Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Righetti, Mario Sergio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892
Resumo: The proposal of this research is to analyze the film Irreversible (2002), by the French-Argentine filmmaker Gaspar Noé, in an effort to reflect and relativize on the thematic, aesthetic and ideological aspects present in the work, more specifically discussing the way in which the filmmaker makes use of a radical cinematography proposal that would establish a tension in the sensory and affective sharing between the body of the screen, the camera body and the viewer's body. The filmmaker is based on an aesthetic of the corporeal that presses for the existential question and at the same time for the obsession with an explicit and abject visuality that exposes the body to reveal the flesh. The cinematic body of Noé uses haptic image and sound traversing a sometimes batailleano path, through transgression, sensoriality and experimentation, which began in his earlier films Carne (1991) and I Stand Alone (1998). As we seek to point out in this work, these films are marked by the exhibition of immanent corporeity and carnal affection – through which the filmmaker's ‘obsessions’ were mapped here, as a way of finding the core of the ethical-aesthetic issues he induced and reflected in search of the subjectivity and the thought of the spectator.
id SCAR_3972b65258bb64853bc76c7c2bf3b4ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/9892
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Righetti, Mario SergioMonzani, Josette Maria Alves de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470http://lattes.cnpq.br/3381222972515938bd02efe8-9c16-4e92-9e7f-2e572fc04e922018-05-07T20:32:26Z2018-05-07T20:32:26Z2017-12-21RIGHETTI, Mario Sergio. Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892The proposal of this research is to analyze the film Irreversible (2002), by the French-Argentine filmmaker Gaspar Noé, in an effort to reflect and relativize on the thematic, aesthetic and ideological aspects present in the work, more specifically discussing the way in which the filmmaker makes use of a radical cinematography proposal that would establish a tension in the sensory and affective sharing between the body of the screen, the camera body and the viewer's body. The filmmaker is based on an aesthetic of the corporeal that presses for the existential question and at the same time for the obsession with an explicit and abject visuality that exposes the body to reveal the flesh. The cinematic body of Noé uses haptic image and sound traversing a sometimes batailleano path, through transgression, sensoriality and experimentation, which began in his earlier films Carne (1991) and I Stand Alone (1998). As we seek to point out in this work, these films are marked by the exhibition of immanent corporeity and carnal affection – through which the filmmaker's ‘obsessions’ were mapped here, as a way of finding the core of the ethical-aesthetic issues he induced and reflected in search of the subjectivity and the thought of the spectator.A proposta desta pesquisa é a de analisar o filme Irreversível (2002), do cineasta franco-argentino Gaspar Noé, em um esforço para refletir e relativizar sobre os aspectos temáticos, estéticos e ideológicos presentes na obra, mais especificamente discutindo a maneira pela qual o cineasta faz uso de uma proposta de cinematografia radical que visa estabelecer uma tensão no compartilhamento sensorial e afetivo, entre o corpo da tela, o corpo da câmera e o corpo do espectador. O cineasta se pauta por uma estética do corpóreo que prima pela questão existencial e, ao mesmo tempo, pela obsessão por uma visualidade explícita e abjeta que expõe o corpo para revelar a carne. O corpo cinematográfico de Noé se utiliza da imagem e do som hápticos, trilhando um caminho, por vezes, batailleano, através da transgressão, da sensorialidade e da experimentação, cujo início se deu em seus filmes anteriores Carne (1991) e Sozinho Contra Todos (1998). Conforme procuramos apontar neste trabalho, esses filmes são marcados pela exibição da corporeidade imanente e do afeto carnal – através dos quais as ‘obsessões’ do cineasta foram aqui mapeadas, como forma de encontrar o cerne das questões ético-estéticas por ele induzidas e refletidas em busca da subjetividade e do pensamento do espectador.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISUFSCarIrreversívelGaspar NoéCorporeidade imanenteAfeto carnalAbjetoPensamentoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEOLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACIENCIAS HUMANASCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTEExpor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar NoéExpose the body to reveal the flesh: from the sensations to the thought in Gaspar Noé's Irreversibleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOnline600600783fbbc1-af12-4b4e-9699-e69e7658e5feinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação_Mario Righetti_(2017).pdfDissertação_Mario Righetti_(2017).pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf7276080https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdfc58674e87ad83cfbaee41ec2d8733f24MD51Carta comprovante -Versão final dissertação.jpgCarta comprovante -Versão final dissertação.jpgCarta Comprovante da versão final da Dissertaçãoimage/jpeg276779https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/2/Carta%20comprovante%20-Vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o.jpg116e4a30efa965d55feeb1f9d35a19fdMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81957https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/3/license.txtae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031dMD53TEXTDissertação_Mario Righetti_(2017).pdf.txtDissertação_Mario Righetti_(2017).pdf.txtExtracted texttext/plain570086https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf.txt6062eeee12f81260a5ebe811dde495a4MD54THUMBNAILCarta comprovante -Versão final dissertação.jpg.jpgCarta comprovante -Versão final dissertação.jpg.