Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Jemima Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031
Resumo: This research aims to investigate the implications of a teaching sequence that places the student as the protagonist of the teaching and learning process involving the study of Central Tendency and Dispersion Measures. This experimentation was mainly based on the ideas of Paulo Freire, Vygotski and Iddo Gal, respectively. The qualitative research involved the participation of 35 students of the 3rd grade of High School in the evening period of a public school in the state, located in the city of Araçariguama / SP. The students were responsible for collecting the information, conducting a data survey among the students of the class, based on themes related to their daily lives, which were susceptible to tabulation. From the analysis it was possible to verify that the accomplishment of a sequence of differentiated activities, participative and contextualized with the reality of the students values the involvement and the autonomy of the students. It was also possible to avoid using ready-made formulas, in the teaching and learning process involving the study of Central Tendency Measures and Dispersion Measures, a factor that contributed to the construction of knowledge.
id SCAR_0483c6388f40975c805268cea44027d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14031
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Siqueira, Jemima Rodrigues dePires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157http://lattes.cnpq.br/2797562979076880c00778ef-4b1a-47b7-b552-270cada3bd022021-03-26T12:02:02Z2021-03-26T12:02:02Z2021-02-18SIQUEIRA, Jemima Rodrigues de. Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031This research aims to investigate the implications of a teaching sequence that places the student as the protagonist of the teaching and learning process involving the study of Central Tendency and Dispersion Measures. This experimentation was mainly based on the ideas of Paulo Freire, Vygotski and Iddo Gal, respectively. The qualitative research involved the participation of 35 students of the 3rd grade of High School in the evening period of a public school in the state, located in the city of Araçariguama / SP. The students were responsible for collecting the information, conducting a data survey among the students of the class, based on themes related to their daily lives, which were susceptible to tabulation. From the analysis it was possible to verify that the accomplishment of a sequence of differentiated activities, participative and contextualized with the reality of the students values the involvement and the autonomy of the students. It was also possible to avoid using ready-made formulas, in the teaching and learning process involving the study of Central Tendency Measures and Dispersion Measures, a factor that contributed to the construction of knowledge.Esta pesquisa visa investigar as implicações de uma sequência de ensino que coloca o estudante como protagonista do processo de ensino e aprendizagem envolvendo o estudo de Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Esta experimentação foi fundamentada principalmente nas ideias de Paulo Freire, Vygotski e Iddo Gal, respectivamente. A pesquisa de cunho qualitativo, contou com a participação de 35 alunos da 3ª série do Ensino Médio do período noturno de uma escola da rede pública estadual, localizada no município de Araçariguama/SP. Os alunos foram responsáveis em coletar as informações, realizar um levantamento de dados entre os próprios estudantes da turma, a partir de temas voltados ao seu cotidiano, que eram suscetíveis a tabulação. A partir da análise foi possível constatar que a realização de uma sequência de atividades diferenciada, participativa e contextualizada com a realidade dos estudantes valoriza o envolvimento e a autonomia dos alunos. Também foi possível evitar o uso de fórmulas prontas, no processo de ensino e aprendizagem envolvendo o estudo de Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão, fator que contribuiu na construção do conhecimento.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação estatísticaEstatísticaLetramento estatísticoMedidas de tendência centralMedidas de dispersãoStatistical educationStatisticsStatistical literacyMeasures of central tendencyDispersion measuresCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMedidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médioMeasures of central tendency and dispersion: an approach with students of the 3rd grade of high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6000ac9323e-9ee1-4e50-989e-ebde9b84e20creponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação_Versão Final_Jemima Siqueira.pdfDissertação_Versão Final_Jemima Siqueira.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf5091013https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Vers%c3%a3o%20Final_Jemima%20Siqueira.pdfa975cfd8fecfe01da9c4d7a852196e58MD51Carta comprovante PPGECE_assinada.pdfCarta comprovante PPGECE_assinada.pdfCarta comprovanteapplication/pdf121088https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/2/Carta%20comprovante%20PPGECE_assinada.pdfa3844007f914a9845d8ec4cc761b4c3cMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertação_Versão Final_Jemima Siqueira.pdf.txtDissertação_Versão Final_Jemima Siqueira.pdf.txtExtracted texttext/plain198762https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Vers%c3%a3o%20Final_Jemima%20Siqueira.pdf.txtd773f43506255962a511ecf622feda6cMD54Carta comprovante PPGECE_assinada.pdf.txtCarta comprovante PPGECE_assinada.pdf.txtExtracted texttext/plain1497https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/6/Carta%20comprovante%20PPGECE_assinada.pdf.txt540b2532026c1fb4c9ce5d221ae812beMD56THUMBNAILDissertação_Versão Final_Jemima Siqueira.pdf.jpgDissertação_Versão Final_Jemima Siqueira.