A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9082 |
Resumo: | O ensino inclusivo de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes a partir da Poesia Concreta, é o objeto de estudo sob o qual se desenvolve a investigação. Portanto, a presente pesquisa visa discutir o uso de poesias para ensinar a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, para turmas inclusivas com surdos, temos como objetivo primordial refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos, numa perspectiva inclusiva, utilizando-se instrumento mediador do ensino a Poesia Concreta. Quanto à abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa básica, de cunho bibliográfico e documental. Essa pesquisa está ancorada, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Decreto nº 5.626/2005, entre outros. Esperamos que este estudo possa favorecer o florescimento de um ensino de língua que promova os ideais inclusivos contribuindo para a formação de cidadãos, que seguindo esses ideais, irão interagir em sociedade e atuar na promoção de valores de equidade, rompendo com suas limitações e amparando aqueles que por suas condições biológicas ficam de algum modo cerceados de adentrar novos horizontes e reclusos em suas realidades e limitações aquém de seus objetivos pessoais. |
id |
UFCG_4c76eb1f95dc986bf5ae8ad4ce0663f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9082 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos.Concrete poetry as an instrument for inclusive language teaching Portuguese for the deaf.Língua portuguesa - estudo e ensinoEducação inclusiva - surdosLíngua portuguesa para surdosSurdos - ensino de língua portuguesaEnsino de poesiaLibrasPortuguese Language - Study and TeachingInclusive Education - DeafPortuguese Language for the DeafDeaf - Portuguese Language TeachingPoetry TeachingPoundsLetras - Língua Portuguesa.O ensino inclusivo de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes a partir da Poesia Concreta, é o objeto de estudo sob o qual se desenvolve a investigação. Portanto, a presente pesquisa visa discutir o uso de poesias para ensinar a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, para turmas inclusivas com surdos, temos como objetivo primordial refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos, numa perspectiva inclusiva, utilizando-se instrumento mediador do ensino a Poesia Concreta. Quanto à abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa básica, de cunho bibliográfico e documental. Essa pesquisa está ancorada, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Decreto nº 5.626/2005, entre outros. Esperamos que este estudo possa favorecer o florescimento de um ensino de língua que promova os ideais inclusivos contribuindo para a formação de cidadãos, que seguindo esses ideais, irão interagir em sociedade e atuar na promoção de valores de equidade, rompendo com suas limitações e amparando aqueles que por suas condições biológicas ficam de algum modo cerceados de adentrar novos horizontes e reclusos em suas realidades e limitações aquém de seus objetivos pessoais.Inclusive Portuguese Language teaching for the deaf and hearing people from Concrete Poetry is the object of study under which the research is developed. Therefore, the present research aims to discuss the use of poetry to teach the formal written form of the Portuguese Language for inclusive classes with deaf people, having as a primary objective to reflect on the Portuguese language teaching for the deaf, in an inclusive perspective, using Concrete Poetry as a mediator instrument of teaching. As for the methodological approach, this is a basic research, with a bibliographical and documentary character. This research is anchored, mainly, in the National Curricular Parameters of Portuguese Language, the Law of Directives and Bases of National Education and Decree nº 5.626 / 2005, among others. We hope that this study will favor the flourishing of a language teaching that promotes inclusive ideals contributing to the formation of citizens who, following these ideals, will interact in society and act in the promotion of values of equity, breaking with their limitations and supporting those which by their biological conditions are somehow constrained to enter new horizons and recluse in their realities and limitations below their personal goals.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCORRÊA, Adriana Moreira de Souza.CORRÊA, A. M. S.http://lattes.cnpq.br/7748176565683643PEREIRA, Hérica Paiva.LIMA, Cícera Janaína Rodrigues.FRANÇA, Leandro de Souza.2018-12-132019-11-12T11:39:20Z2019-11-122019-11-12T11:39:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9082FRANÇA, Leandro de Souza.A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-23T14:17:26Zoai:localhost:riufcg/9082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-23T14:17:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. Concrete poetry as an instrument for inclusive language teaching Portuguese for the deaf. |
title |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. |
spellingShingle |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. FRANÇA, Leandro de Souza. Língua portuguesa - estudo e ensino Educação inclusiva - surdos Língua portuguesa para surdos Surdos - ensino de língua portuguesa Ensino de poesia Libras Portuguese Language - Study and Teaching Inclusive Education - Deaf Portuguese Language for the Deaf Deaf - Portuguese Language Teaching Poetry Teaching Pounds Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. |
title_full |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. |
title_fullStr |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. |
title_full_unstemmed |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. |
title_sort |
A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. |
author |
FRANÇA, Leandro de Souza. |
author_facet |
FRANÇA, Leandro de Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. CORRÊA, A. M. S. http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 PEREIRA, Hérica Paiva. LIMA, Cícera Janaína Rodrigues. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANÇA, Leandro de Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - estudo e ensino Educação inclusiva - surdos Língua portuguesa para surdos Surdos - ensino de língua portuguesa Ensino de poesia Libras Portuguese Language - Study and Teaching Inclusive Education - Deaf Portuguese Language for the Deaf Deaf - Portuguese Language Teaching Poetry Teaching Pounds Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Língua portuguesa - estudo e ensino Educação inclusiva - surdos Língua portuguesa para surdos Surdos - ensino de língua portuguesa Ensino de poesia Libras Portuguese Language - Study and Teaching Inclusive Education - Deaf Portuguese Language for the Deaf Deaf - Portuguese Language Teaching Poetry Teaching Pounds Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O ensino inclusivo de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes a partir da Poesia Concreta, é o objeto de estudo sob o qual se desenvolve a investigação. Portanto, a presente pesquisa visa discutir o uso de poesias para ensinar a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, para turmas inclusivas com surdos, temos como objetivo primordial refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos, numa perspectiva inclusiva, utilizando-se instrumento mediador do ensino a Poesia Concreta. Quanto à abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa básica, de cunho bibliográfico e documental. Essa pesquisa está ancorada, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Decreto nº 5.626/2005, entre outros. Esperamos que este estudo possa favorecer o florescimento de um ensino de língua que promova os ideais inclusivos contribuindo para a formação de cidadãos, que seguindo esses ideais, irão interagir em sociedade e atuar na promoção de valores de equidade, rompendo com suas limitações e amparando aqueles que por suas condições biológicas ficam de algum modo cerceados de adentrar novos horizontes e reclusos em suas realidades e limitações aquém de seus objetivos pessoais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 2019-11-12T11:39:20Z 2019-11-12 2019-11-12T11:39:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9082 FRANÇA, Leandro de Souza.A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9082 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, Leandro de Souza.A poesia concreta como instrumento para o ensino inclusivo da língua portuguesa para surdos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744412264103936 |