O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752 |
Resumo: | The seminar, a discursive activity predominantly oral and a literacy practice, is a genre of discourse usually used in the academic community as a method of student assessment, which receives peculiar shapes, according to the area of knowledge that it takes place. In this context, first-year university students often participate in this activity intuitively. Based on the social-interactionist and socio-rhetorical language studies, and through qualitative research method we followed the oral presentations of new incoming undergraduate students, who belong to three distinct areas of knowledge (Agricultural Science, Exact Science and Humanities Science) of a public university in the State of São Paulo, with the purpose of examining how university students acquire the discursive seminar gender. By the analysis of audio and image recordings of the students‟ presentations, semi-structured interviews withteachers, field notes and journal, we concluded that students acquire this discursive activity based on oral presentations previously known or following other literacies practices presented in the academic context. |
id |
SCAR_27908cdc1210656e1b3137056536041e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5752 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Santos, Hermes Talles dosMartins, Maria Sílvia Cintrahttp://lattes.cnpq.br/9241992645160356http://lattes.cnpq.br/5472419000112053ffcfdc19-bc79-4e9f-91de-a73b3d0c47272016-06-02T20:25:15Z2012-12-132016-06-02T20:25:15Z2012-02-16https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752The seminar, a discursive activity predominantly oral and a literacy practice, is a genre of discourse usually used in the academic community as a method of student assessment, which receives peculiar shapes, according to the area of knowledge that it takes place. In this context, first-year university students often participate in this activity intuitively. Based on the social-interactionist and socio-rhetorical language studies, and through qualitative research method we followed the oral presentations of new incoming undergraduate students, who belong to three distinct areas of knowledge (Agricultural Science, Exact Science and Humanities Science) of a public university in the State of São Paulo, with the purpose of examining how university students acquire the discursive seminar gender. By the analysis of audio and image recordings of the students‟ presentations, semi-structured interviews withteachers, field notes and journal, we concluded that students acquire this discursive activity based on oral presentations previously known or following other literacies practices presented in the academic context.O seminário, atividade discursiva preponderantemente oral e prática letrada, é um gênero do discurso usualmente empregado na comunidade acadêmica brasileira como método de avaliação estudantil e que assume formatos peculiares, de acordo com a área do saber em que se realiza. Nesse contexto, estudantes recém-ingressos na universidade muitas vezes participam dessa atividade de forma intuitiva. Com base nos estudos linguísticos sociointeracionistas e sociorretóricos, e por meio do método de pesquisa qualitativo acompanhamos apresentações expositivas de estudantes recém-ingressos na academia, pertencentes a três áreas distintas do saber (Ciências Agrárias, Exatas e Humanas) de uma universidade pública do interior paulista, com o objetivo de analisar de que modo esses universitários de apropriam do gênero seminário. Mediante a análise de gravações de áudio e imagem de apresentações realizadas pelos estudantes, entrevistas semiestruturadas realizadas com professores, notas e diário de campo, concluímos que os estudantes se apropriam de tal atividade discursiva, baseando-se em práticas letradas de exposição oral por eles conhecidas ou pautando-se em gêneros presentes no contexto acadêmico.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLUFSCarBRLíngua e linguagem - estudo e ensinoGêneros discursivosSemináriosEnsino - aprendizagemLetramentoExposição oral, Ensino-aprendizagem de língua maternaContexto acadêmicoSpeech genresSeminar, Oral presentationPortuguese teaching and learningUniversity settingLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1ebf23b74-90c8-482f-a084-ac17a3eafc19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4743.pdfapplication/pdf1215681https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/1/4743.pdf4422300d0b07c05dd1bfa96d9f3767acMD51TEXT4743.pdf.txt4743.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/2/4743.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4743.pdf.jpg4743.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6402https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/3/4743.pdf.jpg571358f8e9ba1452d83bcdb342fff8dfMD53ufscar/57522023-09-18 18:31:37.115oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5752Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário |
title |
O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário |
spellingShingle |
O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário Santos, Hermes Talles dos Língua e linguagem - estudo e ensino Gêneros discursivos Seminários Ensino - aprendizagem Letramento Exposição oral, Ensino-aprendizagem de língua materna Contexto acadêmico Speech genres Seminar, Oral presentation Portuguese teaching and learning University setting LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário |
title_full |
O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário |
title_fullStr |
O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário |
title_full_unstemmed |
O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário |
title_sort |
O processo de apropriação do gênero seminário por estudantes recém-ingressos no contexto universitário |
author |
Santos, Hermes Talles dos |
author_facet |
Santos, Hermes Talles dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5472419000112053 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Hermes Talles dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Maria Sílvia Cintra |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9241992645160356 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
ffcfdc19-bc79-4e9f-91de-a73b3d0c4727 |
contributor_str_mv |
Martins, Maria Sílvia Cintra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua e linguagem - estudo e ensino Gêneros discursivos Seminários Ensino - aprendizagem Letramento Exposição oral, Ensino-aprendizagem de língua materna Contexto acadêmico |
topic |
Língua e linguagem - estudo e ensino Gêneros discursivos Seminários Ensino - aprendizagem Letramento Exposição oral, Ensino-aprendizagem de língua materna Contexto acadêmico Speech genres Seminar, Oral presentation Portuguese teaching and learning University setting LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Speech genres Seminar, Oral presentation Portuguese teaching and learning University setting |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The seminar, a discursive activity predominantly oral and a literacy practice, is a genre of discourse usually used in the academic community as a method of student assessment, which receives peculiar shapes, according to the area of knowledge that it takes place. In this context, first-year university students often participate in this activity intuitively. Based on the social-interactionist and socio-rhetorical language studies, and through qualitative research method we followed the oral presentations of new incoming undergraduate students, who belong to three distinct areas of knowledge (Agricultural Science, Exact Science and Humanities Science) of a public university in the State of São Paulo, with the purpose of examining how university students acquire the discursive seminar gender. By the analysis of audio and image recordings of the students‟ presentations, semi-structured interviews withteachers, field notes and journal, we concluded that students acquire this discursive activity based on oral presentations previously known or following other literacies practices presented in the academic context. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-12-13 2016-06-02T20:25:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:25:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752 |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ebf23b74-90c8-482f-a084-ac17a3eafc19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/1/4743.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/2/4743.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5752/3/4743.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4422300d0b07c05dd1bfa96d9f3767ac d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 571358f8e9ba1452d83bcdb342fff8df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715546424737792 |