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8083https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Vers%c3%a3o%20Final_Jemima%20Siqueira.pdf.jpg7df0a40c369d325d7b48045a225892c0MD55Carta comprovante PPGECE_assinada.pdf.jpgCarta comprovante PPGECE_assinada.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12680https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/7/Carta%20comprovante%20PPGECE_assinada.pdf.jpg638f7e71948c620a1835efb1cc4642f3MD57ufscar/140312023-09-18 18:32:08.5oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14031Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Measures of central tendency and dispersion: an approach with students of the 3rd grade of high school
title Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio
spellingShingle Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio
Siqueira, Jemima Rodrigues de
Educação estatística
Estatística
Letramento estatístico
Medidas de tendência central
Medidas de dispersão
Statistical education
Statistics
Statistical literacy
Measures of central tendency
Dispersion measures
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio
title_full Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio
title_fullStr Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio
title_full_unstemmed Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio
title_sort Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio
author Siqueira, Jemima Rodrigues de
author_facet Siqueira, Jemima Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2797562979076880
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Jemima Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Rogério Fernando
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2795801064535157
dc.contributor.authorID.fl_str_mv c00778ef-4b1a-47b7-b552-270cada3bd02
contributor_str_mv Pires, Rogério Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estatística
Estatística
Letramento estatístico
Medidas de tendência central
Medidas de dispersão
topic Educação estatística
Estatística
Letramento estatístico
Medidas de tendência central
Medidas de dispersão
Statistical education
Statistics
Statistical literacy
Measures of central tendency
Dispersion measures
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical education
Statistics
Statistical literacy
Measures of central tendency
Dispersion measures
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research aims to investigate the implications of a teaching sequence that places the student as the protagonist of the teaching and learning process involving the study of Central Tendency and Dispersion Measures. This experimentation was mainly based on the ideas of Paulo Freire, Vygotski and Iddo Gal, respectively. The qualitative research involved the participation of 35 students of the 3rd grade of High School in the evening period of a public school in the state, located in the city of Araçariguama / SP. The students were responsible for collecting the information, conducting a data survey among the students of the class, based on themes related to their daily lives, which were susceptible to tabulation. From the analysis it was possible to verify that the accomplishment of a sequence of differentiated activities, participative and contextualized with the reality of the students values the involvement and the autonomy of the students. It was also possible to avoid using ready-made formulas, in the teaching and learning process involving the study of Central Tendency Measures and Dispersion Measures, a factor that contributed to the construction of knowledge.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-26T12:02:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-26T12:02:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIQUEIRA, Jemima Rodrigues de. Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031
identifier_str_mv SIQUEIRA, Jemima Rodrigues de. Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.authority.fl_str_mv 0ac9323e-9ee1-4e50-989e-ebde9b84e20c
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Vers%c3%a3o%20Final_Jemima%20Siqueira.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/2/Carta%20comprovante%20PPGECE_assinada.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Vers%c3%a3o%20Final_Jemima%20Siqueira.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/6/Carta%20comprovante%20PPGECE_assinada.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Vers%c3%a3o%20Final_Jemima%20Siqueira.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14031/7/Carta%20comprovante%20PPGECE_assinada.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a975cfd8fecfe01da9c4d7a852196e58
a3844007f914a9845d8ec4cc761b4c3c
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d773f43506255962a511ecf622feda6c
540b2532026c1fb4c9ce5d221ae812be
7df0a40c369d325d7b48045a225892c0
638f7e71948c620a1835efb1cc4642f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136388013916160