Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Samuel Pires
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616
Resumo: In recent times, the idea of bringing or creating psychological tests for the online modality has been growing more and more. The present project is part of this problem, turning to the field of study of cognitive assessment. For the creation of the tests, gamification principles were added to the psychological tests in order to make the activities carried out in the tests more playful, attractive and positive for the test taker. In this sense, computerized tests were created on the constructs of (attention, spatial reasoning, numerical reasoning, working memory, thought flexibility, vocabulary extension). A total of 16,314 people over 18 years of age participated in this research and answered the tests in a spiral fashion, with other tests planned to assess related constructs. Finally, it was possible to observe evidence of validity and psychometric parameters of the tests that make up the battery, along with the comparison between different test use platforms, resulting in a set of psychological tests that can help facilitate cognitive assessment in different contexts.
id SCAR_1f839fba1b7cd5c51e2de11c00135d19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17616
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Rodrigues, Samuel PiresMiguel, Fabiano Koichhttp://lattes.cnpq.br/8404130543685490http://lattes.cnpq.br/11702180247613707005a048-40c5-4077-b196-cf42e9eae02a2023-04-05T18:26:45Z2023-04-05T18:26:45Z2023-04RODRIGUES, Samuel Pires. Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616In recent times, the idea of bringing or creating psychological tests for the online modality has been growing more and more. The present project is part of this problem, turning to the field of study of cognitive assessment. For the creation of the tests, gamification principles were added to the psychological tests in order to make the activities carried out in the tests more playful, attractive and positive for the test taker. In this sense, computerized tests were created on the constructs of (attention, spatial reasoning, numerical reasoning, working memory, thought flexibility, vocabulary extension). A total of 16,314 people over 18 years of age participated in this research and answered the tests in a spiral fashion, with other tests planned to assess related constructs. Finally, it was possible to observe evidence of validity and psychometric parameters of the tests that make up the battery, along with the comparison between different test use platforms, resulting in a set of psychological tests that can help facilitate cognitive assessment in different contexts.Nos últimos tempos a ideia de trazer ou criar testes psicológicos para a modalidade online vem crescendo cada vez mais. O presente projeto se insere nessa problemática voltando-se para o campo de estudo da avaliação cognitiva. Para a criação dos testes, incrementou-se princípios da gamificação aos testes psicológicos com o intuito de deixar as atividades realizadas nos testes mais lúdicas, atrativas e positivas para o testando. Neste sentido, foram criados testes informatizados sobre os construtos de (atenção, raciocínio espacial, raciocínio numérico, memória de trabalho, flexibilidade do pensamento, extensão de vocabulário). Participaram desta pesquisa 16314 pessoas maiores de 18 anos que responderam de maneira espiralada aos testes, sendo previstos outros testes para avaliar construtos relacionados. Por fim, foi possível observar evidências de validade e parâmetros psicométricos dos testes que compõem a bateria, juntamente com a comparação entre diferentes plataformas de uso dos testes, resultando em um conjunto de testes psicológicos que podem ajudar a facilitar a avaliação cognitiva em diversos contextos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação psicológicaAvaliação psicológica onlineGamificaçãoCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIAInformatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológicaComputerization and gamification of cognitive tests for psychological assessmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060043bc6735-8b34-4d18-adb5-9a790ee30589reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia Samuel.pdfMonografia Samuel.pdfapplication/pdf202027https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/1/Monografia%20Samuel.pdfd8c535ab18c0309e157f83d544b1a007MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTMonografia Samuel.pdf.txtMonografia Samuel.pdf.txtExtracted texttext/plain34301https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/3/Monografia%20Samuel.pdf.txt2fcf3d64dc67d7779a276ac349ca379dMD53THUMBNAILMonografia Samuel.pdf.jpgMonografia Samuel.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4916https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/4/Monografia%20Samuel.pdf.jpga81ca1dff5e227c4bfcd63740f6cc68aMD54ufscar/176162023-09-18 18:32:35.524oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17616Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:35Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Computerization and gamification of cognitive tests for psychological assessment
title Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
spellingShingle Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
Rodrigues, Samuel Pires
Avaliação psicológica
Avaliação psicológica online
Gamificação
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA
title_short Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
title_full Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
title_fullStr Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
title_full_unstemmed Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
title_sort Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
author Rodrigues, Samuel Pires
author_facet Rodrigues, Samuel Pires
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1170218024761370
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Samuel Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguel, Fabiano Koich
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8404130543685490
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 7005a048-40c5-4077-b196-cf42e9eae02a
contributor_str_mv Miguel, Fabiano Koich
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
Avaliação psicológica online
Gamificação
topic Avaliação psicológica
Avaliação psicológica online
Gamificação
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA
description In recent times, the idea of bringing or creating psychological tests for the online modality has been growing more and more. The present project is part of this problem, turning to the field of study of cognitive assessment. For the creation of the tests, gamification principles were added to the psychological tests in order to make the activities carried out in the tests more playful, attractive and positive for the test taker. In this sense, computerized tests were created on the constructs of (attention, spatial reasoning, numerical reasoning, working memory, thought flexibility, vocabulary extension). A total of 16,314 people over 18 years of age participated in this research and answered the tests in a spiral fashion, with other tests planned to assess related constructs. Finally, it was possible to observe evidence of validity and psychometric parameters of the tests that make up the battery, along with the comparison between different test use platforms, resulting in a set of psychological tests that can help facilitate cognitive assessment in different contexts.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-05T18:26:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-05T18:26:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Samuel Pires. Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616
identifier_str_mv RODRIGUES, Samuel Pires. Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 43bc6735-8b34-4d18-adb5-9a790ee30589
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Psicologia - Psi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/1/Monografia%20Samuel.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/3/Monografia%20Samuel.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/4/Monografia%20Samuel.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d8c535ab18c0309e157f83d544b1a007
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
2fcf3d64dc67d7779a276ac349ca379d
a81ca1dff5e227c4bfcd63740f6cc68a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136419367387136