Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Natália Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812
Resumo: This study aimed to identify the didactic aspects most valued in the initial training of students of the Degree in Chemistry, at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus, who were members of the Pedagogical Residency Program (PRP). For this, 150 narratives constructed by the undergraduates participating in the PRP were collected during the second half of 2020, which, as a result of the Coronavirus pandemic, were taught remotely. The analytical methodology used was the discursive textual analysis of Morais and Galiazzi (2006). The analysis process allowed the identification of six categories: “Use of media in remote teaching”; “External context to school education”; “Teacher methodology in remote teaching”; “Difficulty of students and graduates in remote teaching”; “Reflection on teaching”; and “Reflections about the school”. These categories revealed the main didactic aspects valued by the undergraduates and also presented the difficulties and learning of the undergraduates in taking the PRP in the remote modality.
id SCAR_5e78459cb725196f253ba950a6695468
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15812
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Ribeiro, Natália RodriguesSantos Junior, João Batistahttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472857a1075-6825-4d06-ab91-bd5080ccb4462022-04-06T12:00:39Z2022-04-06T12:00:39Z2022-03-10RIBEIRO, Natália Rodrigues. Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812This study aimed to identify the didactic aspects most valued in the initial training of students of the Degree in Chemistry, at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus, who were members of the Pedagogical Residency Program (PRP). For this, 150 narratives constructed by the undergraduates participating in the PRP were collected during the second half of 2020, which, as a result of the Coronavirus pandemic, were taught remotely. The analytical methodology used was the discursive textual analysis of Morais and Galiazzi (2006). The analysis process allowed the identification of six categories: “Use of media in remote teaching”; “External context to school education”; “Teacher methodology in remote teaching”; “Difficulty of students and graduates in remote teaching”; “Reflection on teaching”; and “Reflections about the school”. These categories revealed the main didactic aspects valued by the undergraduates and also presented the difficulties and learning of the undergraduates in taking the PRP in the remote modality.Este trabalho objetivou identificar quais são os aspectos didáticos mais valorizados na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, que eram integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP). Para isso foram coletadas 150 narrativas construídas pelos licenciandos participantes do PRP durante o segundo semestre de 2020, que em decorrência da pandemia de Coronavírus, foram cursadas de maneira remota. A metodologia analítica utilizada foi a análise textual discursiva de Morais e Galiazzi (2006). O processo de análise permitiu identificar seis categorias: “Uso de mídias no ensino remoto”; “Contexto externo à educação escolar”; “Metodologia do professor no ensino remoto”; “Dificuldade dos estudantes e licenciandos no ensino remoto”; “Reflexão sobre a docência”; e “Reflexões acerca da escola”. Essas categorias revelaram os principais aspectos didáticos valorizados pelos licenciandos e também apresentaram as dificuldades e aprendizagens dos licenciandos em cursar o PRP na modalidade remota.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaQuímica - QL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticas públicas educacionaisPrograma Residência PedagógicaEnsino remotoPublic educational policiesPedagogical residency programRemote teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOIdentificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência PedagógicaIdentification of the didactic aspects most valued by undergraduates in chemistry during the development of the Pedagogical Residency Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ee147774-22db-48ba-ab48-9633b265da09reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdfTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdfapplication/pdf1086511https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/1/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdfc52fd94ee0f98173c66086a8d5ea7d08MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdf.txtTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain163595https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/3/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf.txtdd730b65231dc9e24cb74b28520f798eMD53THUMBNAILTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdf.jpgTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7363https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/4/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf.jpgecd204d36e2b9a0d8a17137fe159c20cMD54ufscar/158122023-09-18 18:32:32.164oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15812Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Identification of the didactic aspects most valued by undergraduates in chemistry during the development of the Pedagogical Residency Program
title Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
spellingShingle Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
Ribeiro, Natália Rodrigues
Políticas públicas educacionais
Programa Residência Pedagógica
Ensino remoto
Public educational policies
Pedagogical residency program
Remote teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
title_full Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
title_fullStr Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
title_full_unstemmed Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
title_sort Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
author Ribeiro, Natália Rodrigues
author_facet Ribeiro, Natália Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Natália Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos Junior, João Batista
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5615071332323472
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 857a1075-6825-4d06-ab91-bd5080ccb446
contributor_str_mv Santos Junior, João Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas educacionais
Programa Residência Pedagógica
Ensino remoto
topic Políticas públicas educacionais
Programa Residência Pedagógica
Ensino remoto
Public educational policies
Pedagogical residency program
Remote teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Public educational policies
Pedagogical residency program
Remote teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description This study aimed to identify the didactic aspects most valued in the initial training of students of the Degree in Chemistry, at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus, who were members of the Pedagogical Residency Program (PRP). For this, 150 narratives constructed by the undergraduates participating in the PRP were collected during the second half of 2020, which, as a result of the Coronavirus pandemic, were taught remotely. The analytical methodology used was the discursive textual analysis of Morais and Galiazzi (2006). The analysis process allowed the identification of six categories: “Use of media in remote teaching”; “External context to school education”; “Teacher methodology in remote teaching”; “Difficulty of students and graduates in remote teaching”; “Reflection on teaching”; and “Reflections about the school”. These categories revealed the main didactic aspects valued by the undergraduates and also presented the difficulties and learning of the undergraduates in taking the PRP in the remote modality.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-06T12:00:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-06T12:00:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Natália Rodrigues. Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812
identifier_str_mv RIBEIRO, Natália Rodrigues. Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ee147774-22db-48ba-ab48-9633b265da09
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Química - QL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Química - QL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/1/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/3/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/4/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c52fd94ee0f98173c66086a8d5ea7d08
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
dd730b65231dc9e24cb74b28520f798e
ecd204d36e2b9a0d8a17137fe159c20c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136403911376896