"My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Caroline Viviane Silva Simões dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860
Resumo: The purpose of the present study is to promote English teaching as a second language for children from an anti-racist perspective. For that, we share a unit of the courseware "My Wild Hair", supported by a bibliographic-propositional research, of a qualitative nature, having as target audience students in the early years of Elementary School. With and through the proposal, it is intended to build together with the students a valued self-image, providing opportunities for them to recognize themselves as part of their ethnic-racial groups as well as to become aware of the institutional racism and how it dictates and organizes Brazilian society. The teaching strategies of the courseware cover the increment of games in the classroom, exploring the potential of different digital platforms and taking advantage of the motivational content they afford. Here, students are invited to explore the fictional world of Sangoma, from the game “My Wild Hair”, overcoming each linguistic obstacle and developing criticality as well as self-esteem regarding the raised themes. The material is, above all, a reminder about how beauty lies in diversity.
id SCAR_09f5c08387e472659bb66318f39737d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16860
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santos, Caroline Viviane Silva Simões dosPaula, Sandra Regina Buttros Gattolin dehttp://lattes.cnpq.br/9228036521343293fb99d809-31c0-49d2-a6eb-7fbe369827b62022-10-14T08:12:51Z2022-10-14T08:12:51Z2022-07-07SANTOS, Caroline Viviane Silva Simões dos. "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860The purpose of the present study is to promote English teaching as a second language for children from an anti-racist perspective. For that, we share a unit of the courseware "My Wild Hair", supported by a bibliographic-propositional research, of a qualitative nature, having as target audience students in the early years of Elementary School. With and through the proposal, it is intended to build together with the students a valued self-image, providing opportunities for them to recognize themselves as part of their ethnic-racial groups as well as to become aware of the institutional racism and how it dictates and organizes Brazilian society. The teaching strategies of the courseware cover the increment of games in the classroom, exploring the potential of different digital platforms and taking advantage of the motivational content they afford. Here, students are invited to explore the fictional world of Sangoma, from the game “My Wild Hair”, overcoming each linguistic obstacle and developing criticality as well as self-esteem regarding the raised themes. The material is, above all, a reminder about how beauty lies in diversity.O presente trabalho objetiva a promoção do ensino de língua inglesa para crianças a partir de uma perspectiva antirracista. Para tal, compartilhamos uma unidade didática do material “My Wild Hair”, produzido e amparado por uma pesquisa bibliográfico-propositiva, de cunho qualitativo, tendo como público alvo alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com e através da proposta, pretende-se construir com os alunos uma autoimagem valorizada, fazendo com que estes se reconheçam frente os seus grupos étnico-raciais bem como se conscientizem sobre o racismo estrutural e como este dita e organiza a sociedade brasileira. As estratégias de ensino do material didático abarcam a incrementação dos jogos em sala de aula, explorando as potencialidades de diferentes plataformas digitais e usufruindo do teor motivacional que as mesmas dispõem. Aqui, o aluno é convidado a explorar o mundo fictício Sangoma, do jogo “My Wild Hair”, superando cada obstáculo linguístico e desenvolvendo a criticidade e autoestima acerca dos temas alavancados. O material é, sobretudo, um lembrete acerca da beleza que mora na diversidade.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosLetras - Inglês - LLIUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino de língua inglesa para criançasEducação linguística antirracistaMaterial didáticoPlataformas digitaisEnglish teaching for childrenAnti-racist language teachingCoursewareDigital platformsLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças"My wild hair": the construction of racial identity in (and through) the teaching of English to childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006008c734f6c-a4d3-4f3c-8654-e9c3daa372f2reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Caroline Viviane S. S. dos Santos.pdfTCC_Caroline Viviane S. S. dos Santos.pdfapplication/pdf15212926https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16860/1/TCC_Caroline%20Viviane%20S.%20S.%20dos%20Santos.pdf37927743969d8989cebae164345a11f6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16860/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC_Caroline Viviane S. S. dos Santos.pdf.txtTCC_Caroline Viviane S. S. dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain90682https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16860/3/TCC_Caroline%20Viviane%20S.%20S.%20dos%20Santos.pdf.txt487db6e5ac227dba0401b1543eb4c878MD53THUMBNAILTCC_Caroline Viviane S. S. dos Santos.pdf.jpgTCC_Caroline Viviane S. S. dos Santos.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5286https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16860/4/TCC_Caroline%20Viviane%20S.%20S.%20dos%20Santos.pdf.jpg7659bb6677f355588f3f11474c26367aMD54ufscar/168602023-09-18 18:32:33.451oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16860Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:33Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv "My wild hair": the construction of racial identity in (and through) the teaching of English to children
title "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
spellingShingle "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
Santos, Caroline Viviane Silva Simões dos
Ensino de língua inglesa para crianças
Educação linguística antirracista
Material didático
Plataformas digitais
English teaching for children
Anti-racist language teaching
Courseware
Digital platforms
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
title_full "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
title_fullStr "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
title_full_unstemmed "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
title_sort "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças
author Santos, Caroline Viviane Silva Simões dos
author_facet Santos, Caroline Viviane Silva Simões dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Caroline Viviane Silva Simões dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9228036521343293
dc.contributor.authorID.fl_str_mv fb99d809-31c0-49d2-a6eb-7fbe369827b6
contributor_str_mv Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua inglesa para crianças
Educação linguística antirracista
Material didático
Plataformas digitais
topic Ensino de língua inglesa para crianças
Educação linguística antirracista
Material didático
Plataformas digitais
English teaching for children
Anti-racist language teaching
Courseware
Digital platforms
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv English teaching for children
Anti-racist language teaching
Courseware
Digital platforms
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The purpose of the present study is to promote English teaching as a second language for children from an anti-racist perspective. For that, we share a unit of the courseware "My Wild Hair", supported by a bibliographic-propositional research, of a qualitative nature, having as target audience students in the early years of Elementary School. With and through the proposal, it is intended to build together with the students a valued self-image, providing opportunities for them to recognize themselves as part of their ethnic-racial groups as well as to become aware of the institutional racism and how it dictates and organizes Brazilian society. The teaching strategies of the courseware cover the increment of games in the classroom, exploring the potential of different digital platforms and taking advantage of the motivational content they afford. Here, students are invited to explore the fictional world of Sangoma, from the game “My Wild Hair”, overcoming each linguistic obstacle and developing criticality as well as self-esteem regarding the raised themes. The material is, above all, a reminder about how beauty lies in diversity.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T08:12:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T08:12:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Caroline Viviane Silva Simões dos. "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860
identifier_str_mv SANTOS, Caroline Viviane Silva Simões dos. "My wild hair": a construção da identidade racial dentro (e através) do ensino de língua inglesa para crianças. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 8c734f6c-a4d3-4f3c-8654-e9c3daa372f2
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Letras - Inglês - LLI
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Letras - Inglês - LLI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16860/1/TCC_Caroline%20Viviane%20S.%20S.%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16860/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16860/3/TCC_Caroline%20Viviane%20S.%20S.%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16860/4/TCC_Caroline%20Viviane%20S.%20S.%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 37927743969d8989cebae164345a11f6
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
487db6e5ac227dba0401b1543eb4c878
7659bb6677f355588f3f11474c26367a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136413356949504