Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2217 |
Resumo: | The research question proposed by this study was: how can songs contribute to the appreciation of the cultural singularity in the school? What educative processes are generated from the contact of a teacher, her pupils and researchers? The objectives of the study were to observe, to describe and analyze the educative processes originated from the contact with the group, as well as to analyze how music contributed in this process. The research, of qualitative methodological ground, was developed in a public community school. With weekly meetings, the communication was done through music with songs, movements and body expression. The results show that music contributed to favor the dialogue between the different cultural and musical references in the group, in a perspective of appreciation and respect for the diversity and singularity. |
id |
SCAR_5270503fce8d695c8adc7f8a057f9b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2217 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Targas, Keila de MelloJoly, Ilza Zenker Lemehttp://lattes.cnpq.br/5569335876343450http://lattes.cnpq.br/5981684153509477b0b16338-78a9-49a7-885b-5405160083a62016-06-02T19:35:34Z2009-09-172016-06-02T19:35:34Z2009-02-05TARGAS, Keila de Mello. Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2217The research question proposed by this study was: how can songs contribute to the appreciation of the cultural singularity in the school? What educative processes are generated from the contact of a teacher, her pupils and researchers? The objectives of the study were to observe, to describe and analyze the educative processes originated from the contact with the group, as well as to analyze how music contributed in this process. The research, of qualitative methodological ground, was developed in a public community school. With weekly meetings, the communication was done through music with songs, movements and body expression. The results show that music contributed to favor the dialogue between the different cultural and musical references in the group, in a perspective of appreciation and respect for the diversity and singularity.A questão de pesquisa proposta por este estudo foi: de que maneira a escuta de canções pode contribuir para a valorização da singularidade de crianças no cotidiano da prática escolar humanizadora? Que processos educativos são gerados a partir da convivência de uma professora de ensino fundamental, seus alunos e pesquisadoras numa roda de conversa em que a música atue como elemento propulsor do diálogo? Os objetivos do estudo foram observar, descrever e analisar os processos educativos decorrentes da convivência com o grupo, bem como analisar de que maneira a música contribuiu neste processo. A pesquisa, de inspiração qualitativa foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino, em um bairro da periferia de São Carlos, interior de São Paulo. Com encontros semanais, a comunicação se dava a partir de canções, conversas em roda, atividades relacionadas com a voz, movimento e expressão corporal. Os resultados mostram que a música, através do recorte das canções, contribuiu no sentido de favorecer o diálogo entre as diferentes referências culturais e musicais presentes no grupo, numa perspectiva de valorização e respeito à diversidade e singularidade.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducação musicalCanções e músicaPráticas sociais e processos educativosHumanizaçãoMusic educationSongs and school practiceHumanizationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCanções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-1-19a36cdbf-5f87-4cc6-ae05-a4b3d93af5c7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2267.pdfapplication/pdf2374553https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2217/1/2267.pdffdc613a73cca2ab26d5dfbeb0b37b0f8MD51THUMBNAIL2267.pdf.jpg2267.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6452https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2217/2/2267.pdf.jpgf8cbe14baa329cb771d8d5412e514b45MD52ufscar/22172023-09-18 18:30:48.543oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2217Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:48Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora |
title |
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora |
spellingShingle |
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora Targas, Keila de Mello Educação musical Canções e música Práticas sociais e processos educativos Humanização Music education Songs and school practice Humanization CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora |
title_full |
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora |
title_fullStr |
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora |
title_full_unstemmed |
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora |
title_sort |
Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora |
author |
Targas, Keila de Mello |
author_facet |
Targas, Keila de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5981684153509477 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Targas, Keila de Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Joly, Ilza Zenker Leme |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5569335876343450 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
b0b16338-78a9-49a7-885b-5405160083a6 |
contributor_str_mv |
Joly, Ilza Zenker Leme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Canções e música Práticas sociais e processos educativos Humanização |
topic |
Educação musical Canções e música Práticas sociais e processos educativos Humanização Music education Songs and school practice Humanization CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music education Songs and school practice Humanization |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The research question proposed by this study was: how can songs contribute to the appreciation of the cultural singularity in the school? What educative processes are generated from the contact of a teacher, her pupils and researchers? The objectives of the study were to observe, to describe and analyze the educative processes originated from the contact with the group, as well as to analyze how music contributed in this process. The research, of qualitative methodological ground, was developed in a public community school. With weekly meetings, the communication was done through music with songs, movements and body expression. The results show that music contributed to favor the dialogue between the different cultural and musical references in the group, in a perspective of appreciation and respect for the diversity and singularity. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-17 2016-06-02T19:35:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:35:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TARGAS, Keila de Mello. Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2217 |
identifier_str_mv |
TARGAS, Keila de Mello. Canções, diálogos e educação : caminhos para uma prática escolar humanizadora. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
9a36cdbf-5f87-4cc6-ae05-a4b3d93af5c7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2217/1/2267.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2217/2/2267.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdc613a73cca2ab26d5dfbeb0b37b0f8 f8cbe14baa329cb771d8d5412e514b45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715517233430528 |