Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Natalia Gabriela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996
Resumo: Amid the relationships between science, technology, society and the environment, it is It is important to understand the science present in our daily lives. The discussions about its influence on our lives and its effects highlight the importance of the population to participate in these discussions, exercising citizenship. In that sense, we need to prepare people to participate in these discussions, we can meet this purpose through a teaching process, using socio-scientific issues, which contribute to the development of understanding of students, about the relationships between science, technology and society, contributing to decision-making, student action, and training for citizenship. Thus, in this research, through a teaching process developed at school with socio-scientific issues that involve the theme of pesticides and based on the three pedagogical moments, we identified how potential aspects of this issue for physics teaching, in decision making: the development of ethical and moral aspects, mobilization of knowledge scientific research and risk analysis, which support the arguments shared by participants, in training for citizenship, in addition, it was possible to develop ability of argumentation and cooperation among students in the construction of arguments.
id SCAR_1b4cdc5e2c734719fce9b31fe6181760
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18996
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Longo, Natalia GabrielaLopes, Nataly Carvalhohttps://lattes.cnpq.br/02853917761452312023-12-06T19:44:21Z2023-12-06T19:44:21Z2023-08-31LONGO, Natalia Gabriela. Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996Amid the relationships between science, technology, society and the environment, it is It is important to understand the science present in our daily lives. The discussions about its influence on our lives and its effects highlight the importance of the population to participate in these discussions, exercising citizenship. In that sense, we need to prepare people to participate in these discussions, we can meet this purpose through a teaching process, using socio-scientific issues, which contribute to the development of understanding of students, about the relationships between science, technology and society, contributing to decision-making, student action, and training for citizenship. Thus, in this research, through a teaching process developed at school with socio-scientific issues that involve the theme of pesticides and based on the three pedagogical moments, we identified how potential aspects of this issue for physics teaching, in decision making: the development of ethical and moral aspects, mobilization of knowledge scientific research and risk analysis, which support the arguments shared by participants, in training for citizenship, in addition, it was possible to develop ability of argumentation and cooperation among students in the construction of arguments.Em meio às relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, é importante compreendermos a ciência presente em nosso cotidiano. As discussões sobre a sua influência em nossas vidas e os seus efeitos evidenciam a importância da população em participar dessas discussões, exercendo a cidadania. Nesse sentido, precisamos preparar as pessoas para participarem dessas discussões, podemos atender esse propósito, mediante um processo de ensino, utilizando questões sociocientíficas, que contribuem com o desenvolvimento da compreensão dos estudantes, sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, contribuindo com a tomada de decisão, a ação dos estudantes, e a formação para a cidadania. Assim, nesta pesquisa, através de um processo de ensino desenvolvido na escola com as questões sociocientíficas que envolvem a temática dos agrotóxicos e fundamentada nos três momentos pedagógicos, identificamos como aspectos potenciais dessa questão para o ensino de física, na tomada de decisão: o desenvolvimento de aspectos éticos e morais, mobilização de conhecimentos científicos e análise de risco, que fundamentam os argumentos compartilhados pelos participantes, na formação para a cidadania, além disso, foi possível desenvolver habilidade de argumentação e cooperação entre os estudantes na construção dos argumentos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus ArarasFísica - FL-ArUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAgrotóxicosQuestões sociocientíficasEducação CTSEnsino de físicaTrês momentos pedagógicosPesticidesSocio-scientific issuesPhysics teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOAgrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTSPesticides as a socio-scientific issue and the potentialities in the teaching of physics in the context of education CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_NataliaLongo.pdfTCC_NataliaLongo.pdfRelatório da pesquisaapplication/pdf570569https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/1/TCC_NataliaLongo.pdfee366d216e9d5c5f59bd7990d4c95756MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC_NataliaLongo.pdf.txtTCC_NataliaLongo.pdf.txtExtracted texttext/plain120433https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/3/TCC_NataliaLongo.pdf.txtdb0eebf492dc73eeb3b6ff2c4ae930c0MD53ufscar/189962024-05-14 17:45:12.505oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18996Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:12Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pesticides as a socio-scientific issue and the potentialities in the teaching of physics in the context of education CTS
title Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
spellingShingle Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
Longo, Natalia Gabriela
Agrotóxicos
Questões sociocientíficas
Educação CTS
Ensino de física
Três momentos pedagógicos
Pesticides
Socio-scientific issues
Physics teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
title_full Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
title_fullStr Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
title_full_unstemmed Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
title_sort Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
author Longo, Natalia Gabriela
author_facet Longo, Natalia Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longo, Natalia Gabriela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Nataly Carvalho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/0285391776145231
contributor_str_mv Lopes, Nataly Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Agrotóxicos
Questões sociocientíficas
Educação CTS
Ensino de física
Três momentos pedagógicos
topic Agrotóxicos
Questões sociocientíficas
Educação CTS
Ensino de física
Três momentos pedagógicos
Pesticides
Socio-scientific issues
Physics teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
dc.subject.eng.fl_str_mv Pesticides
Socio-scientific issues
Physics teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Amid the relationships between science, technology, society and the environment, it is It is important to understand the science present in our daily lives. The discussions about its influence on our lives and its effects highlight the importance of the population to participate in these discussions, exercising citizenship. In that sense, we need to prepare people to participate in these discussions, we can meet this purpose through a teaching process, using socio-scientific issues, which contribute to the development of understanding of students, about the relationships between science, technology and society, contributing to decision-making, student action, and training for citizenship. Thus, in this research, through a teaching process developed at school with socio-scientific issues that involve the theme of pesticides and based on the three pedagogical moments, we identified how potential aspects of this issue for physics teaching, in decision making: the development of ethical and moral aspects, mobilization of knowledge scientific research and risk analysis, which support the arguments shared by participants, in training for citizenship, in addition, it was possible to develop ability of argumentation and cooperation among students in the construction of arguments.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-06T19:44:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-06T19:44:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LONGO, Natalia Gabriela. Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996
identifier_str_mv LONGO, Natalia Gabriela. Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Araras
Física - FL-Ar
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Araras
Física - FL-Ar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/1/TCC_NataliaLongo.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/3/TCC_NataliaLongo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee366d216e9d5c5f59bd7990d4c95756
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
db0eebf492dc73eeb3b6ff2c4ae930c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136427246387200