Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galizia, Fernando Stanzione
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Biazolli, Caroline Carnielli, Vilela, Denise Silva, Carnio, Michel Pisa, Bretones, Paulo Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://doi.org/10.15517/aie.v22i2.48706
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472
https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/48706/50392
Resumo: Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino de São Carlos, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Por meio da aplicação de um questionário online, entre os meses de maio a junho de 2020, buscamos descrever, analisar e interpretar quais foram as influências do ensino remoto emergencial e do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no comportamento pessoal e, sobretudo, profissional desses professores. Os resultados, apresentados de forma dialogada com as ideias de um conjunto variado de autores, indicam que, em linhas gerais, no contexto pandêmico, aspectos tradicionais da educação escolar permaneceram recorrentes, em uma direção contrária às demandas de informatização impostas pela pandemia. As conclusões deste texto nos levam a ponderar sobre a relevância de professores e alunos terem o real entendimento a respeito das novas tecnologias, a fim de utilizá-las reflexiva e pedagogicamente; sobre a necessidade que se impõe de todos esses agentes estarem imersos na cultura digital; e sobre a urgência de repensarmos algumas questões frente ao que temos vivenciado, tais como quais são os fins da educação, o papel social e político do professor, a noção de autonomia docente; dentre outras.
id SCAR_30362fa88013bec23b114664be596ceb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19472
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Galizia, Fernando StanzioneBiazolli, Caroline CarnielliVilela, Denise SilvaCarnio, Michel PisaBretones, Paulo Sergiohttp://lattes.cnpq.br/4007795540173093http://lattes.cnpq.br/7908630593356660http://lattes.cnpq.br/8155152145332951http://lattes.cnpq.br/0198207700485715http://lattes.cnpq.br/0016646045895716https://orcid.org/0000-0002-9597-0733https://orcid.org/0000-0002-8578-8102https://orcid.org/0000-0003-2973-1301https://orcid.org/0000-0003-0429-7633https://orcid.org/0000-0002-0623-8277Costa Rica2024-02-23T17:41:20Z2024-02-23T17:41:20Z2022-05https://doi.org/10.15517/aie.v22i2.48706GALIZIA, Fernando Stanzione; BIAZOLLI, Caroline Carnielli; VILELA, Denise Silva; CARNIO, Michel Pisa; BRETONES, Paulo Sergio. Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia. Revista Actualidades Investigativas en Educación, Costa Rica, v. 22, n. 2, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472.1409-4703https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/48706/50392Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino de São Carlos, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Por meio da aplicação de um questionário online, entre os meses de maio a junho de 2020, buscamos descrever, analisar e interpretar quais foram as influências do ensino remoto emergencial e do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no comportamento pessoal e, sobretudo, profissional desses professores. Os resultados, apresentados de forma dialogada com as ideias de um conjunto variado de autores, indicam que, em linhas gerais, no contexto pandêmico, aspectos tradicionais da educação escolar permaneceram recorrentes, em uma direção contrária às demandas de informatização impostas pela pandemia. As conclusões deste texto nos levam a ponderar sobre a relevância de professores e alunos terem o real entendimento a respeito das novas tecnologias, a fim de utilizá-las reflexiva e pedagogicamente; sobre a necessidade que se impõe de todos esses agentes estarem imersos na cultura digital; e sobre a urgência de repensarmos algumas questões frente ao que temos vivenciado, tais como quais são os fins da educação, o papel social e político do professor, a noção de autonomia docente; dentre outras.Este artículo tiene como objetivo discutir cómo se organizó el trabajo pedagógico del personal de Educación Básica, de diferentes áreas, de las redes educativas de São Carlos, ciudad del interior de São Paulo - Brasil, durante el período de aislamiento social debido a la pandemia de COVID-19 en 2020. A través de la aplicación de un cuestionario online, entre los meses de mayo y junio de 2020, se buscó describir, analizar e interpretar cuáles eran las influencias de la enseñanza remota de emergencia y el uso de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) en el comportamiento personal y, sobre todo, profesional de las personas docentes. Los resultados, presentados en diálogo con las ideas de diversos autores, indican que, en general, en el contexto de la pandemia, los aspectos tradicionales de la educación escolar siguieron siendo recurrentes, en una dirección contraria a las exigencias de informatización impuestas por la pandemia. Las conclusiones de este texto nos llevan a reflexionar sobre la relevancia de que docentes y estudiantes tengan el conocimiento real sobre las nuevas tecnologías, para utilizarlas reflexiva y pedagógicamente; sobre la necesidad de que todas estas personas estén inmersas en la cultura digital; y sobre la urgencia de repensar algunas cuestiones frente a lo vivido, como cuáles son los fines de la educación, el papel social y político docente, la noción de autonomía docente; entre otras.Não recebi financiamento1-30porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarCentro de Educação e Ciências Humanas - CECHRevista Actualidades Investigativas en EducaciónAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModelo educativoEnsino remoto emergencialTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)PandemiaModelo educativoPandemiaEnseñanza remota de emergenciaTecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC)CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOTensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemiaTensions between traditional education and use of TDIC in emergency remote learning during the pandemicTensiones entre la educación tradicional y el uso de TDIC en