Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856 |
Resumo: | Knowing that, among other factors, the packaging exerts great influence on the intention to purchase food products, this study investigated whether the antioxidant active packaging can be determinant in the consumer's decision to purchase the product or not. Qualitative research was carried out, by means of a free-access form, disseminated in social networks and by e-mail, to map the consumer behavior in relation to the consumption of products packaged in antioxidant systems. It was found that, of the 141 responses obtained, 55 consumers (39% of the sample population) have individual monthly income between one and two minimum wages, and only 21.3% of the respondents were aware of the antioxidant packaging. Thus, it was evident that the factor of price increase in food products with this technology was the main deterrent in the purchase decision, however, the little knowledge of the population about antioxidant packaging and its functions also made it difficult to consider buying food products packaged with antioxidant technology. |
id |
SCAR_2c457654e193af38fb5f7f2fd0d94707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16856 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires daOtoni, Caio Gomidehttp://lattes.cnpq.br/9403804691367376e7b11022-ec92-493b-9be9-7cebac83450c2022-10-14T07:53:55Z2022-10-14T07:53:55Z2022-09-15SILVA JÚNIOR, Hélio Álvaro Pires da. Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856Knowing that, among other factors, the packaging exerts great influence on the intention to purchase food products, this study investigated whether the antioxidant active packaging can be determinant in the consumer's decision to purchase the product or not. Qualitative research was carried out, by means of a free-access form, disseminated in social networks and by e-mail, to map the consumer behavior in relation to the consumption of products packaged in antioxidant systems. It was found that, of the 141 responses obtained, 55 consumers (39% of the sample population) have individual monthly income between one and two minimum wages, and only 21.3% of the respondents were aware of the antioxidant packaging. Thus, it was evident that the factor of price increase in food products with this technology was the main deterrent in the purchase decision, however, the little knowledge of the population about antioxidant packaging and its functions also made it difficult to consider buying food products packaged with antioxidant technology.Sabendo que, dentre outros fatores, a embalagem exerce grande influência na intenção de compra de produtos do gênero alimentício, investigou-se as embalagens ativas do tipo antioxidante podem ser determinantes na decisão do consumidor em adquirir ou não o produto. Realizou-se, uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um formulário de acesso livre, divulgado em redes sociais e por e-mail para mapear o comportamento do consumidor em relação ao consumo de produtos embalados em sistemas antioxidantes. Verificou-se que, das 141 respostas obtidas, 55 consumidores (39% da população amostral) possuem renda mensal individual entre um e dois salários-mínimos, e apenas 21,3% dos respondentes conheciam de fato as embalagens antioxidantes. Dessa forma, foi evidenciado que, o fator aumento de preço em produtos alimentares com essa tecnologia era o principal impeditivo na decisão de compra, entretanto, o pouco conhecimento da população quanto as embalagens antioxidantes e suas funções também dificultava a consideração de comprar produtos alimentares embalados com a tecnologia antioxidante.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEngenharia de Materiais - EMaUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDecisão de compraEmbalagem ativaEmbalagem antioxidanteIntenção de compraEmbalagemPurchase decisionActive packagingAntioxidant packagingIntention to buyPackagingENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOSCIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARESEmbalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentíciosAntioxidant packaging as booster of purchase intention for food productsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ea3add03-8f33-4a32-8ed6-ab06d15770b8reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdfHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdfapplication/pdf15208260https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/1/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf11d0b7d74cd7aaff93412e7299f28379MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdf.txtHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain53https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/3/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf.txt31ceea13eeddff875e44ad97b9a47e1bMD53THUMBNAILHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdf.jpgHelio Alvaro Pires da Silva Junior.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7465https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/4/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf.jpg7fa5c8c2bb97a1954be83aa36f9eeda4MD54ufscar/168562023-09-18 18:32:33.445oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16856Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:33Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Antioxidant packaging as booster of purchase intention for food products |
title |
Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios |
spellingShingle |
Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da Decisão de compra Embalagem ativa Embalagem antioxidante Intenção de compra Embalagem Purchase decision Active packaging Antioxidant packaging Intention to buy Packaging ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES |
title_short |
Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios |
title_full |
Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios |
title_fullStr |
Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios |
title_full_unstemmed |
Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios |
title_sort |
Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios |
author |
Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da |
author_facet |
Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Hélio Álvaro Pires da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Otoni, Caio Gomide |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9403804691367376 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
e7b11022-ec92-493b-9be9-7cebac83450c |
contributor_str_mv |
Otoni, Caio Gomide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisão de compra Embalagem ativa Embalagem antioxidante Intenção de compra Embalagem |
topic |
Decisão de compra Embalagem ativa Embalagem antioxidante Intenção de compra Embalagem Purchase decision Active packaging Antioxidant packaging Intention to buy Packaging ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Purchase decision Active packaging Antioxidant packaging Intention to buy Packaging |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES |
description |
Knowing that, among other factors, the packaging exerts great influence on the intention to purchase food products, this study investigated whether the antioxidant active packaging can be determinant in the consumer's decision to purchase the product or not. Qualitative research was carried out, by means of a free-access form, disseminated in social networks and by e-mail, to map the consumer behavior in relation to the consumption of products packaged in antioxidant systems. It was found that, of the 141 responses obtained, 55 consumers (39% of the sample population) have individual monthly income between one and two minimum wages, and only 21.3% of the respondents were aware of the antioxidant packaging. Thus, it was evident that the factor of price increase in food products with this technology was the main deterrent in the purchase decision, however, the little knowledge of the population about antioxidant packaging and its functions also made it difficult to consider buying food products packaged with antioxidant technology. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-14T07:53:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-14T07:53:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Hélio Álvaro Pires da. Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856 |
identifier_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Hélio Álvaro Pires da. Embalagens antioxidantes como impulsionadoras da intenção de compra de produtos alimentícios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ea3add03-8f33-4a32-8ed6-ab06d15770b8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Engenharia de Materiais - EMa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Engenharia de Materiais - EMa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/1/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/3/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16856/4/Helio%20Alvaro%20Pires%20da%20Silva%20Junior.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11d0b7d74cd7aaff93412e7299f28379 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 31ceea13eeddff875e44ad97b9a47e1b 7fa5c8c2bb97a1954be83aa36f9eeda4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715654752075776 |