O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hermes Talles dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752
Resumo: The seminar, a discursive activity predominantly oral and a literacy practice, is a genre of discourse usually used in the academic community as a method of student assessment, which receives peculiar shapes, according to the area of knowledge that it takes place. In this context, first-year university students often participate in this activity intuitively. Based on the social-interactionist and socio-rhetorical language studies, and through qualitative research method we followed the oral presentations of new incoming undergraduate students, who belong to three distinct areas of knowledge (Agricultural Science, Exact Science and Humanities Science) of a public university in the State of São Paulo, with the purpose of examining how university students acquire the discursive seminar gender. By the analysis of audio and image recordings of the students‟ presentations, semi-structured interviews withteachers, field notes and journal, we concluded that students acquire this discursive activity based on oral presentations previously known or following other literacies practices presented in the academic context.
id SCAR_27908cdc1210656e1b3137056536041e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5752
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Santos, Hermes Talles dosMartins, Maria Sílvia Cintrahttp://lattes.cnpq.br/9241992645160356http://lattes.cnpq.br/5472419000112053ffcfdc19-bc79-4e9f-91de-a73b3d0c47272016-06-02T20:25:15Z2012-12-132016-06-02T20:25:15Z2012-02-16https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752The seminar, a discursive activity predominantly oral and a literacy practice, is a genre of discourse usually used in the academic community as a method of student assessment, which receives peculiar shapes, according to the area of knowledge that it takes place. In this context, first-year university students often participate in this activity intuitively. Based on the social-interactionist and socio-rhetorical language studies, and through qualitative research method we followed the oral presentations of new incoming undergraduate students, who belong to three distinct areas of knowledge (Agricultural Science, Exact Science and Humanities Science) of a public university in the State of São Paulo, with the purpose of examining how university students acquire the discursive seminar gender. By the analysis of audio and image recordings of the students‟ presentations, semi-structured interviews withteachers, field notes and journal, we concluded that students acquire this discursive activity based on oral presentations previously known or following other literacies practices presented in the academic context.O seminário, atividade discursiva preponderantemente oral e prática letrada, é um gênero do discurso usualmente empregado na comunidade acadêmica brasileira como método de avaliação estudantil e que assume formatos peculiares, de acordo com a área do saber em que se realiza. Nesse contexto, estudantes recém-ingressos na universidade muitas vezes participam dessa atividade de forma intuitiva. Com base nos estudos linguísticos sociointeracionistas e sociorretóricos, e por meio do método de pesquisa qualitativo acompanhamos apresentações expositivas de estudantes recém-ingressos na academia, pertencentes a três áreas distintas do saber (Ciências Agrárias, Exatas e Humanas) de uma universidade pública do interior paulista, com o objetivo de analisar de que modo esses universitários de apropriam do gênero seminário. Mediante a análise de gravações de áudio e imagem de apresentações realizadas pelos estudantes, entrevistas semiestruturadas realizadas com professores, notas e diário de campo, concluímos que os estudantes se apropriam de tal atividade discursiva, baseando-se em práticas letradas de exposição oral por eles conhecidas ou pautando-se em gêneros presentes no contexto acadêmico.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLíngua e linguagem - estudo e ensinoGêneros discursivosSemináriosEnsino - aprendizagemLetramentoExposição oral, Ensino-aprendizagem de língua maternaContexto acadêmicoSpeech genresSeminar, Oral presentationPortuguese teaching and learningUniversity settingLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1ebf23b74-90c8-482f-a084-ac17a3eafc19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4743.pdfapplication/pdf1215681https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/1/4743.pdf4422300d0b07c05dd1bfa96d9f3767acMD51TEXT4743.pdf.txt4743.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/2/4743.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4743.pdf.jpg4743.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6402https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/3/4743.pdf.jpg571358f8e9ba1452d83bcdb342fff8dfMD53ufscar/57522023-09-18 18:31:37.115oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5752Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
title O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
spellingShingle O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
Santos, Hermes Talles dos
Língua e linguagem - estudo e ensino
Gêneros discursivos
Seminários
Ensino - aprendizagem
Letramento
Exposição oral, Ensino-aprendizagem de língua materna
Contexto acadêmico
Speech genres
Seminar, Oral presentation
Portuguese teaching and learning
University setting
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
title_full O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
title_fullStr O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
title_full_unstemmed O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
title_sort O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
author Santos, Hermes Talles dos
author_facet Santos, Hermes Talles dos
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5472419000112053
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hermes Talles dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Maria Sílvia Cintra
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9241992645160356
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ffcfdc19-bc79-4e9f-91de-a73b3d0c4727
contributor_str_mv Martins, Maria Sílvia Cintra
dc.subject.por.fl_str_mv Língua e linguagem - estudo e ensino
Gêneros discursivos
Seminários
Ensino - aprendizagem
Letramento
Exposição oral, Ensino-aprendizagem de língua materna
Contexto acadêmico
topic Língua e linguagem - estudo e ensino
Gêneros discursivos
Seminários
Ensino - aprendizagem
Letramento
Exposição oral, Ensino-aprendizagem de língua materna
Contexto acadêmico
Speech genres
Seminar, Oral presentation
Portuguese teaching and learning
University setting
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Speech genres
Seminar, Oral presentation
Portuguese teaching and learning
University setting
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The seminar, a discursive activity predominantly oral and a literacy practice, is a genre of discourse usually used in the academic community as a method of student assessment, which receives peculiar shapes, according to the area of knowledge that it takes place. In this context, first-year university students often participate in this activity intuitively. Based on the social-interactionist and socio-rhetorical language studies, and through qualitative research method we followed the oral presentations of new incoming undergraduate students, who belong to three distinct areas of knowledge (Agricultural Science, Exact Science and Humanities Science) of a public university in the State of São Paulo, with the purpose of examining how university students acquire the discursive seminar gender. By the analysis of audio and image recordings of the students‟ presentations, semi-structured interviews withteachers, field notes and journal, we concluded that students acquire this discursive activity based on oral presentations previously known or following other literacies practices presented in the academic context.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-13
2016-06-02T20:25:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:25:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv ebf23b74-90c8-482f-a084-ac17a3eafc19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/1/4743.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/2/4743.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/3/4743.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4422300d0b07c05dd1bfa96d9f3767ac
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
571358f8e9ba1452d83bcdb342fff8df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715546424737792