Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996 |
Resumo: | Amid the relationships between science, technology, society and the environment, it is It is important to understand the science present in our daily lives. The discussions about its influence on our lives and its effects highlight the importance of the population to participate in these discussions, exercising citizenship. In that sense, we need to prepare people to participate in these discussions, we can meet this purpose through a teaching process, using socio-scientific issues, which contribute to the development of understanding of students, about the relationships between science, technology and society, contributing to decision-making, student action, and training for citizenship. Thus, in this research, through a teaching process developed at school with socio-scientific issues that involve the theme of pesticides and based on the three pedagogical moments, we identified how potential aspects of this issue for physics teaching, in decision making: the development of ethical and moral aspects, mobilization of knowledge scientific research and risk analysis, which support the arguments shared by participants, in training for citizenship, in addition, it was possible to develop ability of argumentation and cooperation among students in the construction of arguments. |
id |
SCAR_1b4cdc5e2c734719fce9b31fe6181760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18996 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Longo, Natalia GabrielaLopes, Nataly Carvalhohttps://lattes.cnpq.br/02853917761452312023-12-06T19:44:21Z2023-12-06T19:44:21Z2023-08-31LONGO, Natalia Gabriela. Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996Amid the relationships between science, technology, society and the environment, it is It is important to understand the science present in our daily lives. The discussions about its influence on our lives and its effects highlight the importance of the population to participate in these discussions, exercising citizenship. In that sense, we need to prepare people to participate in these discussions, we can meet this purpose through a teaching process, using socio-scientific issues, which contribute to the development of understanding of students, about the relationships between science, technology and society, contributing to decision-making, student action, and training for citizenship. Thus, in this research, through a teaching process developed at school with socio-scientific issues that involve the theme of pesticides and based on the three pedagogical moments, we identified how potential aspects of this issue for physics teaching, in decision making: the development of ethical and moral aspects, mobilization of knowledge scientific research and risk analysis, which support the arguments shared by participants, in training for citizenship, in addition, it was possible to develop ability of argumentation and cooperation among students in the construction of arguments.Em meio às relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, é importante compreendermos a ciência presente em nosso cotidiano. As discussões sobre a sua influência em nossas vidas e os seus efeitos evidenciam a importância da população em participar dessas discussões, exercendo a cidadania. Nesse sentido, precisamos preparar as pessoas para participarem dessas discussões, podemos atender esse propósito, mediante um processo de ensino, utilizando questões sociocientíficas, que contribuem com o desenvolvimento da compreensão dos estudantes, sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, contribuindo com a tomada de decisão, a ação dos estudantes, e a formação para a cidadania. Assim, nesta pesquisa, através de um processo de ensino desenvolvido na escola com as questões sociocientíficas que envolvem a temática dos agrotóxicos e fundamentada nos três momentos pedagógicos, identificamos como aspectos potenciais dessa questão para o ensino de física, na tomada de decisão: o desenvolvimento de aspectos éticos e morais, mobilização de conhecimentos científicos e análise de risco, que fundamentam os argumentos compartilhados pelos participantes, na formação para a cidadania, além disso, foi possível desenvolver habilidade de argumentação e cooperação entre os estudantes na construção dos argumentos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus ArarasFísica - FL-ArUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAgrotóxicosQuestões sociocientíficasEducação CTSEnsino de físicaTrês momentos pedagógicosPesticidesSocio-scientific issuesPhysics teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOAgrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTSPesticides as a socio-scientific issue and the potentialities in the teaching of physics in the context of education CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_NataliaLongo.pdfTCC_NataliaLongo.pdfRelatório da pesquisaapplication/pdf570569https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/1/TCC_NataliaLongo.pdfee366d216e9d5c5f59bd7990d4c95756MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTTCC_NataliaLongo.pdf.txtTCC_NataliaLongo.pdf.txtExtracted texttext/plain120433https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/3/TCC_NataliaLongo.pdf.txtdb0eebf492dc73eeb3b6ff2c4ae930c0MD53ufscar/189962024-05-14 17:45:12.505oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18996Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:12Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Pesticides as a socio-scientific issue and the potentialities in the teaching of physics in the context of education CTS |
title |
Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS |
spellingShingle |
Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS Longo, Natalia Gabriela Agrotóxicos Questões sociocientíficas Educação CTS Ensino de física Três momentos pedagógicos Pesticides Socio-scientific issues Physics teaching CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS |
title_full |
Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS |
title_fullStr |
Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS |
title_full_unstemmed |
Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS |
title_sort |
Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS |
author |
Longo, Natalia Gabriela |
author_facet |
Longo, Natalia Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longo, Natalia Gabriela |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Nataly Carvalho |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/0285391776145231 |
contributor_str_mv |
Lopes, Nataly Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agrotóxicos Questões sociocientíficas Educação CTS Ensino de física Três momentos pedagógicos |
topic |
Agrotóxicos Questões sociocientíficas Educação CTS Ensino de física Três momentos pedagógicos Pesticides Socio-scientific issues Physics teaching CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pesticides Socio-scientific issues Physics teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Amid the relationships between science, technology, society and the environment, it is It is important to understand the science present in our daily lives. The discussions about its influence on our lives and its effects highlight the importance of the population to participate in these discussions, exercising citizenship. In that sense, we need to prepare people to participate in these discussions, we can meet this purpose through a teaching process, using socio-scientific issues, which contribute to the development of understanding of students, about the relationships between science, technology and society, contributing to decision-making, student action, and training for citizenship. Thus, in this research, through a teaching process developed at school with socio-scientific issues that involve the theme of pesticides and based on the three pedagogical moments, we identified how potential aspects of this issue for physics teaching, in decision making: the development of ethical and moral aspects, mobilization of knowledge scientific research and risk analysis, which support the arguments shared by participants, in training for citizenship, in addition, it was possible to develop ability of argumentation and cooperation among students in the construction of arguments. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-06T19:44:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-06T19:44:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LONGO, Natalia Gabriela. Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996 |
identifier_str_mv |
LONGO, Natalia Gabriela. Agrotóxicos como uma questão sociocientífica e as potencialidades no ensino de física no contexto da educação CTS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Araras Física - FL-Ar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Araras Física - FL-Ar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/1/TCC_NataliaLongo.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18996/3/TCC_NataliaLongo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee366d216e9d5c5f59bd7990d4c95756 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec db0eebf492dc73eeb3b6ff2c4ae930c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136427246387200 |