As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varotto, Michele
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2613
Resumo: The aim of this research is to analyze how the ideas of John Dewey influenced and became theoretical-methodological guides for teacher s education in a Teacher`s College in São Paulo State, Brazil. In order to do that the methodology used was based in Dermeval Saviani s categories. Indeed to understand how Dewey s educational ideas were presented in Brazil is a very important investigation to be carried out. As result in this research through the reading and analyzes of a journal published between 1916- 1923 an effort was made to capture and comprehend the presence of Dewey`s ideas. The results point out that John Dewey`s educational thoughts were present in this teachers college and psychology teachers were responsible for teaching it. Dewey`s ideas were appropriate by this teachers before its formal entrance in Brazil in 1932. This is an important data for researches who works to understand how and when Dewey`s ideas were incorporated to our pedagogical knowledge.
id SCAR_3a78d5bb2072cb2ff6741f622801546a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2613
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Varotto, MicheleHai, Alessandra Arcehttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245http://lattes.cnpq.br/05061219904571513bea0849-9ea8-41f3-be03-fb7f4e07fe042016-06-02T19:39:24Z2012-03-302016-06-02T19:39:24Z2012-02-27VAROTTO, Michele. As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2613The aim of this research is to analyze how the ideas of John Dewey influenced and became theoretical-methodological guides for teacher s education in a Teacher`s College in São Paulo State, Brazil. In order to do that the methodology used was based in Dermeval Saviani s categories. Indeed to understand how Dewey s educational ideas were presented in Brazil is a very important investigation to be carried out. As result in this research through the reading and analyzes of a journal published between 1916- 1923 an effort was made to capture and comprehend the presence of Dewey`s ideas. The results point out that John Dewey`s educational thoughts were present in this teachers college and psychology teachers were responsible for teaching it. Dewey`s ideas were appropriate by this teachers before its formal entrance in Brazil in 1932. This is an important data for researches who works to understand how and when Dewey`s ideas were incorporated to our pedagogical knowledge.A presente pesquisa buscou apreender e analisar como as ideias de John Dewey influenciaram ou até mesmo se tornaram guias teórico-metodológicos na formação de professores no interior de uma instituição educacional paulista. Apresenta-se, desta forma, como problemática, a necessidade de compreensão de como as concepções educacionais de John Dewey foram apropriadas na formação de professores da Antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP, procurando compreender a forma de apreensão pelos docentes e normalistas dessa instituição e as aproximações ou não que houveram neste movimento. A pesquisa corresponde a uma investigação de caráter teórico-bibliográfico tendo como princípios norteadores da metodologia e categorias de análise das ideias pedagógicas elucidadas por Saviani (2007), dentre as quais se destacam: caráter concreto do conhecimento histórico-educacional; perspectiva de longa duração ; olhar analítico sintético no trato com as fontes; articulação do singular e do universal; atualidade da pesquisa histórica. Para compreender esses preceitos buscou-se estudar e analisar os artigos publicados na Revista da Escola Normal de São Carlos (feita sob a responsabilidade dos docentes da instituição, entre 1916-1923), na qual se destacaram pela apropriação e discussão direta das concepções educacionais iniciais de John Dewey, as quais se encontram organizadas nas coleções: The Early Works (1882-1898) e The Middle Works (1899-1924) ; e cujos nomes que se destacaram por essa veiculação foram os professores: Carlos da Silveira e João Augusto de Toledo; responsáveis pela 11ª e 12ª cadeiras respectivamente, cuja denominação é a mesma: Psicologia Experimental, Pedagogia e Educação Cívica . Os resultados obtidos por esse estudo demonstram a presença e apropriação de John Dewey no interior da Escola Normal Secundária de São Carlos, e pela descrição de cada artigo que trabalha com os conceitos educacionais do autor permite a compreensão do movimento das ideias pedagógicas de John Dewey no contexto Brasil, antes, porém, do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932.Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoDewey, John, 1859-1952Escola normalEscola novaJohn Dewey, Normal SchoolNew School.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-12ac55464-8d8d-4e2c-86e6-60e56590edb2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4159.pdfapplication/pdf5863267https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2613/1/4159.pdf2c1a0b26ffc43b5420af4df5c4883f6eMD51THUMBNAIL4159.pdf.jpg4159.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13691https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2613/2/4159.pdf.jpg46facc3755ad258d79f54a05a950d0a8MD52ufscar/26132023-09-18 18:30:50.75oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2613Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
title As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
spellingShingle As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
Varotto, Michele
Educação
Dewey, John, 1859-1952
Escola normal
Escola nova
John Dewey, Normal School
New School.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
title_full As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
title_fullStr As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
title_full_unstemmed As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
title_sort As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
author Varotto, Michele
author_facet Varotto, Michele
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506121990457151
dc.contributor.author.fl_str_mv Varotto, Michele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hai, Alessandra Arce
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3845288858275245
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 3bea0849-9ea8-41f3-be03-fb7f4e07fe04
contributor_str_mv Hai, Alessandra Arce
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dewey, John, 1859-1952
Escola normal
Escola nova
topic Educação
Dewey, John, 1859-1952
Escola normal
Escola nova
John Dewey, Normal School
New School.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv John Dewey, Normal School
New School.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of this research is to analyze how the ideas of John Dewey influenced and became theoretical-methodological guides for teacher s education in a Teacher`s College in São Paulo State, Brazil. In order to do that the methodology used was based in Dermeval Saviani s categories. Indeed to understand how Dewey s educational ideas were presented in Brazil is a very important investigation to be carried out. As result in this research through the reading and analyzes of a journal published between 1916- 1923 an effort was made to capture and comprehend the presence of Dewey`s ideas. The results point out that John Dewey`s educational thoughts were present in this teachers college and psychology teachers were responsible for teaching it. Dewey`s ideas were appropriate by this teachers before its formal entrance in Brazil in 1932. This is an important data for researches who works to understand how and when Dewey`s ideas were incorporated to our pedagogical knowledge.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-30
2016-06-02T19:39:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VAROTTO, Michele. As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2613
identifier_str_mv VAROTTO, Michele. As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 2ac55464-8d8d-4e2c-86e6-60e56590edb2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2613/1/4159.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2613/2/4159.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c1a0b26ffc43b5420af4df5c4883f6e
46facc3755ad258d79f54a05a950d0a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136260823744512