Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892 |
Resumo: | The proposal of this research is to analyze the film Irreversible (2002), by the French-Argentine filmmaker Gaspar Noé, in an effort to reflect and relativize on the thematic, aesthetic and ideological aspects present in the work, more specifically discussing the way in which the filmmaker makes use of a radical cinematography proposal that would establish a tension in the sensory and affective sharing between the body of the screen, the camera body and the viewer's body. The filmmaker is based on an aesthetic of the corporeal that presses for the existential question and at the same time for the obsession with an explicit and abject visuality that exposes the body to reveal the flesh. The cinematic body of Noé uses haptic image and sound traversing a sometimes batailleano path, through transgression, sensoriality and experimentation, which began in his earlier films Carne (1991) and I Stand Alone (1998). As we seek to point out in this work, these films are marked by the exhibition of immanent corporeity and carnal affection – through which the filmmaker's ‘obsessions’ were mapped here, as a way of finding the core of the ethical-aesthetic issues he induced and reflected in search of the subjectivity and the thought of the spectator. |
id |
SCAR_3972b65258bb64853bc76c7c2bf3b4ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/9892 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Righetti, Mario SergioMonzani, Josette Maria Alves de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470http://lattes.cnpq.br/3381222972515938bd02efe8-9c16-4e92-9e7f-2e572fc04e922018-05-07T20:32:26Z2018-05-07T20:32:26Z2017-12-21RIGHETTI, Mario Sergio. Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892The proposal of this research is to analyze the film Irreversible (2002), by the French-Argentine filmmaker Gaspar Noé, in an effort to reflect and relativize on the thematic, aesthetic and ideological aspects present in the work, more specifically discussing the way in which the filmmaker makes use of a radical cinematography proposal that would establish a tension in the sensory and affective sharing between the body of the screen, the camera body and the viewer's body. The filmmaker is based on an aesthetic of the corporeal that presses for the existential question and at the same time for the obsession with an explicit and abject visuality that exposes the body to reveal the flesh. The cinematic body of Noé uses haptic image and sound traversing a sometimes batailleano path, through transgression, sensoriality and experimentation, which began in his earlier films Carne (1991) and I Stand Alone (1998). As we seek to point out in this work, these films are marked by the exhibition of immanent corporeity and carnal affection – through which the filmmaker's ‘obsessions’ were mapped here, as a way of finding the core of the ethical-aesthetic issues he induced and reflected in search of the subjectivity and the thought of the spectator.A proposta desta pesquisa é a de analisar o filme Irreversível (2002), do cineasta franco-argentino Gaspar Noé, em um esforço para refletir e relativizar sobre os aspectos temáticos, estéticos e ideológicos presentes na obra, mais especificamente discutindo a maneira pela qual o cineasta faz uso de uma proposta de cinematografia radical que visa estabelecer uma tensão no compartilhamento sensorial e afetivo, entre o corpo da tela, o corpo da câmera e o corpo do espectador. O cineasta se pauta por uma estética do corpóreo que prima pela questão existencial e, ao mesmo tempo, pela obsessão por uma visualidade explícita e abjeta que expõe o corpo para revelar a carne. O corpo cinematográfico de Noé se utiliza da imagem e do som hápticos, trilhando um caminho, por vezes, batailleano, através da transgressão, da sensorialidade e da experimentação, cujo início se deu em seus filmes anteriores Carne (1991) e Sozinho Contra Todos (1998). Conforme procuramos apontar neste trabalho, esses filmes são marcados pela exibição da corporeidade imanente e do afeto carnal – através dos quais as ‘obsessões’ do cineasta foram aqui mapeadas, como forma de encontrar o cerne das questões ético-estéticas por ele induzidas e refletidas em busca da subjetividade e do pensamento do espectador.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISUFSCarIrreversívelGaspar NoéCorporeidade imanenteAfeto carnalAbjetoPensamentoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEOLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACIENCIAS HUMANASCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTEExpor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar NoéExpose the body to reveal the flesh: from the sensations to the thought in Gaspar Noé's Irreversibleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOnline600600783fbbc1-af12-4b4e-9699-e69e7658e5feinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação_Mario Righetti_(2017).pdfDissertação_Mario Righetti_(2017).pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf7276080https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdfc58674e87ad83cfbaee41ec2d8733f24MD51Carta comprovante -Versão final dissertação.jpgCarta comprovante -Versão final dissertação.jpgCarta Comprovante da versão final da Dissertaçãoimage/jpeg276779https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/2/Carta%20comprovante%20-Vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o.jpg116e4a30efa965d55feeb1f9d35a19fdMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81957https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/3/license.txtae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031dMD53TEXTDissertação_Mario Righetti_(2017).pdf.txtDissertação_Mario Righetti_(2017).pdf.txtExtracted texttext/plain570086https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf.txt6062eeee12f81260a5ebe811dde495a4MD54THUMBNAILCarta comprovante -Versão final dissertação.jpg.jpgCarta comprovante -Versão final dissertação.jpg.