Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812 |
Resumo: | This study aimed to identify the didactic aspects most valued in the initial training of students of the Degree in Chemistry, at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus, who were members of the Pedagogical Residency Program (PRP). For this, 150 narratives constructed by the undergraduates participating in the PRP were collected during the second half of 2020, which, as a result of the Coronavirus pandemic, were taught remotely. The analytical methodology used was the discursive textual analysis of Morais and Galiazzi (2006). The analysis process allowed the identification of six categories: “Use of media in remote teaching”; “External context to school education”; “Teacher methodology in remote teaching”; “Difficulty of students and graduates in remote teaching”; “Reflection on teaching”; and “Reflections about the school”. These categories revealed the main didactic aspects valued by the undergraduates and also presented the difficulties and learning of the undergraduates in taking the PRP in the remote modality. |
id |
SCAR_5e78459cb725196f253ba950a6695468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15812 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Ribeiro, Natália RodriguesSantos Junior, João Batistahttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472857a1075-6825-4d06-ab91-bd5080ccb4462022-04-06T12:00:39Z2022-04-06T12:00:39Z2022-03-10RIBEIRO, Natália Rodrigues. Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812This study aimed to identify the didactic aspects most valued in the initial training of students of the Degree in Chemistry, at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus, who were members of the Pedagogical Residency Program (PRP). For this, 150 narratives constructed by the undergraduates participating in the PRP were collected during the second half of 2020, which, as a result of the Coronavirus pandemic, were taught remotely. The analytical methodology used was the discursive textual analysis of Morais and Galiazzi (2006). The analysis process allowed the identification of six categories: “Use of media in remote teaching”; “External context to school education”; “Teacher methodology in remote teaching”; “Difficulty of students and graduates in remote teaching”; “Reflection on teaching”; and “Reflections about the school”. These categories revealed the main didactic aspects valued by the undergraduates and also presented the difficulties and learning of the undergraduates in taking the PRP in the remote modality.Este trabalho objetivou identificar quais são os aspectos didáticos mais valorizados na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, que eram integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP). Para isso foram coletadas 150 narrativas construídas pelos licenciandos participantes do PRP durante o segundo semestre de 2020, que em decorrência da pandemia de Coronavírus, foram cursadas de maneira remota. A metodologia analítica utilizada foi a análise textual discursiva de Morais e Galiazzi (2006). O processo de análise permitiu identificar seis categorias: “Uso de mídias no ensino remoto”; “Contexto externo à educação escolar”; “Metodologia do professor no ensino remoto”; “Dificuldade dos estudantes e licenciandos no ensino remoto”; “Reflexão sobre a docência”; e “Reflexões acerca da escola”. Essas categorias revelaram os principais aspectos didáticos valorizados pelos licenciandos e também apresentaram as dificuldades e aprendizagens dos licenciandos em cursar o PRP na modalidade remota.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaQuímica - QL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolíticas públicas educacionaisPrograma Residência PedagógicaEnsino remotoPublic educational policiesPedagogical residency programRemote teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOIdentificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência PedagógicaIdentification of the didactic aspects most valued by undergraduates in chemistry during the development of the Pedagogical Residency Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ee147774-22db-48ba-ab48-9633b265da09reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdfTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdfapplication/pdf1086511https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/1/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdfc52fd94ee0f98173c66086a8d5ea7d08MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdf.txtTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain163595https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/3/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf.txtdd730b65231dc9e24cb74b28520f798eMD53THUMBNAILTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdf.jpgTCC FINAL.Natalia Rodrigues Ribeiro.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7363https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/4/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf.jpgecd204d36e2b9a0d8a17137fe159c20cMD54ufscar/158122023-09-18 18:32:32.164oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15812Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:32Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Identification of the didactic aspects most valued by undergraduates in chemistry during the development of the Pedagogical Residency Program |
title |
Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica |
spellingShingle |
Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica Ribeiro, Natália Rodrigues Políticas públicas educacionais Programa Residência Pedagógica Ensino remoto Public educational policies Pedagogical residency program Remote teaching CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
title_short |
Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica |
title_full |
Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica |
title_fullStr |
Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica |
title_sort |
Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica |
author |
Ribeiro, Natália Rodrigues |
author_facet |
Ribeiro, Natália Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Natália Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos Junior, João Batista |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5615071332323472 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
857a1075-6825-4d06-ab91-bd5080ccb446 |
contributor_str_mv |
Santos Junior, João Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas educacionais Programa Residência Pedagógica Ensino remoto |
topic |
Políticas públicas educacionais Programa Residência Pedagógica Ensino remoto Public educational policies Pedagogical residency program Remote teaching CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public educational policies Pedagogical residency program Remote teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
description |
This study aimed to identify the didactic aspects most valued in the initial training of students of the Degree in Chemistry, at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus, who were members of the Pedagogical Residency Program (PRP). For this, 150 narratives constructed by the undergraduates participating in the PRP were collected during the second half of 2020, which, as a result of the Coronavirus pandemic, were taught remotely. The analytical methodology used was the discursive textual analysis of Morais and Galiazzi (2006). The analysis process allowed the identification of six categories: “Use of media in remote teaching”; “External context to school education”; “Teacher methodology in remote teaching”; “Difficulty of students and graduates in remote teaching”; “Reflection on teaching”; and “Reflections about the school”. These categories revealed the main didactic aspects valued by the undergraduates and also presented the difficulties and learning of the undergraduates in taking the PRP in the remote modality. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-06T12:00:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-06T12:00:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Natália Rodrigues. Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Natália Rodrigues. Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
ee147774-22db-48ba-ab48-9633b265da09 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Química - QL-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Química - QL-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/1/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/3/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15812/4/TCC%20FINAL.Natalia%20Rodrigues%20Ribeiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c52fd94ee0f98173c66086a8d5ea7d08 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 dd730b65231dc9e24cb74b28520f798e ecd204d36e2b9a0d8a17137fe159c20c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715644938452992 |