O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5942 |
Resumo: | This project's main goal is propose the application of a Teaching Sequence about how finding the notable points of a triangle, in particular, the circumcenter. Introducing in the sequence geometric objects primaries of Euclidean geometry with the axioms and the theorems necessary to construct the circumcenter. The geometric objects will be built through educational software Geogebra. The teaching of geometry, often present to the end of the textbook, is faced with the difficulty of the students to manipulate instruments as ruler, protractor and compass. On the other hand, the fascination of students by computers facilitates the use of geometric softwares. The sum of these factors, have inspired this project. Based on the methodology of the didactic engineering I intend to show the construction steps of mathematical knowing from the student's research experimenting, visualizing, conjecturing, generalizing even demonstrating the mathematical basement in this context. |
id |
SCAR_2359d8b343022a7f80f5dc10e31820cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5942 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Kitaoka, Alessandra de CarvalhoBarros, Tomas Edsonhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1e114cb4a-d5f3-4a30-bb87-222f64a8972b2016-06-02T20:29:23Z2013-09-132016-06-02T20:29:23Z2013-08-16KITAOKA, Alessandra de Carvalho. O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5942This project's main goal is propose the application of a Teaching Sequence about how finding the notable points of a triangle, in particular, the circumcenter. Introducing in the sequence geometric objects primaries of Euclidean geometry with the axioms and the theorems necessary to construct the circumcenter. The geometric objects will be built through educational software Geogebra. The teaching of geometry, often present to the end of the textbook, is faced with the difficulty of the students to manipulate instruments as ruler, protractor and compass. On the other hand, the fascination of students by computers facilitates the use of geometric softwares. The sum of these factors, have inspired this project. Based on the methodology of the didactic engineering I intend to show the construction steps of mathematical knowing from the student's research experimenting, visualizing, conjecturing, generalizing even demonstrating the mathematical basement in this context.O presente trabalho objetiva relatar a aplicação de uma Sequência Didática sobre como encontrar os pontos notáveis de um triângulo, em particular o circuncentro, apresento na sequência entes geométricos primários da geometria euclidiana plana junto aos axiomas e teoremas necessários para a construção do circuncentro. Os objetos geométricos serão construídos através do software educacional Geogebra. O ensino da geometria, muitas vezes relegado ao final do livro didático, se depara com a dificuldade que os alunos têm em manipular instrumentos como régua, transferidor e compasso. Por outro lado, o fascínio dos estudantes por computadores facilita a utilização de softwares da Geometria dinâmica. A soma desses fatores, inspirou esse trabalho. Baseado na metodologia da engenharia didática, pretendo mostrar etapas da construção do conhecimento matemático a partir da investigação do aluno, experimentando, visualizando, conjecturando, generalizando e até mesmo demonstrando todo embasamento matemático envolvido nesse contexto.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoGeometriaCircuncentroGeoGebra (Software de computador)Geometria euclidiana planaTriângulosEuclidean geometryTriangleCircumcenterCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1f736f493-7704-489b-b265-0c317b6b5107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5405.pdfapplication/pdf3455845https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/1/5405.pdf749a1a7ca8b7d3b9399b8de99a655175MD51TEXT5405.pdf.txt5405.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/2/5405.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5405.pdf.jpg5405.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6168https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/3/5405.pdf.jpgbdd23729d33f7ecab60eee48467d28acMD53ufscar/59422023-09-18 18:31:37.233oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5942Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria |
title |
O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria |
spellingShingle |
O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria Kitaoka, Alessandra de Carvalho Matemática - estudo e ensino Geometria Circuncentro GeoGebra (Software de computador) Geometria euclidiana plana Triângulos Euclidean geometry Triangle Circumcenter CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria |
title_full |
O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria |
title_fullStr |
O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria |
title_full_unstemmed |
O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria |
title_sort |
O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria |
author |
Kitaoka, Alessandra de Carvalho |
author_facet |
Kitaoka, Alessandra de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kitaoka, Alessandra de Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Tomas Edson |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
e114cb4a-d5f3-4a30-bb87-222f64a8972b |
contributor_str_mv |
Barros, Tomas Edson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Geometria Circuncentro GeoGebra (Software de computador) Geometria euclidiana plana Triângulos |
topic |
Matemática - estudo e ensino Geometria Circuncentro GeoGebra (Software de computador) Geometria euclidiana plana Triângulos Euclidean geometry Triangle Circumcenter CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Euclidean geometry Triangle Circumcenter |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This project's main goal is propose the application of a Teaching Sequence about how finding the notable points of a triangle, in particular, the circumcenter. Introducing in the sequence geometric objects primaries of Euclidean geometry with the axioms and the theorems necessary to construct the circumcenter. The geometric objects will be built through educational software Geogebra. The teaching of geometry, often present to the end of the textbook, is faced with the difficulty of the students to manipulate instruments as ruler, protractor and compass. On the other hand, the fascination of students by computers facilitates the use of geometric softwares. The sum of these factors, have inspired this project. Based on the methodology of the didactic engineering I intend to show the construction steps of mathematical knowing from the student's research experimenting, visualizing, conjecturing, generalizing even demonstrating the mathematical basement in this context. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-13 2016-06-02T20:29:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:29:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KITAOKA, Alessandra de Carvalho. O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5942 |
identifier_str_mv |
KITAOKA, Alessandra de Carvalho. O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
f736f493-7704-489b-b265-0c317b6b5107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/1/5405.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/2/5405.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/3/5405.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
749a1a7ca8b7d3b9399b8de99a655175 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e bdd23729d33f7ecab60eee48467d28ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715547752235008 |