Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Thayná Carvalho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15686
Resumo: Aiming at the importance of bilingual education for the deaf and teaching PL as L2 for deaf people, a topic of great importance in the field of deafness, the present work aims to object of analysis the Portuguese Language Curriculum for the deaf in the city of São Paulo focusing on the literacy cycle (1st-3rd year of elementary school), with the objective of general: observe the articulation between the theoretical elements and the practical proposition of the Curriculum of the City Portuguese Language as a Second Language for the Deaf; and as a goal Specific: describe the role of the other in this document. It is a search qualitative, of a documentary nature, contrasting with the theoretical assumptions and practical, it was observed that there are discordant points in relation to these assumptions. It is expected that the present research will contribute to the proposition of future curricula still more harmonious in their formulations.
id SCAR_53a55618ed7f2925cc3d2e9a8414b090
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15686
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Almeida, Thayná Carvalho deLacerda, Cristina Broglia Feitosa dehttp://lattes.cnpq.br/9468232016416725http://lattes.cnpq.br/1025159769379448ff254105-5992-4c03-8ade-2b2bd7ac5af82022-03-09T10:34:24Z2022-03-09T10:34:24Z2021-08-31ALMEIDA, Thayná Carvalho de. Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15686.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15686Aiming at the importance of bilingual education for the deaf and teaching PL as L2 for deaf people, a topic of great importance in the field of deafness, the present work aims to object of analysis the Portuguese Language Curriculum for the deaf in the city of São Paulo focusing on the literacy cycle (1st-3rd year of elementary school), with the objective of general: observe the articulation between the theoretical elements and the practical proposition of the Curriculum of the City Portuguese Language as a Second Language for the Deaf; and as a goal Specific: describe the role of the other in this document. It is a search qualitative, of a documentary nature, contrasting with the theoretical assumptions and practical, it was observed that there are discordant points in relation to these assumptions. It is expected that the present research will contribute to the proposition of future curricula still more harmonious in their formulations.Visando a importância da educação bilíngue de surdos e o ensino de LP como L2 para surdos, temática de grande importância na área da surdez, o presente trabalho tem como objeto de análise o Currículo de Língua Portuguesa para surdos do município de São Paulo com foco no ciclo de alfabetização (1°- 3° ano do ensino fundamental), tendo como objetivo geral: observar a articulação entre os elementos teóricos e a proposição prática do Currículo da Cidade Língua Portuguesa como Segunda Língua para surdos; e como objetivo específico: descrever o papel do outro no presente documento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, contrastiva em relação aos pressupostos teóricos e práticos, observou-se que há pontos dissonantes em relação a estes pressupostos. Espera-se que a presente pesquisa colabore para a proposição de currículos futuros ainda mais harmoniosos em suas formulações.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: Código de Financiamento 001porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEsUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCurrículosLíngua portuguesaSurdos - EducaçãoEducation - CurriculaPortuguese languageDeaf - EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOCurrículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratórioCurriculum of portuguese language for the deaf of the Municipal Department of the City of São Paulo: an exploratory studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis60060085cf323b-396e-4cb9-bc50-e134731b9fcdreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALdissertação versão FINAL THAYNÁ.pdfdissertação versão FINAL THAYNÁ.pdfapplication/pdf3204001https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20FINAL%20THAYN%c3%81.pdfff6dbda7344e78ccdc581d1cb40b38d9MD51carta autorização orientador.pdfcarta autorização orientador.pdfapplication/pdf193236https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/3/carta%20autoriza%c3%a7%c3%a3o%20orientador.pdfb9f66752f45c628decb056269f1433f7MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTdissertação versão FINAL THAYNÁ.pdf.txtdissertação versão FINAL THAYNÁ.pdf.txtExtracted texttext/plain96130https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/5/disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20FINAL%20THAYN%c3%81.pdf.txtcf948f472040a1178e4f3b11e0f457e9MD55carta autorização orientador.pdf.txtcarta autorização orientador.pdf.txtExtracted texttext/plain1923https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/7/carta%20autoriza%c3%a7%c3%a3o%20orientador.pdf.txt026c5418cd60a096cecb9927297439e1MD57THUMBNAILdissertação versão FINAL THAYNÁ.pdf.jpgdissertação versão FINAL THAYNÁ.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6510https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/6/disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20FINAL%20THAYN%c3%81.pdf.jpg74c8a29783a66a48b74a9c28132c7b94MD56carta autorização orientador.pdf.jpgcarta autorização orientador.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5739https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/8/carta%20autoriza%c3%a7%c3%a3o%20orientador.pdf.jpg3b78bdbf8e4f5234491589eede643a68MD58ufscar/156862023-09-18 18:32:28.19oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15686Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:28Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Curriculum of portuguese language for the deaf of the Municipal Department of the City of São Paulo: an exploratory study
title Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório
spellingShingle Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório
Almeida, Thayná Carvalho de
Currículos
Língua portuguesa
Surdos - Educação
Education - Curricula
Portuguese language
Deaf - Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório
title_full Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório
title_fullStr Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório
title_sort Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório
author Almeida, Thayná Carvalho de
author_facet Almeida, Thayná Carvalho de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1025159769379448
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Thayná Carvalho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9468232016416725
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ff254105-5992-4c03-8ade-2b2bd7ac5af8
contributor_str_mv Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Língua portuguesa
Surdos - Educação
topic Currículos
Língua portuguesa
Surdos - Educação
Education - Curricula
Portuguese language
Deaf - Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education - Curricula
Portuguese language
Deaf - Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description Aiming at the importance of bilingual education for the deaf and teaching PL as L2 for deaf people, a topic of great importance in the field of deafness, the present work aims to object of analysis the Portuguese Language Curriculum for the deaf in the city of São Paulo focusing on the literacy cycle (1st-3rd year of elementary school), with the objective of general: observe the articulation between the theoretical elements and the practical proposition of the Curriculum of the City Portuguese Language as a Second Language for the Deaf; and as a goal Specific: describe the role of the other in this document. It is a search qualitative, of a documentary nature, contrasting with the theoretical assumptions and practical, it was observed that there are discordant points in relation to these assumptions. It is expected that the present research will contribute to the proposition of future curricula still more harmonious in their formulations.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-09T10:34:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-09T10:34:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Thayná Carvalho de. Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15686.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15686
identifier_str_mv ALMEIDA, Thayná Carvalho de. Currículo de língua portuguesa para surdos da Secretaria Municipal da Cidade de São Paulo: um estudo exploratório. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15686.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 85cf323b-396e-4cb9-bc50-e134731b9fcd
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20FINAL%20THAYN%c3%81.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/3/carta%20autoriza%c3%a7%c3%a3o%20orientador.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/5/disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20FINAL%20THAYN%c3%81.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/7/carta%20autoriza%c3%a7%c3%a3o%20orientador.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/6/disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20FINAL%20THAYN%c3%81.pdf.jpg
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15686/8/carta%20autoriza%c3%a7%c3%a3o%20orientador.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff6dbda7344e78ccdc581d1cb40b38d9
b9f66752f45c628decb056269f1433f7
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
cf948f472040a1178e4f3b11e0f457e9
026c5418cd60a096cecb9927297439e1
74c8a29783a66a48b74a9c28132c7b94
3b78bdbf8e4f5234491589eede643a68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136402745360384