Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064 |
Resumo: | In this work we present a suggestion of approach and teaching practice on topics in financial mathematics, such as percentage, centesimal ratio, percentage variation, simple interest and compound interest, to be applied in Elementary School, especially in the 9th year, using methodologies with technological resources. The main objective of this work is to show that it is possible to enrich the teaching-learning process of Financial Mathematics through didactic sequences that make use of active methodologies and interactions mediated by simple and free technologies. As an end product of this work, we offer an activity proposal entitled "Vendendo Brigadeiros" and two didactic sequence suggestions that are "Aprendendo com planilhas eletrônicas" and "Aprendendo com a plaforma Scratch". |
id |
SCAR_26b2e2a517023e9670dc80dedf4874cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14064 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Prado, João Paulo Sanchez de AlmeidaCaetano, Paulo Antônio Silvanihttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994http://lattes.cnpq.br/25021463573049078b223829-21c2-4149-a607-ac969e60b6f82021-04-01T14:10:32Z2021-04-01T14:10:32Z2021-02-19PRADO, João Paulo Sanchez de Almeida. Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064In this work we present a suggestion of approach and teaching practice on topics in financial mathematics, such as percentage, centesimal ratio, percentage variation, simple interest and compound interest, to be applied in Elementary School, especially in the 9th year, using methodologies with technological resources. The main objective of this work is to show that it is possible to enrich the teaching-learning process of Financial Mathematics through didactic sequences that make use of active methodologies and interactions mediated by simple and free technologies. As an end product of this work, we offer an activity proposal entitled "Vendendo Brigadeiros" and two didactic sequence suggestions that are "Aprendendo com planilhas eletrônicas" and "Aprendendo com a plaforma Scratch".Neste trabalho apresentamos uma sugestão de abordagem e de prática docente sobre tópicos da Matemática Financeira, tais como porcentagem, razão centesimal, variação percentual, juro simples e juro composto, para ser aplicada no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano, fazendo uso de metodologias lúdicas e de recursos tecnológicos. O principal objetivo desse trabalho é mostrar que é possível enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira através de sequências didáticas que fazem uso de metodologias ativas e interações mediadas por tecnologias simples e gratuitas. Oferecemos como produto final desse trabalho uma proposta de atividade intitulada “Vendendo Brigadeiros” e duas sugestões de sequência didática que são “Aprendendo com planilhas eletrônicas” e “Aprendendo com a Plataforma Scratch”.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: código de financiamento - 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMatemática financeiraSequência didáticaEnsino fundamentalFinancial mathDidatic sequenceElementary schoolCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRAUma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamentalA proposal for a financial mathematics approach in fundamental educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisbaa0865f-7fce-4ef8-bd2e-9eab339f0063reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALPROFMAT - TCC - VERSÃO FINAL - JOÃO PAULO SANCHEZ DE ALMEIDA PRADO.pdfPROFMAT - TCC - VERSÃO FINAL - JOÃO PAULO SANCHEZ DE ALMEIDA PRADO.pdfapplication/pdf6508209https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/1/PROFMAT%20-%20TCC%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20-%20JO%c3%83O%20PAULO%20SANCHEZ%20DE%20ALMEIDA%20PRADO.pdf79d69e5519a81e2c4c3d82ba43f6d32dMD51carta-comprovante.pdfcarta-comprovante.pdfapplication/pdf111289https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/2/carta-comprovante.pdf47325e2d210c1194273e43e221955134MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTPROFMAT - TCC - VERSÃO FINAL - JOÃO PAULO SANCHEZ DE ALMEIDA PRADO.pdf.txtPROFMAT - TCC - VERSÃO FINAL - JOÃO PAULO SANCHEZ DE ALMEIDA PRADO.pdf.txtExtracted texttext/plain157272https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/4/PROFMAT%20-%20TCC%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20-%20JO%c3%83O%20PAULO%20SANCHEZ%20DE%20ALMEIDA%20PRADO.pdf.txt7d29e597665ea1d436af9013f6540026MD54carta-comprovante.pdf.txtcarta-comprovante.pdf.txtExtracted texttext/plain1468https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/6/carta-comprovante.pdf.txt2bf8ded69822b9c89c01da6254632ed7MD56THUMBNAILPROFMAT - TCC - VERSÃO FINAL - JOÃO PAULO SANCHEZ DE ALMEIDA PRADO.pdf.jpgPROFMAT - TCC - VERSÃO FINAL - JOÃO PAULO SANCHEZ DE ALMEIDA PRADO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6913https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/5/PROFMAT%20-%20TCC%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20-%20JO%c3%83O%20PAULO%20SANCHEZ%20DE%20ALMEIDA%20PRADO.pdf.jpgb69a2edc96ac1783d0b1ae9d1f4d6dabMD55carta-comprovante.pdf.jpgcarta-comprovante.