A contação de histórias na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kariyado, Fernanda Ayumi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18538
Resumo: The present research, of a qualitative and bibliographic nature, proposes to analyze and understand the studies about the learning of children in Early Childhood Education based on storytelling, seeking an answer to the following problem question: What, and in what ways do children learn from storytelling? The work also seeks to answer questions arising from the main one: What is the origin of storytelling? How is the moment of storytelling in Early Childhood Education? The work begins with a historical presentation on storytelling, which showed that it is an ancient practice carried out since Prehistory. In sequence, a storytelling itinerary is presented that explores the necessary preparation on the part of the teacher-teller before telling a story, the moment in which the practice takes place, and the reflections made after the meeting. It was possible to conclude that storytelling has the capacity to develop different types of learning in the child in the context of Early Childhood Education, including the awakening of customs and values, the development of orality, and facilitation in the teaching and learning process.
id SCAR_2248a61634907e9e82d460dd2bd19f42
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18538
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Kariyado, Fernanda AyumiLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188http://lattes.cnpq.br/3066380673015189https://orcid.org/0009-0003-8346-0343https://orcid.org/0000-0001-6978-864X47b08edb-d073-470e-8829-600879b060e22023-09-12T11:53:51Z2023-09-12T11:53:51Z2023-08-25KARIYADO, Fernanda Ayumi. A contação de histórias na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18538.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18538The present research, of a qualitative and bibliographic nature, proposes to analyze and understand the studies about the learning of children in Early Childhood Education based on storytelling, seeking an answer to the following problem question: What, and in what ways do children learn from storytelling? The work also seeks to answer questions arising from the main one: What is the origin of storytelling? How is the moment of storytelling in Early Childhood Education? The work begins with a historical presentation on storytelling, which showed that it is an ancient practice carried out since Prehistory. In sequence, a storytelling itinerary is presented that explores the necessary preparation on the part of the teacher-teller before telling a story, the moment in which the practice takes place, and the reflections made after the meeting. It was possible to conclude that storytelling has the capacity to develop different types of learning in the child in the context of Early Childhood Education, including the awakening of customs and values, the development of orality, and facilitation in the teaching and learning process.A presente pesquisa, de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico, se propõe a analisar e compreender os estudos acerca dos aprendizados das crianças na Educação Infantil a partir da contação de histórias, buscando resposta para a seguinte questão problema: O que, e de quais formas as crianças aprendem com a contação de histórias? O trabalho também procura responder a questões decorrentes da principal: Qual a origem da contação de histórias? Como se dá o momento da contação de histórias na Educação Infantil? O trabalho inicia por uma apresentação histórica sobre a contação de histórias, que evidenciou ser ela uma prática milenar exercida desde a Pré-História. Em sequência, é apresentado um itinerário da contação de histórias, que explora o preparo necessário por parte da professora-contadora antes de contar uma história, o momento em que a prática acontece, e as reflexões feitas após o encontro. Foi possível concluir que a contação de histórias tem capacidade de desenvolver diversos aprendizados na criança no contexto da Educação Infantil, entre eles o despertar de costumes e valores, o desenvolvimento da oralidade, e a facilitação no processo de ensino e aprendizagem.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessContação de históriaStorytellingAprendizagemLearningEducação infantilEarly childhood educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA contação de histórias na Educação InfantilThe storytelling in Early Childhood Educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALKariyado_TCC 2023.pdfKariyado_TCC 2023.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf786759https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18538/1/Kariyado_TCC%202023.pdfb0f6eab27787927bc7400bb2630625a9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18538/2/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD52TEXTKariyado_TCC 2023.pdf.txtKariyado_TCC 2023.pdf.txtExtracted texttext/plain84202https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18538/3/Kariyado_TCC%202023.pdf.txt53bede544c218d8a235dcd67667ec77dMD53ufscar/185382024-05-14 18:31:59.463oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/18538Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:31:59Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A contação de histórias na Educação Infantil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The storytelling in Early Childhood Education
title A contação de histórias na Educação Infantil
spellingShingle A contação de histórias na Educação Infantil
Kariyado, Fernanda Ayumi
Contação de história
Storytelling
Aprendizagem
Learning
Educação infantil
Early childhood education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A contação de histórias na Educação Infantil
title_full A contação de histórias na Educação Infantil
title_fullStr A contação de histórias na Educação Infantil
title_full_unstemmed A contação de histórias na Educação Infantil
title_sort A contação de histórias na Educação Infantil
author Kariyado, Fernanda Ayumi
author_facet Kariyado, Fernanda Ayumi
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3066380673015189
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0003-8346-0343
dc.contributor.advisor1orcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6978-864X
dc.contributor.author.fl_str_mv Kariyado, Fernanda Ayumi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5697508831302188
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 47b08edb-d073-470e-8829-600879b060e2
contributor_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de história
Storytelling
Aprendizagem
topic Contação de história
Storytelling
Aprendizagem
Learning
Educação infantil
Early childhood education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Educação infantil
Early childhood education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description The present research, of a qualitative and bibliographic nature, proposes to analyze and understand the studies about the learning of children in Early Childhood Education based on storytelling, seeking an answer to the following problem question: What, and in what ways do children learn from storytelling? The work also seeks to answer questions arising from the main one: What is the origin of storytelling? How is the moment of storytelling in Early Childhood Education? The work begins with a historical presentation on storytelling, which showed that it is an ancient practice carried out since Prehistory. In sequence, a storytelling itinerary is presented that explores the necessary preparation on the part of the teacher-teller before telling a story, the moment in which the practice takes place, and the reflections made after the meeting. It was possible to conclude that storytelling has the capacity to develop different types of learning in the child in the context of Early Childhood Education, including the awakening of customs and values, the development of orality, and facilitation in the teaching and learning process.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T11:53:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-12T11:53:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KARIYADO, Fernanda Ayumi. A contação de histórias na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18538.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18538
identifier_str_mv KARIYADO, Fernanda Ayumi. A contação de histórias na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18538.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18538/1/Kariyado_TCC%202023.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18538/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/18538/3/Kariyado_TCC%202023.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b0f6eab27787927bc7400bb2630625a9
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
53bede544c218d8a235dcd67667ec77d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715669240250368