Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vanessa Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368
Resumo: This research aimed to identify and analyze the proposals for pedagogical projects of Bilingual Pedagogy Courses offered in Brazil, in order to identify the professional expected to work in the school environment and the types of work space made possible by the training . The research is characterized as a qualitative descriptive document, making use of search resources on websites, documents and bibliographic survey. In our country there are three courses: at the National Institute of Education for the Deaf (INES), at the Federal Institute of Goiás – Aparecida de Goiânia Campus and at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina – Palhoça Campus. From the reading and analysis of the Pedagogical Political Projects, it was possible to identify some relevant points, such as the priority for the admission of deaf people in some courses, as well as the offer of proof in Libras, and the type of training, broader or restricted depending on the course. The results indicate the need for broader discussions about the desired professional, giving space to the deaf subject so that he can be an educator with his peers. We hope, with this study, to contribute to discussions in the area and promote reflection on investments in courses such as these.
id SCAR_4686eefeeb24b586763919823534789f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14368
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Costa, Vanessa Gomes daSantos, Lara Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/7312070448044165http://lattes.cnpq.br/8240109246259530f9ae55e2-e28e-4c67-86ca-f36e4c2d57c82021-06-11T19:42:49Z2021-06-11T19:42:49Z2019-12-02COSTA, Vanessa Gomes da. Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368This research aimed to identify and analyze the proposals for pedagogical projects of Bilingual Pedagogy Courses offered in Brazil, in order to identify the professional expected to work in the school environment and the types of work space made possible by the training . The research is characterized as a qualitative descriptive document, making use of search resources on websites, documents and bibliographic survey. In our country there are three courses: at the National Institute of Education for the Deaf (INES), at the Federal Institute of Goiás – Aparecida de Goiânia Campus and at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina – Palhoça Campus. From the reading and analysis of the Pedagogical Political Projects, it was possible to identify some relevant points, such as the priority for the admission of deaf people in some courses, as well as the offer of proof in Libras, and the type of training, broader or restricted depending on the course. The results indicate the need for broader discussions about the desired professional, giving space to the deaf subject so that he can be an educator with his peers. We hope, with this study, to contribute to discussions in the area and promote reflection on investments in courses such as these.O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral identificar e analisar as propostas de projetos pedagógicos dos Cursos de Pedagogia Bilíngue oferecidos no Brasil, a fim de identificar o profissional esperado para atuação no espaço escolar e os tipos de espaço de atuação possibilitados pela formação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa documental descritiva, valendo-se de recursos de buscas em sites, documentos e levantamento bibliográfico. Em nosso país há três cursos: no Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), no Instituto Federal de Goiás – Câmpus de Aparecida de Goiânia e no O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Palhoça. A partir da leitura e análise dos Projetos Político Pedagógicos foi possível identificar alguns pontos relevantes, como a prioridade para ingresso de surdos em alguns cursos, bem como a oferta de prova em Libras, e o tipo de formação, mais ampla ou restrita a depender do curso. Os resultados indicam a necessidade de discussões mais amplas sobre o profissional desejado, dando espaço ao sujeito surdo para que possa ser educador junto aos seus pares. Esperamos, com este estudo, contribuir para as discussões da área e promover reflexão acerca de investimentos em cursos como estes.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosEducação Especial - EEspLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPedagogia BilíngueProjetos Político PedagógicosEducação de SurdosEducação EspecialCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOLevantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngueSurvey and analysis of political pedagogical proposals of bilingual pedagogy coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006004397d393-6e9d-4e34-bef1-d64e1e479221reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALVANESSA Gomes da Costa TCC final.pdfVANESSA Gomes da Costa TCC final.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf883015https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14368/1/VANESSA%20Gomes%20da%20Costa%20TCC%20final.pdfdb67803ac934166c55d5d1fa8692ae2bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14368/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTVANESSA Gomes da Costa TCC final.pdf.txtVANESSA Gomes da Costa TCC final.pdf.txtExtracted texttext/plain78748https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14368/3/VANESSA%20Gomes%20da%20Costa%20TCC%20final.pdf.txta31b0524a987ec14b4e9bb4be19960f1MD53THUMBNAILVANESSA Gomes da Costa TCC final.pdf.jpgVANESSA Gomes da Costa TCC final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4974https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14368/4/VANESSA%20Gomes%20da%20Costa%20TCC%20final.pdf.jpg08c9255a3045dc09ae8793a8ab0a7941MD54ufscar/143682023-09-18 18:32:11.621oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14368Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:11Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Survey and analysis of political pedagogical proposals of bilingual pedagogy courses
title Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue
spellingShingle Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue
Costa, Vanessa Gomes da
Pedagogia Bilíngue
Projetos Político Pedagógicos
Educação de Surdos
Educação Especial
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue
title_full Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue
title_fullStr Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue
title_full_unstemmed Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue
title_sort Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue
author Costa, Vanessa Gomes da
author_facet Costa, Vanessa Gomes da
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8240109246259530
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vanessa Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7312070448044165
dc.contributor.authorID.fl_str_mv f9ae55e2-e28e-4c67-86ca-f36e4c2d57c8
contributor_str_mv Santos, Lara Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Bilíngue
Projetos Político Pedagógicos
Educação de Surdos
Educação Especial
topic Pedagogia Bilíngue
Projetos Político Pedagógicos
Educação de Surdos
Educação Especial
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research aimed to identify and analyze the proposals for pedagogical projects of Bilingual Pedagogy Courses offered in Brazil, in order to identify the professional expected to work in the school environment and the types of work space made possible by the training . The research is characterized as a qualitative descriptive document, making use of search resources on websites, documents and bibliographic survey. In our country there are three courses: at the National Institute of Education for the Deaf (INES), at the Federal Institute of Goiás – Aparecida de Goiânia Campus and at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina – Palhoça Campus. From the reading and analysis of the Pedagogical Political Projects, it was possible to identify some relevant points, such as the priority for the admission of deaf people in some courses, as well as the offer of proof in Libras, and the type of training, broader or restricted depending on the course. The results indicate the need for broader discussions about the desired professional, giving space to the deaf subject so that he can be an educator with his peers. We hope, with this study, to contribute to discussions in the area and promote reflection on investments in courses such as these.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-11T19:42:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-11T19:42:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Vanessa Gomes da. Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368
identifier_str_mv COSTA, Vanessa Gomes da. Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 4397d393-6e9d-4e34-bef1-d64e1e479221
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Educação Especial - EEspL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14368/1/VANESSA%20Gomes%20da%20Costa%20TCC%20final.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14368/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14368/3/VANESSA%20Gomes%20da%20Costa%20TCC%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14368/4/VANESSA%20Gomes%20da%20Costa%20TCC%20final.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db67803ac934166c55d5d1fa8692ae2b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a31b0524a987ec14b4e9bb4be19960f1
08c9255a3045dc09ae8793a8ab0a7941
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136391002357760