Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://doi.org/10.15517/aie.v22i2.48706 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472 https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/48706/50392 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino de São Carlos, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Por meio da aplicação de um questionário online, entre os meses de maio a junho de 2020, buscamos descrever, analisar e interpretar quais foram as influências do ensino remoto emergencial e do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no comportamento pessoal e, sobretudo, profissional desses professores. Os resultados, apresentados de forma dialogada com as ideias de um conjunto variado de autores, indicam que, em linhas gerais, no contexto pandêmico, aspectos tradicionais da educação escolar permaneceram recorrentes, em uma direção contrária às demandas de informatização impostas pela pandemia. As conclusões deste texto nos levam a ponderar sobre a relevância de professores e alunos terem o real entendimento a respeito das novas tecnologias, a fim de utilizá-las reflexiva e pedagogicamente; sobre a necessidade que se impõe de todos esses agentes estarem imersos na cultura digital; e sobre a urgência de repensarmos algumas questões frente ao que temos vivenciado, tais como quais são os fins da educação, o papel social e político do professor, a noção de autonomia docente; dentre outras. |
id |
SCAR_30362fa88013bec23b114664be596ceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19472 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Galizia, Fernando StanzioneBiazolli, Caroline CarnielliVilela, Denise SilvaCarnio, Michel PisaBretones, Paulo Sergiohttp://lattes.cnpq.br/4007795540173093http://lattes.cnpq.br/7908630593356660http://lattes.cnpq.br/8155152145332951http://lattes.cnpq.br/0198207700485715http://lattes.cnpq.br/0016646045895716https://orcid.org/0000-0002-9597-0733https://orcid.org/0000-0002-8578-8102https://orcid.org/0000-0003-2973-1301https://orcid.org/0000-0003-0429-7633https://orcid.org/0000-0002-0623-8277Costa Rica2024-02-23T17:41:20Z2024-02-23T17:41:20Z2022-05https://doi.org/10.15517/aie.v22i2.48706GALIZIA, Fernando Stanzione; BIAZOLLI, Caroline Carnielli; VILELA, Denise Silva; CARNIO, Michel Pisa; BRETONES, Paulo Sergio. Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia. Revista Actualidades Investigativas en Educación, Costa Rica, v. 22, n. 2, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472.1409-4703https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/48706/50392Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino de São Carlos, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Por meio da aplicação de um questionário online, entre os meses de maio a junho de 2020, buscamos descrever, analisar e interpretar quais foram as influências do ensino remoto emergencial e do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no comportamento pessoal e, sobretudo, profissional desses professores. Os resultados, apresentados de forma dialogada com as ideias de um conjunto variado de autores, indicam que, em linhas gerais, no contexto pandêmico, aspectos tradicionais da educação escolar permaneceram recorrentes, em uma direção contrária às demandas de informatização impostas pela pandemia. As conclusões deste texto nos levam a ponderar sobre a relevância de professores e alunos terem o real entendimento a respeito das novas tecnologias, a fim de utilizá-las reflexiva e pedagogicamente; sobre a necessidade que se impõe de todos esses agentes estarem imersos na cultura digital; e sobre a urgência de repensarmos algumas questões frente ao que temos vivenciado, tais como quais são os fins da educação, o papel social e político do professor, a noção de autonomia docente; dentre outras.Este artículo tiene como objetivo discutir cómo se organizó el trabajo pedagógico del personal de Educación Básica, de diferentes áreas, de las redes educativas de São Carlos, ciudad del interior de São Paulo - Brasil, durante el período de aislamiento social debido a la pandemia de COVID-19 en 2020. A través de la aplicación de un cuestionario online, entre los meses de mayo y junio de 2020, se buscó describir, analizar e interpretar cuáles eran las influencias de la enseñanza remota de emergencia y el uso de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) en el comportamiento personal y, sobre todo, profesional de las personas docentes. Los resultados, presentados en diálogo con las ideas de diversos autores, indican que, en general, en el contexto de la pandemia, los aspectos tradicionales de la educación escolar siguieron siendo recurrentes, en una dirección contraria a las exigencias de informatización impuestas por la pandemia. Las conclusiones de este texto nos llevan a reflexionar sobre la relevancia de que docentes y estudiantes tengan el conocimiento real sobre las nuevas tecnologías, para utilizarlas reflexiva y pedagógicamente; sobre la necesidad de que todas estas personas estén inmersas en la cultura digital; y sobre la urgencia de repensar algunas cuestiones frente a lo vivido, como cuáles son los fines de la educación, el papel social y político docente, la noción de autonomía docente; entre otras.Não recebi financiamento1-30porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHRevista Actualidades Investigativas en EducaciónAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModelo educativoEnsino remoto emergencialTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)PandemiaModelo educativoPandemiaEnseñanza remota de emergenciaTecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC)CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOTensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemiaTensions between traditional education and use of TDIC in emergency remote learning during the pandemicTensiones entre la educación tradicional y el uso de TDIC en la enseñanza remota de emergencia durante la pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article222reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALartigo.pdfartigo.pdfRelatório de pesquisaapplication/pdf673335https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/2/artigo.pdf32e6c712de05071b2624e6e61373b446MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/3/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD53TEXTartigo.pdf.txtartigo.pdf.txtExtracted texttext/plain81562https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/4/artigo.pdf.txtb8e520bc2c708dcca37f2ee2e884934cMD54ufscar/194722024-05-14 17:45:50.884oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19472Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Tensions between traditional education and use of TDIC in emergency remote learning during the pandemic Tensiones entre la educación tradicional y el uso de TDIC en la enseñanza remota de emergencia durante la pandemia |