la enseñanza remota de emergencia durante la pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article222reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALartigo.pdfartigo.pdfRelatório de pesquisaapplication/pdf673335https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/2/artigo.pdf32e6c712de05071b2624e6e61373b446MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8810https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/3/license_rdff337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aecMD53TEXTartigo.pdf.txtartigo.pdf.txtExtracted texttext/plain81562https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/4/artigo.pdf.txtb8e520bc2c708dcca37f2ee2e884934cMD54ufscar/194722024-05-14 17:45:50.884oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19472Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:45:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Tensions between traditional education and use of TDIC in emergency remote learning during the pandemic
Tensiones entre la educación tradicional y el uso de TDIC en la enseñanza remota de emergencia durante la pandemia
title Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
spellingShingle Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
Galizia, Fernando Stanzione
Modelo educativo
Ensino remoto emergencial
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Pandemia
Modelo educativo
Pandemia
Enseñanza remota de emergencia
Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC)
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
title_full Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
title_fullStr Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
title_full_unstemmed Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
title_sort Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
author Galizia, Fernando Stanzione
author_facet Galizia, Fernando Stanzione
Biazolli, Caroline Carnielli
Vilela, Denise Silva
Carnio, Michel Pisa
Bretones, Paulo Sergio
author_role author
author2 Biazolli, Caroline Carnielli
Vilela, Denise Silva
Carnio, Michel Pisa
Bretones, Paulo Sergio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4007795540173093
http://lattes.cnpq.br/7908630593356660
http://lattes.cnpq.br/8155152145332951
http://lattes.cnpq.br/0198207700485715
http://lattes.cnpq.br/0016646045895716
dc.contributor.authororcid.por.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9597-0733
https://orcid.org/0000-0002-8578-8102
https://orcid.org/0000-0003-2973-1301
https://orcid.org/0000-0003-0429-7633
https://orcid.org/0000-0002-0623-8277
dc.contributor.author.fl_str_mv Galizia, Fernando Stanzione
Biazolli, Caroline Carnielli
Vilela, Denise Silva
Carnio, Michel Pisa
Bretones, Paulo Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo educativo
Ensino remoto emergencial
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Pandemia
Modelo educativo
Pandemia
topic Modelo educativo
Ensino remoto emergencial
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Pandemia
Modelo educativo
Pandemia
Enseñanza remota de emergencia
Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC)
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza remota de emergencia
Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino de São Carlos, uma cidade do interior de São Paulo – Brasil. Por meio da aplicação de um questionário online, entre os meses de maio a junho de 2020, buscamos descrever, analisar e interpretar quais foram as influências do ensino remoto emergencial e do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no comportamento pessoal e, sobretudo, profissional desses professores. Os resultados, apresentados de forma dialogada com as ideias de um conjunto variado de autores, indicam que, em linhas gerais, no contexto pandêmico, aspectos tradicionais da educação escolar permaneceram recorrentes, em uma direção contrária às demandas de informatização impostas pela pandemia. As conclusões deste texto nos levam a ponderar sobre a relevância de professores e alunos terem o real entendimento a respeito das novas tecnologias, a fim de utilizá-las reflexiva e pedagogicamente; sobre a necessidade que se impõe de todos esses agentes estarem imersos na cultura digital; e sobre a urgência de repensarmos algumas questões frente ao que temos vivenciado, tais como quais são os fins da educação, o papel social e político do professor, a noção de autonomia docente; dentre outras.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T17:41:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23T17:41:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv https://doi.org/10.15517/aie.v22i2.48706
dc.identifier.citation.fl_str_mv GALIZIA, Fernando Stanzione; BIAZOLLI, Caroline Carnielli; VILELA, Denise Silva; CARNIO, Michel Pisa; BRETONES, Paulo Sergio. Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia. Revista Actualidades Investigativas en Educación, Costa Rica, v. 22, n. 2, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 1409-4703
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/48706/50392
url https://doi.org/10.15517/aie.v22i2.48706
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472
https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/48706/50392
identifier_str_mv GALIZIA, Fernando Stanzione; BIAZOLLI, Caroline Carnielli; VILELA, Denise Silva; CARNIO, Michel Pisa; BRETONES, Paulo Sergio. Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia. Revista Actualidades Investigativas en Educación, Costa Rica, v. 22, n. 2, p. 1-30, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19472.
1409-4703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Revista Actualidades Investigativas en Educación
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-30
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Costa Rica
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/2/artigo.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/3/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19472/4/artigo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 32e6c712de05071b2624e6e61373b446
f337d95da1fce0a22c77480e5e9a7aec
b8e520bc2c708dcca37f2ee2e884934c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136424132116480