As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2613 |
Resumo: | The aim of this research is to analyze how the ideas of John Dewey influenced and became theoretical-methodological guides for teacher s education in a Teacher`s College in São Paulo State, Brazil. In order to do that the methodology used was based in Dermeval Saviani s categories. Indeed to understand how Dewey s educational ideas were presented in Brazil is a very important investigation to be carried out. As result in this research through the reading and analyzes of a journal published between 1916- 1923 an effort was made to capture and comprehend the presence of Dewey`s ideas. The results point out that John Dewey`s educational thoughts were present in this teachers college and psychology teachers were responsible for teaching it. Dewey`s ideas were appropriate by this teachers before its formal entrance in Brazil in 1932. This is an important data for researches who works to understand how and when Dewey`s ideas were incorporated to our pedagogical knowledge. |
id |
SCAR_3a78d5bb2072cb2ff6741f622801546a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2613 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Varotto, MicheleHai, Alessandra Arcehttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245http://lattes.cnpq.br/05061219904571513bea0849-9ea8-41f3-be03-fb7f4e07fe042016-06-02T19:39:24Z2012-03-302016-06-02T19:39:24Z2012-02-27VAROTTO, Michele. As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2613The aim of this research is to analyze how the ideas of John Dewey influenced and became theoretical-methodological guides for teacher s education in a Teacher`s College in São Paulo State, Brazil. In order to do that the methodology used was based in Dermeval Saviani s categories. Indeed to understand how Dewey s educational ideas were presented in Brazil is a very important investigation to be carried out. As result in this research through the reading and analyzes of a journal published between 1916- 1923 an effort was made to capture and comprehend the presence of Dewey`s ideas. The results point out that John Dewey`s educational thoughts were present in this teachers college and psychology teachers were responsible for teaching it. Dewey`s ideas were appropriate by this teachers before its formal entrance in Brazil in 1932. This is an important data for researches who works to understand how and when Dewey`s ideas were incorporated to our pedagogical knowledge.A presente pesquisa buscou apreender e analisar como as ideias de John Dewey influenciaram ou até mesmo se tornaram guias teórico-metodológicos na formação de professores no interior de uma instituição educacional paulista. Apresenta-se, desta forma, como problemática, a necessidade de compreensão de como as concepções educacionais de John Dewey foram apropriadas na formação de professores da Antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP, procurando compreender a forma de apreensão pelos docentes e normalistas dessa instituição e as aproximações ou não que houveram neste movimento. A pesquisa corresponde a uma investigação de caráter teórico-bibliográfico tendo como princípios norteadores da metodologia e categorias de análise das ideias pedagógicas elucidadas por Saviani (2007), dentre as quais se destacam: caráter concreto do conhecimento histórico-educacional; perspectiva de longa duração ; olhar analítico sintético no trato com as fontes; articulação do singular e do universal; atualidade da pesquisa histórica. Para compreender esses preceitos buscou-se estudar e analisar os artigos publicados na Revista da Escola Normal de São Carlos (feita sob a responsabilidade dos docentes da instituição, entre 1916-1923), na qual se destacaram pela apropriação e discussão direta das concepções educacionais iniciais de John Dewey, as quais se encontram organizadas nas coleções: The Early Works (1882-1898) e The Middle Works (1899-1924) ; e cujos nomes que se destacaram por essa veiculação foram os professores: Carlos da Silveira e João Augusto de Toledo; responsáveis pela 11ª e 12ª cadeiras respectivamente, cuja denominação é a mesma: Psicologia Experimental, Pedagogia e Educação Cívica . Os resultados obtidos por esse estudo demonstram a presença e apropriação de John Dewey no interior da Escola Normal Secundária de São Carlos, e pela descrição de cada artigo que trabalha com os conceitos educacionais do autor permite a compreensão do movimento das ideias pedagógicas de John Dewey no contexto Brasil, antes, porém, do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932.Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoDewey, John, 1859-1952Escola normalEscola novaJohn Dewey, Normal SchoolNew School.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-12ac55464-8d8d-4e2c-86e6-60e56590edb2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4159.pdfapplication/pdf5863267https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2613/1/4159.pdf2c1a0b26ffc43b5420af4df5c4883f6eMD51THUMBNAIL4159.pdf.jpg4159.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13691https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2613/2/4159.pdf.jpg46facc3755ad258d79f54a05a950d0a8MD52ufscar/26132023-09-18 18:30:50.75oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2613Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP |
title |
As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP |
spellingShingle |
As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP Varotto, Michele Educação Dewey, John, 1859-1952 Escola normal Escola nova John Dewey, Normal School New School. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP |
title_full |
As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP |
title_fullStr |
As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP |
title_full_unstemmed |
As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP |
title_sort |
As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP |
author |
Varotto, Michele |
author_facet |
Varotto, Michele |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506121990457151 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varotto, Michele |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hai, Alessandra Arce |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3845288858275245 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
3bea0849-9ea8-41f3-be03-fb7f4e07fe04 |
contributor_str_mv |
Hai, Alessandra Arce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Dewey, John, 1859-1952 Escola normal Escola nova |
topic |
Educação Dewey, John, 1859-1952 Escola normal Escola nova John Dewey, Normal School New School. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
John Dewey, Normal School New School. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The aim of this research is to analyze how the ideas of John Dewey influenced and became theoretical-methodological guides for teacher s education in a Teacher`s College in São Paulo State, Brazil. In order to do that the methodology used was based in Dermeval Saviani s categories. Indeed to understand how Dewey s educational ideas were presented in Brazil is a very important investigation to be carried out. As result in this research through the reading and analyzes of a journal published between 1916- 1923 an effort was made to capture and comprehend the presence of Dewey`s ideas. The results point out that John Dewey`s educational thoughts were present in this teachers college and psychology teachers were responsible for teaching it. Dewey`s ideas were appropriate by this teachers before its formal entrance in Brazil in 1932. This is an important data for researches who works to understand how and when Dewey`s ideas were incorporated to our pedagogical knowledge. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-30 2016-06-02T19:39:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VAROTTO, Michele. As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2613 |
identifier_str_mv |
VAROTTO, Michele. As apropriações das ideias educacionais de John Dewey na antiga Escola Normal Secundária de São Carlos SP. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2ac55464-8d8d-4e2c-86e6-60e56590edb2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2613/1/4159.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2613/2/4159.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c1a0b26ffc43b5420af4df5c4883f6e 46facc3755ad258d79f54a05a950d0a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136260823744512 |