title |
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia |
spellingShingle |
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia Galizia, Fernando Stanzione Modelo educativo Ensino remoto emergencial Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) Pandemia Modelo educativo Pandemia Enseñanza remota de emergencia Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia |
title_full |
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia |
title_fullStr |
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia |
title_full_unstemmed |
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia |
title_sort |
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia |
author |
Galizia, Fernando Stanzione |
author_facet |
Galizia, Fernando Stanzione Biazolli, Caroline Carnielli Vilela, Denise Silva Carnio, Michel Pisa Bretones, Paulo Sergio |
author_role |
author |
author2 |
Biazolli, Caroline Carnielli Vilela, Denise Silva Carnio, Michel Pisa Bretones, Paulo Sergio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4007795540173093 http://lattes.cnpq.br/7908630593356660 http://lattes.cnpq.br/8155152145332951 http://lattes.cnpq.br/0198207700485715 http://lattes.cnpq.br/0016646045895716 |
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9597-0733 https://orcid.org/0000-0002-8578-8102 https://orcid.org/0000-0003-2973-1301 https://orcid.org/0000-0003-0429-7633 https://orcid.org/0000-0002-0623-8277 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galizia, Fernando Stanzione Biazolli, Caroline Carnielli Vilela, Denise Silva Carnio, Michel Pisa Bretones, Paulo Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo educativo Ensino remoto emergencial Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) Pandemia Modelo educativo Pandemia |
topic |
Modelo educativo Ensino remoto emergencial Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) Pandemia Modelo educativo Pandemia Enseñanza remota de emergencia Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza remota de emergencia Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino de São Carlos, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Por meio da aplicação de um questionário online, entre os meses de maio a junho de 2020, buscamos descrever, analisar e interpretar quais foram as influências do ensino remoto emergencial e do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no comportamento pessoal e, sobretudo, profissional desses professores. Os resultados, apresentados de forma dialogada com as ideias de um conjunto variado de autores, indicam que, em linhas gerais, no contexto pandêmico, aspectos tradicionais da educação escolar permaneceram recorrentes, em uma direção contrária às demandas de informatização impostas pela pandemia. As conclusões deste texto nos levam a ponderar sobre a relevância de professores e alunos terem o real entendimento a respeito das novas tecnologias, a fim de utilizá-las reflexiva e pedagogicamente; sobre a necessidade que se impõe de todos esses agentes estarem imersos na cultura digital; e sobre a urgência de repensarmos algumas questões frente ao que temos vivenciado, tais como quais são os fins da educação, o papel social e político do professor, a noção de autonomia docente; dentre outras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-23T17:41:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-23T17:41:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.por.fl_str_mv |
https://doi.org/10.15517/aie.v22i2.48706 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALIZIA, Fernando Stanzione; BIAZOLLI, Caroline Carnielli; VILELA, Denise Silva; CARNIO, Michel Pisa; BRETONES, Paulo Sergio. Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia. Revista Actualidades Investigativas en Educación, Costa Rica, v. 22, n. 2, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472 |
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv |
1409-4703 |
dc.identifier.url.por.fl_str_mv |
https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/48706/50392 |
url |
https://doi.org/10.15517/aie.v22i2.48706 https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472 https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/48706/50392 |
identifier_str_mv |
GALIZIA, Fernando Stanzione; BIAZOLLI, Caroline Carnielli; VILELA, Denise Silva; CARNIO, Michel Pisa; BRETONES, Paulo Sergio. Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia. Revista Actualidades Investigativas en Educación, Costa Rica, v. 22, n. 2, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472. 1409-4703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv |
Revista Actualidades Investigativas en Educación |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-30 |
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv |
Costa Rica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/2/artigo.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/4/artigo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32e6c712de05071b2624e6e61373b446 f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec b8e520bc2c708dcca37f2ee2e884934c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715666123882496 |