O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kitaoka, Alessandra de Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5942
Resumo: This project's main goal is propose the application of a Teaching Sequence about how finding the notable points of a triangle, in particular, the circumcenter. Introducing in the sequence geometric objects primaries of Euclidean geometry with the axioms and the theorems necessary to construct the circumcenter. The geometric objects will be built through educational software Geogebra. The teaching of geometry, often present to the end of the textbook, is faced with the difficulty of the students to manipulate instruments as ruler, protractor and compass. On the other hand, the fascination of students by computers facilitates the use of geometric softwares. The sum of these factors, have inspired this project. Based on the methodology of the didactic engineering I intend to show the construction steps of mathematical knowing from the student's research experimenting, visualizing, conjecturing, generalizing even demonstrating the mathematical basement in this context.
id SCAR_2359d8b343022a7f80f5dc10e31820cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5942
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Kitaoka, Alessandra de CarvalhoBarros, Tomas Edsonhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1e114cb4a-d5f3-4a30-bb87-222f64a8972b2016-06-02T20:29:23Z2013-09-132016-06-02T20:29:23Z2013-08-16KITAOKA, Alessandra de Carvalho. O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5942This project's main goal is propose the application of a Teaching Sequence about how finding the notable points of a triangle, in particular, the circumcenter. Introducing in the sequence geometric objects primaries of Euclidean geometry with the axioms and the theorems necessary to construct the circumcenter. The geometric objects will be built through educational software Geogebra. The teaching of geometry, often present to the end of the textbook, is faced with the difficulty of the students to manipulate instruments as ruler, protractor and compass. On the other hand, the fascination of students by computers facilitates the use of geometric softwares. The sum of these factors, have inspired this project. Based on the methodology of the didactic engineering I intend to show the construction steps of mathematical knowing from the student's research experimenting, visualizing, conjecturing, generalizing even demonstrating the mathematical basement in this context.O presente trabalho objetiva relatar a aplicação de uma Sequência Didática sobre como encontrar os pontos notáveis de um triângulo, em particular o circuncentro, apresento na sequência entes geométricos primários da geometria euclidiana plana junto aos axiomas e teoremas necessários para a construção do circuncentro. Os objetos geométricos serão construídos através do software educacional Geogebra. O ensino da geometria, muitas vezes relegado ao final do livro didático, se depara com a dificuldade que os alunos têm em manipular instrumentos como régua, transferidor e compasso. Por outro lado, o fascínio dos estudantes por computadores facilita a utilização de softwares da Geometria dinâmica. A soma desses fatores, inspirou esse trabalho. Baseado na metodologia da engenharia didática, pretendo mostrar etapas da construção do conhecimento matemático a partir da investigação do aluno, experimentando, visualizando, conjecturando, generalizando e até mesmo demonstrando todo embasamento matemático envolvido nesse contexto.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoGeometriaCircuncentroGeoGebra (Software de computador)Geometria euclidiana planaTriângulosEuclidean geometryTriangleCircumcenterCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1f736f493-7704-489b-b265-0c317b6b5107info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5405.pdfapplication/pdf3455845https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/1/5405.pdf749a1a7ca8b7d3b9399b8de99a655175MD51TEXT5405.pdf.txt5405.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/2/5405.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5405.pdf.jpg5405.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6168https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/3/5405.pdf.jpgbdd23729d33f7ecab60eee48467d28acMD53ufscar/59422023-09-18 18:31:37.233oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5942Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
title O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
spellingShingle O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
Kitaoka, Alessandra de Carvalho
Matemática - estudo e ensino
Geometria
Circuncentro
GeoGebra (Software de computador)
Geometria euclidiana plana
Triângulos
Euclidean geometry
Triangle
Circumcenter
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
title_full O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
title_fullStr O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
title_full_unstemmed O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
title_sort O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria
author Kitaoka, Alessandra de Carvalho
author_facet Kitaoka, Alessandra de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kitaoka, Alessandra de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Tomas Edson
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781685A1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv e114cb4a-d5f3-4a30-bb87-222f64a8972b
contributor_str_mv Barros, Tomas Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Geometria
Circuncentro
GeoGebra (Software de computador)
Geometria euclidiana plana
Triângulos
topic Matemática - estudo e ensino
Geometria
Circuncentro
GeoGebra (Software de computador)
Geometria euclidiana plana
Triângulos
Euclidean geometry
Triangle
Circumcenter
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Euclidean geometry
Triangle
Circumcenter
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This project's main goal is propose the application of a Teaching Sequence about how finding the notable points of a triangle, in particular, the circumcenter. Introducing in the sequence geometric objects primaries of Euclidean geometry with the axioms and the theorems necessary to construct the circumcenter. The geometric objects will be built through educational software Geogebra. The teaching of geometry, often present to the end of the textbook, is faced with the difficulty of the students to manipulate instruments as ruler, protractor and compass. On the other hand, the fascination of students by computers facilitates the use of geometric softwares. The sum of these factors, have inspired this project. Based on the methodology of the didactic engineering I intend to show the construction steps of mathematical knowing from the student's research experimenting, visualizing, conjecturing, generalizing even demonstrating the mathematical basement in this context.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-13
2016-06-02T20:29:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:29:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KITAOKA, Alessandra de Carvalho. O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5942
identifier_str_mv KITAOKA, Alessandra de Carvalho. O uso de tecnologias como ferramenta de apoio às aulas de geometria. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv f736f493-7704-489b-b265-0c317b6b5107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/1/5405.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/2/5405.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5942/3/5405.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 749a1a7ca8b7d3b9399b8de99a655175
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bdd23729d33f7ecab60eee48467d28ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715547752235008