Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856
Resumo: Knowing that, among other factors, the packaging exerts great influence on the intention to purchase food products, this study investigated whether the antioxidant active packaging can be determinant in the consumer's decision to purchase the product or not. Qualitative research was carried out, by means of a free-access form, disseminated in social networks and by e-mail, to map the consumer behavior in relation to the consumption of products packaged in antioxidant systems. It was found that, of the 141 responses obtained, 55 consumers (39% of the sample population) have individual monthly income between one and two minimum wages, and only 21.3% of the respondents were aware of the antioxidant packaging. Thus, it was evident that the factor of price increase in food products with this technology was the main deterrent in the purchase decision, however, the little knowledge of the population about antioxidant packaging and its functions also made it difficult to consider buying food products packaged with antioxidant technology.
id SCAR_2c457654e193af38fb5f7f2fd0d94707
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16856
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires daOtoni, Caio Gomidehttp://lattes.cnpq.br/9403804691367376e7b11022-ec92-493b-9be9-7cebac83450c2022-10-14T07:53:55Z2022-10-14T07:53:55Z2022-09-15SILVA JÚNIOR, Hélio Álvaro Pires da. Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856Knowing that, among other factors, the packaging exerts great influence on the intention to purchase food products, this study investigated whether the antioxidant active packaging can be determinant in the consumer's decision to purchase the product or not. Qualitative research was carried out, by means of a free-access form, disseminated in social networks and by e-mail, to map the consumer behavior in relation to the consumption of products packaged in antioxidant systems. It was found that, of the 141 responses obtained, 55 consumers (39% of the sample population) have individual monthly income between one and two minimum wages, and only 21.3% of the respondents were aware of the antioxidant packaging. Thus, it was evident that the factor of price increase in food products with this technology was the main deterrent in the purchase decision, however, the little knowledge of the population about antioxidant packaging and its functions also made it difficult to consider buying food products packaged with antioxidant technology.Sabendo que, dentre outros fatores, a embalagem exerce grande influência na intenção de compra de produtos do gênero alimentício, investigou-se as embalagens ativas do tipo antioxidante podem ser determinantes na decisão do consumidor em adquirir ou não o produto. Realizou-se, uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um formulário de acesso livre, divulgado em redes sociais e por e-mail para mapear o comportamento do consumidor em relação ao consumo de produtos embalados em sistemas antioxidantes. Verificou-se que, das 141 respostas obtidas, 55 consumidores (39% da população amostral) possuem renda mensal individual entre um e dois salários-mínimos, e apenas 21,3% dos respondentes conheciam de fato as embalagens antioxidantes. Dessa forma, foi evidenciado que, o fator aumento de preço em produtos alimentares com essa tecnologia era o principal impeditivo na decisão de compra, entretanto, o pouco conhecimento da população quanto as embalagens antioxidantes e suas funções também dificultava a consideração de comprar produtos alimentares embalados com a tecnologia antioxidante.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEngenharia de Materiais - EMaUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDecisão de compraEmbalagem ativaEmbalagem antioxidanteIntenção de compraEmbalagemPurchase decisionActive packagingAntioxidant packagingIntention to buyPackagingENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOSCIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARESEmbalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentíciosAntioxidant packaging as booster of purchase intention for food productsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ea3add03-8f33-4a32-8ed6-ab06d15770b8reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdfHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdfapplication/pdf15208260https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/1/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf11d0b7d74cd7aaff93412e7299f28379MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdf.txtHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain53https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/3/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf.txt31ceea13eeddff875e44ad97b9a47e1bMD53THUMBNAILHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdf.jpgHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7465https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/4/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf.jpg7fa5c8c2bb97a1954be83aa36f9eeda4MD54ufscar/168562023-09-18 18:32:33.445oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16856Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:33Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Antioxidant packaging as booster of purchase intention for food products
title Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
spellingShingle Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da
Decisão de compra
Embalagem ativa
Embalagem antioxidante
Intenção de compra
Embalagem
Purchase decision
Active packaging
Antioxidant packaging
Intention to buy
Packaging
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS
CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES
title_short Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
title_full Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
title_fullStr Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
title_full_unstemmed Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
title_sort Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
author Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da
author_facet Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Otoni, Caio Gomide
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9403804691367376
dc.contributor.authorID.fl_str_mv e7b11022-ec92-493b-9be9-7cebac83450c
contributor_str_mv Otoni, Caio Gomide
dc.subject.por.fl_str_mv Decisão de compra
Embalagem ativa
Embalagem antioxidante
Intenção de compra
Embalagem
topic Decisão de compra
Embalagem ativa
Embalagem antioxidante
Intenção de compra
Embalagem
Purchase decision
Active packaging
Antioxidant packaging
Intention to buy
Packaging
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS
CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES
dc.subject.eng.fl_str_mv Purchase decision
Active packaging
Antioxidant packaging
Intention to buy
Packaging
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS
CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES
description Knowing that, among other factors, the packaging exerts great influence on the intention to purchase food products, this study investigated whether the antioxidant active packaging can be determinant in the consumer's decision to purchase the product or not. Qualitative research was carried out, by means of a free-access form, disseminated in social networks and by e-mail, to map the consumer behavior in relation to the consumption of products packaged in antioxidant systems. It was found that, of the 141 responses obtained, 55 consumers (39% of the sample population) have individual monthly income between one and two minimum wages, and only 21.3% of the respondents were aware of the antioxidant packaging. Thus, it was evident that the factor of price increase in food products with this technology was the main deterrent in the purchase decision, however, the little knowledge of the population about antioxidant packaging and its functions also made it difficult to consider buying food products packaged with antioxidant technology.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-14T07:53:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-14T07:53:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, Hélio Álvaro Pires da. Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, Hélio Álvaro Pires da. Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ea3add03-8f33-4a32-8ed6-ab06d15770b8
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Engenharia de Materiais - EMa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Engenharia de Materiais - EMa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/1/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/3/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/4/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 11d0b7d74cd7aaff93412e7299f28379
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
31ceea13eeddff875e44ad97b9a47e1b
7fa5c8c2bb97a1954be83aa36f9eeda4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715654752075776