Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Públio, Patrícia Lopes Ramos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Paulo Gomes, Caiado, Katia Regina Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622018198957
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654
https://www.scielo.br/j/ccedes/a/NhWqd3ySt9t9cbKBwb78MMs/?format=pdf&lang=pt
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de Sorocaba, São Paulo; bem como apresentar a análise do contexto das políticas de educação especial na rede municipal, no período de 1988 a 2016, buscando compreender as produções e negociações que, permeadas pelos seus significados, atuam na garantia do direito à educação. A pesquisa é embasada pela abordagem do ciclo de política, formulada por Stephen Ball, que destaca a natureza complexa e controversa da política educacional. Os resultados revelam que as escolas especiais privadas, com recursos públicos, detêm o maior número de matrículas dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Na rede municipal, a política de educação especial buscou ajustar-se às configurações das políticas nacionais e internacionais, mostrando o quanto o contexto de influência (BALL, 2001; BALL; MAINARDES, 2011) foi determinante. Em cada período, as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação foram se modificando, fundadas nos diferentes projetos governamentais. No entanto, por não se consolidarem como uma política pública municipal, evidenciam processos de rupturas no direito à educação dos estudantes público-alvo da educação especial.
id SCAR_4bca036a723f619cdb34b80e28cb4c67
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16654
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Públio, Patrícia Lopes RamosLima, Paulo GomesCaiado, Katia Regina Morenohttp://lattes.cnpq.br/3931921890850433http://lattes.cnpq.br/5109357037661496http://lattes.cnpq.br/080377828088394923f470c0-34bb-475b-934f-cbf6eef2436fb84a6dac-97b3-400c-9656-1b5dc93433bedb760880-3f5e-467d-9d6a-cdf0ee37e544Campinas/ SP2022-09-22T22:19:17Z2022-09-22T22:19:17Z2018-09-15https://doi.org/10.1590/CC0101-32622018198957PÚBLIO, Patrícia Lopes Ramos; LIMA, Paulo Gomes; CAIADO, Katia Regina Moreno. Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação. Cadernos Cedes, Campinas/ SP, v. 38, n. 106, p. 335-354, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654.0101-3262https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654https://www.scielo.br/j/ccedes/a/NhWqd3ySt9t9cbKBwb78MMs/?format=pdf&lang=ptEste estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de Sorocaba, São Paulo; bem como apresentar a análise do contexto das políticas de educação especial na rede municipal, no período de 1988 a 2016, buscando compreender as produções e negociações que, permeadas pelos seus significados, atuam na garantia do direito à educação. A pesquisa é embasada pela abordagem do ciclo de política, formulada por Stephen Ball, que destaca a natureza complexa e controversa da política educacional. Os resultados revelam que as escolas especiais privadas, com recursos públicos, detêm o maior número de matrículas dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Na rede municipal, a política de educação especial buscou ajustar-se às configurações das políticas nacionais e internacionais, mostrando o quanto o contexto de influência (BALL, 2001; BALL; MAINARDES, 2011) foi determinante. Em cada período, as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação foram se modificando, fundadas nos diferentes projetos governamentais. No entanto, por não se consolidarem como uma política pública municipal, evidenciam processos de rupturas no direito à educação dos estudantes público-alvo da educação especial.Não recebi financiamento335-354porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-SoUFSCarDepartamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-SoCadernos Cedes600600Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação especialPolíticas públicasDireito à educaçãoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALEducação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educaçãoSpecial education in the municipality of Sorocaba, SP, Brazil: the contexts of policies and the right to educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article38106reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdownload.pdfdownload.pdfArtigo 7application/pdf139007https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16654/1/download.pdf9ef419b847343c1fc2a3de467e977168MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16654/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTdownload.pdf.txtdownload.pdf.txtExtracted texttext/plain42401https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16654/3/download.pdf.txta138d899900a0d6d721fb3315dbd4589MD53THUMBNAILdownload.pdf.jpgdownload.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg16065https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16654/4/download.pdf.jpgecd2ea7432a57744c803b0b287e916d6MD54ufscar/166542023-09-18 18:32:19.337oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16654Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:19Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Special education in the municipality of Sorocaba, SP, Brazil: the contexts of policies and the right to education
title Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação
spellingShingle Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação
Públio, Patrícia Lopes Ramos
Educação especial
Políticas públicas
Direito à educação
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
title_short Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação
title_full Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação
title_fullStr Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação
title_full_unstemmed Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação
title_sort Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação
author Públio, Patrícia Lopes Ramos
author_facet Públio, Patrícia Lopes Ramos
Lima, Paulo Gomes
Caiado, Katia Regina Moreno
author_role author
author2 Lima, Paulo Gomes
Caiado, Katia Regina Moreno
author2_role author
author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3931921890850433
http://lattes.cnpq.br/5109357037661496
http://lattes.cnpq.br/0803778280883949
dc.contributor.author.fl_str_mv Públio, Patrícia Lopes Ramos
Lima, Paulo Gomes
Caiado, Katia Regina Moreno
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 23f470c0-34bb-475b-934f-cbf6eef2436f
b84a6dac-97b3-400c-9656-1b5dc93433be
db760880-3f5e-467d-9d6a-cdf0ee37e544
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Políticas públicas
Direito à educação
topic Educação especial
Políticas públicas
Direito à educação
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
description Este estudo teve como objetivo investigar a atual estrutura organizativa e os serviços de educação especial nas escolas públicas e nas instituições especializadas credenciadas como escolas que funcionam no município de Sorocaba, São Paulo; bem como apresentar a análise do contexto das políticas de educação especial na rede municipal, no período de 1988 a 2016, buscando compreender as produções e negociações que, permeadas pelos seus significados, atuam na garantia do direito à educação. A pesquisa é embasada pela abordagem do ciclo de política, formulada por Stephen Ball, que destaca a natureza complexa e controversa da política educacional. Os resultados revelam que as escolas especiais privadas, com recursos públicos, detêm o maior número de matrículas dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Na rede municipal, a política de educação especial buscou ajustar-se às configurações das políticas nacionais e internacionais, mostrando o quanto o contexto de influência (BALL, 2001; BALL; MAINARDES, 2011) foi determinante. Em cada período, as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação foram se modificando, fundadas nos diferentes projetos governamentais. No entanto, por não se consolidarem como uma política pública municipal, evidenciam processos de rupturas no direito à educação dos estudantes público-alvo da educação especial.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-22T22:19:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-22T22:19:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.por.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/CC0101-32622018198957
dc.identifier.citation.fl_str_mv PÚBLIO, Patrícia Lopes Ramos; LIMA, Paulo Gomes; CAIADO, Katia Regina Moreno. Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação. Cadernos Cedes, Campinas/ SP, v. 38, n. 106, p. 335-354, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654
dc.identifier.issn.por.fl_str_mv 0101-3262
dc.identifier.url.por.fl_str_mv https://www.scielo.br/j/ccedes/a/NhWqd3ySt9t9cbKBwb78MMs/?format=pdf&lang=pt
url https://doi.org/10.1590/CC0101-32622018198957
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654
https://www.scielo.br/j/ccedes/a/NhWqd3ySt9t9cbKBwb78MMs/?format=pdf&lang=pt
identifier_str_mv PÚBLIO, Patrícia Lopes Ramos; LIMA, Paulo Gomes; CAIADO, Katia Regina Moreno. Educação especial no município de Sorocaba/ SP: os contextos das políticas e o direito à educação. Cadernos Cedes, Campinas/ SP, v. 38, n. 106, p. 335-354, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16654.
0101-3262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.ispartof.por.fl_str_mv Cadernos Cedes
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 335-354
dc.coverage.spatial.por.fl_str_mv Campinas/ SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE-So
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16654/1/download.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16654/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16654/3/download.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16654/4/download.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ef419b847343c1fc2a3de467e977168
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a138d899900a0d6d721fb3315dbd4589
ecd2ea7432a57744c803b0b287e916d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715652226056192