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1484https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/5/Carta%20comprovante%20-Vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o.jpg.jpg7d3a01222c98a1f32ae177286269f9c5MD55Dissertação_Mario Righetti_(2017).pdf.jpgDissertação_Mario Righetti_(2017).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6035https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf.jpgcf931302cdedfbbdf2a91720b9bac90aMD56ufscar/98922023-09-18 18:31:13.442oai:repositorio.ufscar.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:13Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Expose the body to reveal the flesh: from the sensations to the thought in Gaspar Noé's Irreversible
title Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
spellingShingle Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
Righetti, Mario Sergio
Irreversível
Gaspar Noé
Corporeidade imanente
Afeto carnal
Abjeto
Pensamento
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE
title_short Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
title_full Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
title_fullStr Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
title_full_unstemmed Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
title_sort Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé
author Righetti, Mario Sergio
author_facet Righetti, Mario Sergio
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3381222972515938
dc.contributor.author.fl_str_mv Righetti, Mario Sergio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monzani, Josette Maria Alves de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0505156751073470
dc.contributor.authorID.fl_str_mv bd02efe8-9c16-4e92-9e7f-2e572fc04e92
contributor_str_mv Monzani, Josette Maria Alves de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Irreversível
Gaspar Noé
Corporeidade imanente
Afeto carnal
Abjeto
Pensamento
topic Irreversível
Gaspar Noé
Corporeidade imanente
Afeto carnal
Abjeto
Pensamento
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE
description The proposal of this research is to analyze the film Irreversible (2002), by the French-Argentine filmmaker Gaspar Noé, in an effort to reflect and relativize on the thematic, aesthetic and ideological aspects present in the work, more specifically discussing the way in which the filmmaker makes use of a radical cinematography proposal that would establish a tension in the sensory and affective sharing between the body of the screen, the camera body and the viewer's body. The filmmaker is based on an aesthetic of the corporeal that presses for the existential question and at the same time for the obsession with an explicit and abject visuality that exposes the body to reveal the flesh. The cinematic body of Noé uses haptic image and sound traversing a sometimes batailleano path, through transgression, sensoriality and experimentation, which began in his earlier films Carne (1991) and I Stand Alone (1998). As we seek to point out in this work, these films are marked by the exhibition of immanent corporeity and carnal affection – through which the filmmaker's ‘obsessions’ were mapped here, as a way of finding the core of the ethical-aesthetic issues he induced and reflected in search of the subjectivity and the thought of the spectator.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T20:32:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-07T20:32:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIGHETTI, Mario Sergio. Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892
identifier_str_mv RIGHETTI, Mario Sergio. Expor o corpo para revelar a carne: das sensações ao pensamento em Irreversível, de Gaspar Noé. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 783fbbc1-af12-4b4e-9699-e69e7658e5fe
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/2/Carta%20comprovante%20-Vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/3/license.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/5/Carta%20comprovante%20-Vers%c3%a3o%20final%20disserta%c3%a7%c3%a3o.jpg.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/9892/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Mario%20Righetti_%282017%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c58674e87ad83cfbaee41ec2d8733f24
116e4a30efa965d55feeb1f9d35a19fd
ae0398b6f8b235e40ad82cba6c50031d
6062eeee12f81260a5ebe811dde495a4
7d3a01222c98a1f32ae177286269f9c5
cf931302cdedfbbdf2a91720b9bac90a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136335516958720