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13238https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/7/carta-comprovante.pdf.jpgbad70d551b582f5d7481e7047270ee92MD57ufscar/140642024-01-30 14:05:10.337oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14064Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-01-30T14:05:10Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
A proposal for a financial mathematics approach in fundamental education |
title |
Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental Prado, João Paulo Sanchez de Almeida Matemática financeira Sequência didática Ensino fundamental Financial math Didatic sequence Elementary school CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA |
title_short |
Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental |
title_full |
Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental |
title_sort |
Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental |
author |
Prado, João Paulo Sanchez de Almeida |
author_facet |
Prado, João Paulo Sanchez de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2502146357304907 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, João Paulo Sanchez de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caetano, Paulo Antônio Silvani |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0370219014539994 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
8b223829-21c2-4149-a607-ac969e60b6f8 |
contributor_str_mv |
Caetano, Paulo Antônio Silvani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática financeira Sequência didática Ensino fundamental |
topic |
Matemática financeira Sequência didática Ensino fundamental Financial math Didatic sequence Elementary school CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Financial math Didatic sequence Elementary school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA |
description |
In this work we present a suggestion of approach and teaching practice on topics in financial mathematics, such as percentage, centesimal ratio, percentage variation, simple interest and compound interest, to be applied in Elementary School, especially in the 9th year, using methodologies with technological resources. The main objective of this work is to show that it is possible to enrich the teaching-learning process of Financial Mathematics through didactic sequences that make use of active methodologies and interactions mediated by simple and free technologies. As an end product of this work, we offer an activity proposal entitled "Vendendo Brigadeiros" and two didactic sequence suggestions that are "Aprendendo com planilhas eletrônicas" and "Aprendendo com a plaforma Scratch". |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-01T14:10:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-01T14:10:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PRADO, João Paulo Sanchez de Almeida. Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064 |
identifier_str_mv |
PRADO, João Paulo Sanchez de Almeida. Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
baa0865f-7fce-4ef8-bd2e-9eab339f0063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/1/PROFMAT%20-%20TCC%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20-%20JO%c3%83O%20PAULO%20SANCHEZ%20DE%20ALMEIDA%20PRADO.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/2/carta-comprovante.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/4/PROFMAT%20-%20TCC%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20-%20JO%c3%83O%20PAULO%20SANCHEZ%20DE%20ALMEIDA%20PRADO.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/6/carta-comprovante.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/5/PROFMAT%20-%20TCC%20-%20VERS%c3%83O%20FINAL%20-%20JO%c3%83O%20PAULO%20SANCHEZ%20DE%20ALMEIDA%20PRADO.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14064/7/carta-comprovante.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79d69e5519a81e2c4c3d82ba43f6d32d 47325e2d210c1194273e43e221955134 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7d29e597665ea1d436af9013f6540026 2bf8ded69822b9c89c01da6254632ed7 b69a2edc96ac1783d0b1ae9d1f4d6dab bad70d551b582f5d7481e7047270ee92 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136388098850816 |