Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616 |
Resumo: | In recent times, the idea of bringing or creating psychological tests for the online modality has been growing more and more. The present project is part of this problem, turning to the field of study of cognitive assessment. For the creation of the tests, gamification principles were added to the psychological tests in order to make the activities carried out in the tests more playful, attractive and positive for the test taker. In this sense, computerized tests were created on the constructs of (attention, spatial reasoning, numerical reasoning, working memory, thought flexibility, vocabulary extension). A total of 16,314 people over 18 years of age participated in this research and answered the tests in a spiral fashion, with other tests planned to assess related constructs. Finally, it was possible to observe evidence of validity and psychometric parameters of the tests that make up the battery, along with the comparison between different test use platforms, resulting in a set of psychological tests that can help facilitate cognitive assessment in different contexts. |
id |
SCAR_1f839fba1b7cd5c51e2de11c00135d19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17616 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Rodrigues, Samuel PiresMiguel, Fabiano Koichhttp://lattes.cnpq.br/8404130543685490http://lattes.cnpq.br/11702180247613707005a048-40c5-4077-b196-cf42e9eae02a2023-04-05T18:26:45Z2023-04-05T18:26:45Z2023-04RODRIGUES, Samuel Pires. Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616In recent times, the idea of bringing or creating psychological tests for the online modality has been growing more and more. The present project is part of this problem, turning to the field of study of cognitive assessment. For the creation of the tests, gamification principles were added to the psychological tests in order to make the activities carried out in the tests more playful, attractive and positive for the test taker. In this sense, computerized tests were created on the constructs of (attention, spatial reasoning, numerical reasoning, working memory, thought flexibility, vocabulary extension). A total of 16,314 people over 18 years of age participated in this research and answered the tests in a spiral fashion, with other tests planned to assess related constructs. Finally, it was possible to observe evidence of validity and psychometric parameters of the tests that make up the battery, along with the comparison between different test use platforms, resulting in a set of psychological tests that can help facilitate cognitive assessment in different contexts.Nos últimos tempos a ideia de trazer ou criar testes psicológicos para a modalidade online vem crescendo cada vez mais. O presente projeto se insere nessa problemática voltando-se para o campo de estudo da avaliação cognitiva. Para a criação dos testes, incrementou-se princípios da gamificação aos testes psicológicos com o intuito de deixar as atividades realizadas nos testes mais lúdicas, atrativas e positivas para o testando. Neste sentido, foram criados testes informatizados sobre os construtos de (atenção, raciocínio espacial, raciocínio numérico, memória de trabalho, flexibilidade do pensamento, extensão de vocabulário). Participaram desta pesquisa 16314 pessoas maiores de 18 anos que responderam de maneira espiralada aos testes, sendo previstos outros testes para avaliar construtos relacionados. Por fim, foi possível observar evidências de validade e parâmetros psicométricos dos testes que compõem a bateria, juntamente com a comparação entre diferentes plataformas de uso dos testes, resultando em um conjunto de testes psicológicos que podem ajudar a facilitar a avaliação cognitiva em diversos contextos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPsicologia - PsiUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação psicológicaAvaliação psicológica onlineGamificaçãoCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIAInformatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológicaComputerization and gamification of cognitive tests for psychological assessmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060043bc6735-8b34-4d18-adb5-9a790ee30589reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia Samuel.pdfMonografia Samuel.pdfapplication/pdf202027https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/1/Monografia%20Samuel.pdfd8c535ab18c0309e157f83d544b1a007MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTMonografia Samuel.pdf.txtMonografia Samuel.pdf.txtExtracted texttext/plain34301https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/3/Monografia%20Samuel.pdf.txt2fcf3d64dc67d7779a276ac349ca379dMD53THUMBNAILMonografia Samuel.pdf.jpgMonografia Samuel.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4916https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/4/Monografia%20Samuel.pdf.jpga81ca1dff5e227c4bfcd63740f6cc68aMD54ufscar/176162023-09-18 18:32:35.524oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17616Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:35Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Computerization and gamification of cognitive tests for psychological assessment |
title |
Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica |
spellingShingle |
Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica Rodrigues, Samuel Pires Avaliação psicológica Avaliação psicológica online Gamificação CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA |
title_short |
Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica |
title_full |
Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica |
title_fullStr |
Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica |
title_full_unstemmed |
Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica |
title_sort |
Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica |
author |
Rodrigues, Samuel Pires |
author_facet |
Rodrigues, Samuel Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1170218024761370 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Samuel Pires |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miguel, Fabiano Koich |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8404130543685490 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
7005a048-40c5-4077-b196-cf42e9eae02a |
contributor_str_mv |
Miguel, Fabiano Koich |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação psicológica Avaliação psicológica online Gamificação |
topic |
Avaliação psicológica Avaliação psicológica online Gamificação CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA |
description |
In recent times, the idea of bringing or creating psychological tests for the online modality has been growing more and more. The present project is part of this problem, turning to the field of study of cognitive assessment. For the creation of the tests, gamification principles were added to the psychological tests in order to make the activities carried out in the tests more playful, attractive and positive for the test taker. In this sense, computerized tests were created on the constructs of (attention, spatial reasoning, numerical reasoning, working memory, thought flexibility, vocabulary extension). A total of 16,314 people over 18 years of age participated in this research and answered the tests in a spiral fashion, with other tests planned to assess related constructs. Finally, it was possible to observe evidence of validity and psychometric parameters of the tests that make up the battery, along with the comparison between different test use platforms, resulting in a set of psychological tests that can help facilitate cognitive assessment in different contexts. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-05T18:26:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-05T18:26:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Samuel Pires. Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Samuel Pires. Informatização e gamificação de testes cognitivos para avaliação psicológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
43bc6735-8b34-4d18-adb5-9a790ee30589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Psicologia - Psi |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Psicologia - Psi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/1/Monografia%20Samuel.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/3/Monografia%20Samuel.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17616/4/Monografia%20Samuel.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8c535ab18c0309e157f83d544b1a007 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec 2fcf3d64dc67d7779a276ac349ca379d a81ca1dff5e227c4bfcd63740f6cc68a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136419367387136 |