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1484https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/5/Carta%20comprovante%20-Vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o.jpg.jpg7d3a01222c98a1f32ae177286269f9c5MD55Dissertação_Mario Righetti_(2017).pdf.jpgDissertação_Mario Righetti_(2017).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6035https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf.jpgcf931302cdedfbbdf2a91720b9bac90aMD56ufscar/98922023-09-18 18:31:13.442oai:repositorio.ufscar.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:13Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Expose the body to reveal the flesh: from the sensations to the thought in Gaspar Noé's Irreversible |
title |
Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé |
spellingShingle |
Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé Righetti, Mario Sergio Irreversível Gaspar Noé Corporeidade imanente Afeto carnal Abjeto Pensamento LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE |
title_short |
Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé |
title_full |
Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé |
title_fullStr |
Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé |
title_full_unstemmed |
Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé |
title_sort |
Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé |
author |
Righetti, Mario Sergio |
author_facet |
Righetti, Mario Sergio |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3381222972515938 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Righetti, Mario Sergio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monzani, Josette Maria Alves de Souza |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0505156751073470 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
bd02efe8-9c16-4e92-9e7f-2e572fc04e92 |
contributor_str_mv |
Monzani, Josette Maria Alves de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Irreversível Gaspar Noé Corporeidade imanente Afeto carnal Abjeto Pensamento |
topic |
Irreversível Gaspar Noé Corporeidade imanente Afeto carnal Abjeto Pensamento LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE |
description |
The proposal of this research is to analyze the film Irreversible (2002), by the French-Argentine filmmaker Gaspar Noé, in an effort to reflect and relativize on the thematic, aesthetic and ideological aspects present in the work, more specifically discussing the way in which the filmmaker makes use of a radical cinematography proposal that would establish a tension in the sensory and affective sharing between the body of the screen, the camera body and the viewer's body. The filmmaker is based on an aesthetic of the corporeal that presses for the existential question and at the same time for the obsession with an explicit and abject visuality that exposes the body to reveal the flesh. The cinematic body of Noé uses haptic image and sound traversing a sometimes batailleano path, through transgression, sensoriality and experimentation, which began in his earlier films Carne (1991) and I Stand Alone (1998). As we seek to point out in this work, these films are marked by the exhibition of immanent corporeity and carnal affection – through which the filmmaker's ‘obsessions’ were mapped here, as a way of finding the core of the ethical-aesthetic issues he induced and reflected in search of the subjectivity and the thought of the spectator. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-07T20:32:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-07T20:32:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIGHETTI, Mario Sergio. Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892 |
identifier_str_mv |
RIGHETTI, Mario Sergio. Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
783fbbc1-af12-4b4e-9699-e69e7658e5fe |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/2/Carta%20comprovante%20-Vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/3/license.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/5/Carta%20comprovante%20-Vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o.jpg.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c58674e87ad83cfbaee41ec2d8733f24 116e4a30efa965d55feeb1f9d35a19fd ae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031d 6062eeee12f81260a5ebe811dde495a4 7d3a01222c98a1f32ae177286269f9c5 cf931302cdedfbbdf2a91720b9bac90a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136335516958720 |