A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911 |
Resumo: | The objective of this work is to study how games can be used in learning environments, to seek how to carry out this experience and to present results in recent academic research. This work examines how games affect the relationship between students and gamification tools. As a method, bibliographic research was used in order to understand what gamification is and to find examples of gamification in teaching. Subsequently, a survey was conducted in the class of a Technical course in Electrotechnics to study how students connect with the gamified teaching tools. The results obtained show that, for the selected scenarios, the use of this teaching tool allows students to obtain greater motivation and interest in comparison with traditional lessons. |
id |
SCAR_1f030795858793c47207bf700827e31f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13911 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Gonçalves, Fabrício PimentelMassago, Sadaohttp://lattes.cnpq.br/1915704875970931http://lattes.cnpq.br/27008202511986875d818285-8c20-4d40-8541-ce8742b277ff2021-03-04T11:43:02Z2021-03-04T11:43:02Z2021-02-18GONÇALVES, Fabrício Pimentel. A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911The objective of this work is to study how games can be used in learning environments, to seek how to carry out this experience and to present results in recent academic research. This work examines how games affect the relationship between students and gamification tools. As a method, bibliographic research was used in order to understand what gamification is and to find examples of gamification in teaching. Subsequently, a survey was conducted in the class of a Technical course in Electrotechnics to study how students connect with the gamified teaching tools. The results obtained show that, for the selected scenarios, the use of this teaching tool allows students to obtain greater motivation and interest in comparison with traditional lessons.O objetivo deste trabalho é estudar como os jogos podem ser utilizados em ambientes de ensino, buscar como realizar essa experiência e apresentar resultados no panorama da recente pesquisa acadêmica. Este trabalho examina como os jogos afetam a relação entre os alunos e as ferramentas de gamificação. Como método, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, a fim de se entender o que é gamificação e encontrar exemplos de gamificação no ensino. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa na turma do curso Técnico em Eletrotécnica para estudar como os alunos se conectam com as ferramentas de ensino gamificado. Os resultados obtidos mostram que, para os cenários selecionados, a utilização desta ferramenta de ensino permite aos alunos obter maior motivação e interesse em comparação com as aulas tradicionais.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessJogos na educaçãoEnsino gamificadoGamificaçãoGames in educationTeaching through GamesGamificationCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticosGamification in teaching: use of sensory resources in the learning of mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600765cdc12-f378-4901-9510-7fb8e4301d89reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdfTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdfDissertaçãoapplication/pdf1192087https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/1/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf65414e514800ceb756378a03882318adMD51Carta comprovante PPGECE-assinada.pdfCarta comprovante PPGECE-assinada.pdfCarta comprovante orientadorapplication/pdf105782https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/2/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf60b79b1aaa991d27776bf51b99e3d45dMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdf.txtTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdf.txtExtracted texttext/plain95008https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/4/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf.txtebee647cf2fc793392eac96840da5657MD54Carta comprovante PPGECE-assinada.pdf.txtCarta comprovante PPGECE-assinada.pdf.txtExtracted texttext/plain1479https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/6/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf.txt515f328c9c1b173b59e597e3e083909aMD56THUMBNAILTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdf.jpgTCC - Fabrício - Correções da banca - V2.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5555https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/5/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf.jpg45e50d11bb73ae7387a65d79ca63ca34MD55Carta comprovante PPGECE-assinada.pdf.jpgCarta comprovante PPGECE-assinada.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg14423https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/7/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf.jpg407455f381ec14b339263bab1af6e8edMD57ufscar/139112023-09-18 18:32:07.12oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13911Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:07Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Gamification in teaching: use of sensory resources in the learning of mathematics |
title |
A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos |
spellingShingle |
A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos Gonçalves, Fabrício Pimentel Jogos na educação Ensino gamificado Gamificação Games in education Teaching through Games Gamification CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos |
title_full |
A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos |
title_fullStr |
A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos |
title_full_unstemmed |
A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos |
title_sort |
A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos |
author |
Gonçalves, Fabrício Pimentel |
author_facet |
Gonçalves, Fabrício Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2700820251198687 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Fabrício Pimentel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Massago, Sadao |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1915704875970931 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
5d818285-8c20-4d40-8541-ce8742b277ff |
contributor_str_mv |
Massago, Sadao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos na educação Ensino gamificado Gamificação |
topic |
Jogos na educação Ensino gamificado Gamificação Games in education Teaching through Games Gamification CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Games in education Teaching through Games Gamification |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The objective of this work is to study how games can be used in learning environments, to seek how to carry out this experience and to present results in recent academic research. This work examines how games affect the relationship between students and gamification tools. As a method, bibliographic research was used in order to understand what gamification is and to find examples of gamification in teaching. Subsequently, a survey was conducted in the class of a Technical course in Electrotechnics to study how students connect with the gamified teaching tools. The results obtained show that, for the selected scenarios, the use of this teaching tool allows students to obtain greater motivation and interest in comparison with traditional lessons. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-04T11:43:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-04T11:43:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Fabrício Pimentel. A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Fabrício Pimentel. A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
765cdc12-f378-4901-9510-7fb8e4301d89 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/1/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/2/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/4/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/6/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/5/TCC%20-%20Fabr%c3%adcio%20-%20Corre%c3%a7%c3%b5es%20da%20banca%20%20-%20V2.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13911/7/Carta%20comprovante%20PPGECE-assinada.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65414e514800ceb756378a03882318ad 60b79b1aaa991d27776bf51b99e3d45d e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 ebee647cf2fc793392eac96840da5657 515f328c9c1b173b59e597e3e083909a 45e50d11bb73ae7387a65d79ca63ca34 407455f381ec14b339263bab1af6e8ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715627402067968 |