |
id |
SCAR_0122ef529ab6a23e7f0a8b4b1429b735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4470 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Magalhães, Arthur AlexandreArantes, Alessandra Riposatihttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989http://lattes.cnpq.br/42176787678903300d68f01c-2a1b-47ee-9350-d3bbc1d1ee3c2016-06-02T20:02:57Z2014-12-152016-06-02T20:02:57Z2014-07-25MAGALHÃES, Arthur Alexandre. Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470This work proposes digital content for the Waves theme which can be inserted into the curriculum of the State of São Paulo. Technologies are part of the daily lives of students, and can be used as motivational tools in the teaching-learning process. Digital content consists of learning objects, such as videos, audios and simulations, accompanied by activities that provide an active student participation in the teachinglearning process. Activities were inspired by research methodology and have different levels of freedom, i.e. varying degrees of teacher intervention. We conclude that the activities with greater student autonomy lead to a more meaningful concept learning. It is noteworthy that, in addition to the positive result, this work has produced a considerable change in my teaching practice as I started to develop activities with investigative approach, in which the student carries out the process of knowledge construction.Este trabalho teve como objetivo a produção de conteúdos digitais para o tema Ondulatória, a partir dos cadernos do Estado de São Paulo. As tecnologias fazem parte do cotidiano dos estudantes, e podem ser utilizadas como ferramentas motivacionais no processo de ensino-aprendizagem. Os conteúdos digitais consistem em conjuntos de Objetos Educacionais Digitais (OEDs), tais como vídeos, simulações e áudios, acompanhados com propostas de atividades que proporcionam uma participação ativa dos estudantes no processo de ensinoaprendizagem. As atividades foram inspiradas na metodologia investigativa e possuem diferentes graus de liberdade, isto é, grau variável de intervenção do professor. Após aplicação dos conteúdos digitais e análise dos resultados obtidos, os autores concluem que nas atividades em que se concede maior liberdade aos estudantes levam a uma aprendizagem mais significativa. Para constatar os benefícios de se utilizar os OEDs na prática de ensino foram elaborados mapas conceituais, antes e após a aplicação dos conteúdos digitais. Após análise dos mesmos, pode-se constatar um grande avanço no que se diz respeito ao domínio dos conceitos básicos da ondulatória.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRMatemáticaAtividade exploratório-investigativaMetodologia científicaObjeto de aprendizagemOndulatóriaConteúdo digitalObjetos educacionais digitaisDigital contentLearning objectsWavesInvestigative methodologyCIENCIAS EXATAS E DA TERRAConteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-141e5ce16-ca32-42d5-8d47-373b121c18ceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6427.pdfapplication/pdf3052048https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/1/6427.pdfa443717ff8ef50286ad3a067981d0a76MD51TEXT6427.pdf.txt6427.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/2/6427.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6427.pdf.jpg6427.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6737https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/3/6427.pdf.jpg5be28c45c80d81768c274461c2330185MD53ufscar/44702023-09-18 18:31:34.463oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4470Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:34Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo |
title |
Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo Magalhães, Arthur Alexandre Matemática Atividade exploratório-investigativa Metodologia científica Objeto de aprendizagem Ondulatória Conteúdo digital Objetos educacionais digitais Digital content Learning objects Waves Investigative methodology CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo |
title_full |
Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo |
title_sort |
Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo |
author |
Magalhães, Arthur Alexandre |
author_facet |
Magalhães, Arthur Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4217678767890330 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Arthur Alexandre |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arantes, Alessandra Riposati |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
0d68f01c-2a1b-47ee-9350-d3bbc1d1ee3c |
contributor_str_mv |
Arantes, Alessandra Riposati |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Atividade exploratório-investigativa Metodologia científica Objeto de aprendizagem Ondulatória Conteúdo digital Objetos educacionais digitais |
topic |
Matemática Atividade exploratório-investigativa Metodologia científica Objeto de aprendizagem Ondulatória Conteúdo digital Objetos educacionais digitais Digital content Learning objects Waves Investigative methodology CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital content Learning objects Waves Investigative methodology |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This work proposes digital content for the Waves theme which can be inserted into the curriculum of the State of São Paulo. Technologies are part of the daily lives of students, and can be used as motivational tools in the teaching-learning process. Digital content consists of learning objects, such as videos, audios and simulations, accompanied by activities that provide an active student participation in the teachinglearning process. Activities were inspired by research methodology and have different levels of freedom, i.e. varying degrees of teacher intervention. We conclude that the activities with greater student autonomy lead to a more meaningful concept learning. It is noteworthy that, in addition to the positive result, this work has produced a considerable change in my teaching practice as I started to develop activities with investigative approach, in which the student carries out the process of knowledge construction. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-15 2016-06-02T20:02:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:02:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Arthur Alexandre. Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Arthur Alexandre. Conteúdos digitais para o tema ondulatória na proposta curricular do Estado de São Paulo. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
41e5ce16-ca32-42d5-8d47-373b121c18ce |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/1/6427.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/2/6427.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4470/3/6427.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a443717ff8ef50286ad3a067981d0a76 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 5be28c45c80d81768c274461c2330185 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136275920093184 |