Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1646 http://hdl.handle.net/11449/135226 |
Resumo: | In this paper, we propose the socio-scientific issues (SSI) as an effective part of the curriculum of the ideals of the STSE movement in education. Furthermore, we have developed in a secondary school, in a rural community in the state of São Paulo, activities of continuing education for teachers in the discussions of SSI in the classroom. To understand and reflect on the situations resulting from these practices, we considered the participant research and the content analysis from the audio records of the weekly meetings between the teachers of this school and graduate students from a nearby university.Given this,we could understand how these issues should be part of people's lives, teachers must present motivation for the work, they need information,exposition of the arguments involved, mustrelate content and curricula, but, all this,aiming at the necessary critics of the aspects that can make this an instrumentalized practice. At the end of this clipping of our doctoral research, we were able to consider evidences on how teachers were inserted in the training process, with their involvement in the discussions and practices with the ISS. |
id |
UNSP_38f3a2837d403232f33cc9393604ae56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135226 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciênciasTeacherSTSESocio-scientific issuesPesticidesWorking groupsFormação de professoresCTSAQuestões sociocientíficasAgrotóxicosGrupos de trabalhoIn this paper, we propose the socio-scientific issues (SSI) as an effective part of the curriculum of the ideals of the STSE movement in education. Furthermore, we have developed in a secondary school, in a rural community in the state of São Paulo, activities of continuing education for teachers in the discussions of SSI in the classroom. To understand and reflect on the situations resulting from these practices, we considered the participant research and the content analysis from the audio records of the weekly meetings between the teachers of this school and graduate students from a nearby university.Given this,we could understand how these issues should be part of people's lives, teachers must present motivation for the work, they need information,exposition of the arguments involved, mustrelate content and curricula, but, all this,aiming at the necessary critics of the aspects that can make this an instrumentalized practice. At the end of this clipping of our doctoral research, we were able to consider evidences on how teachers were inserted in the training process, with their involvement in the discussions and practices with the ISS.Neste trabalho, propomos as questões sociocientíficas (QSC) como a efetivação curricular dos ideais do movimento CTSA na educação. Além disso, desenvolvemos junto a uma escola de ensino básico, em uma comunidade rural do interior do estado de São Paulo, atividades de formação permanente de professores nas discussões das QSC em sala de aula. Para compreendermos e refletirmos sobre as situações decorridas dessas práticas, consideramos a pesquisa participante e a análise de conteúdo, a partir dos registros em áudio das reuniões semanais entre os professores da escola e pós-graduandos de uma universidade próxima. Diante disto, pudemos compreender como essas questões devem fazer parte da vida das pessoas, os professores devem apresentar motivação para o trabalho, necessitam de informação, exposição dos argumentos envolvidos, devem relacionar conteúdos e currículos, mas, tudo isto, tendo em vista a necessária crítica aos aspectos que podem tornar essa prática instrumentalizada. Ao final deste recorte da pesquisa que realizamos em nível de doutorado, pudemos considerar indícios de como os professores se inseriram no processo de formação, com o envolvimento deles nas discussões e nas práticas com as QSC.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes. Nataly de Carvalho [UNESP]Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]2016-03-02T13:00:16Z2016-03-02T13:00:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article27-48application/pdfhttp://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1646Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 2, n. 2013, p. 27-48, 2013.2317-5125http://hdl.handle.net/11449/135226ISSN2317-5125-2013-02-2013-27-48.pdf4152572965541626Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:49.877212Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências |
title |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências |
spellingShingle |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências Lopes. Nataly de Carvalho [UNESP] Teacher STSE Socio-scientific issues Pesticides Working groups Formação de professores CTSA Questões sociocientíficas Agrotóxicos Grupos de trabalho |
title_short |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências |
title_full |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências |
title_fullStr |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências |
title_sort |
Agrotóxicos - toxidade versus custos: uma experiência na formação de professores com as questões sociocientíficas no ensino de ciências |
author |
Lopes. Nataly de Carvalho [UNESP] |
author_facet |
Lopes. Nataly de Carvalho [UNESP] Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes. Nataly de Carvalho [UNESP] Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher STSE Socio-scientific issues Pesticides Working groups Formação de professores CTSA Questões sociocientíficas Agrotóxicos Grupos de trabalho |
topic |
Teacher STSE Socio-scientific issues Pesticides Working groups Formação de professores CTSA Questões sociocientíficas Agrotóxicos Grupos de trabalho |
description |
In this paper, we propose the socio-scientific issues (SSI) as an effective part of the curriculum of the ideals of the STSE movement in education. Furthermore, we have developed in a secondary school, in a rural community in the state of São Paulo, activities of continuing education for teachers in the discussions of SSI in the classroom. To understand and reflect on the situations resulting from these practices, we considered the participant research and the content analysis from the audio records of the weekly meetings between the teachers of this school and graduate students from a nearby university.Given this,we could understand how these issues should be part of people's lives, teachers must present motivation for the work, they need information,exposition of the arguments involved, mustrelate content and curricula, but, all this,aiming at the necessary critics of the aspects that can make this an instrumentalized practice. At the end of this clipping of our doctoral research, we were able to consider evidences on how teachers were inserted in the training process, with their involvement in the discussions and practices with the ISS. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-03-02T13:00:16Z 2016-03-02T13:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1646 Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 2, n. 2013, p. 27-48, 2013. 2317-5125 http://hdl.handle.net/11449/135226 ISSN2317-5125-2013-02-2013-27-48.pdf 4152572965541626 |
url |
http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1646 http://hdl.handle.net/11449/135226 |
identifier_str_mv |
Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 2, n. 2013, p. 27-48, 2013. 2317-5125 ISSN2317-5125-2013-02-2013-27-48.pdf 4152572965541626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
27-48 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129336269602816 |