A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Jaqueline Antonia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451
Resumo: The medical graduation at the Federal University of São Carlos is based on active learning methodologies, especially Problem-Based Learning (PBL), represented by the Constructivist Spiral. This methodology allows the student to be the protagonist of the learning process and to be active in the process of knowledge building in a group. The constructivist spiral is made up of phases: identifying the problem, formulating hypothesis, elaborating questions, seeking new information, building new meanings, evaluating the process.1 The spiral movement represents not only the cyclicity of knowledge, but also the ability to face increasingly complex difficulties. The purpose of this thesis is to build a critical-reflective narrative demonstrating the application of the constructivist spiral in the trajectory of the medical graduation, through reports of experiences during the graduation, seeking to demonstrate the richness of this teaching-learning process, not only in techniques, but mainly in behavioral and attitudinal aspects.
id SCAR_5eedbd4b87f253d17e78329b53aed63a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19451
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Xavier, Jaqueline AntoniaEstevao, Isabeth da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/2932607007844855http://lattes.cnpq.br/71559031858344612024-02-23T14:32:17Z2024-02-23T14:32:17Z2023-02-06XAVIER, Jaqueline Antonia. A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451The medical graduation at the Federal University of São Carlos is based on active learning methodologies, especially Problem-Based Learning (PBL), represented by the Constructivist Spiral. This methodology allows the student to be the protagonist of the learning process and to be active in the process of knowledge building in a group. The constructivist spiral is made up of phases: identifying the problem, formulating hypothesis, elaborating questions, seeking new information, building new meanings, evaluating the process.1 The spiral movement represents not only the cyclicity of knowledge, but also the ability to face increasingly complex difficulties. The purpose of this thesis is to build a critical-reflective narrative demonstrating the application of the constructivist spiral in the trajectory of the medical graduation, through reports of experiences during the graduation, seeking to demonstrate the richness of this teaching-learning process, not only in techniques, but mainly in behavioral and attitudinal aspects.O curso de medicina na Universidade Federal de São Carlos é construído com base em metodologias ativas de aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), representada pela Espiral Construtivista (EC).4 Essa metodologia permite que o estudante seja o protagonista de seu aprendizado e participe ativamente da construção de conhecimento em grupo. A EC é composta por fases: identificando o problema, formulando explicações, elaborando questões, buscando novas informações, construindo novos significados, avaliando o processo.1 O movimento em espiral representa não apenas a ciclicidade do conhecimento, mas também a capacidade de enfrentar dificuldades cada vez mais complexas. O propósito desse trabalho é realizar uma narrativa crítico-reflexiva demonstrando a aplicação da espiral construtivista na trajetória da graduação em medicina, por meio de relato de experiências durante o curso, visando demonstrar a riqueza desse processo de ensino-aprendizagem, não apenas em competências técnicas, mas principalmente em aspectos comportamentais e atitudinais.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMedicina - MedUFSCarAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEspiral construtivistaAprendizagem baseada em problemasRelato de experiênciaConstructivist spiralProblem-based learningExperience reportCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAA espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicinaThe constructivist spiral: critical-reflective narrative about the medical undergraduate pathinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Jaqueline Antonia Xavier Gomes final .pdfTCC Jaqueline Antonia Xavier Gomes final .pdfArtigo principalapplication/pdf96352https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/3/TCC%20Jaqueline%20Antonia%20Xavier%20Gomes%20final%20.pdf067032618ff653a532ea23414f1c8fd4MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81030https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/4/license_rdfc6e5ca9ee4112329286834c9257d9d4cMD54TEXTTCC Jaqueline Antonia Xavier Gomes final .pdf.txtTCC Jaqueline Antonia Xavier Gomes final .pdf.txtExtracted texttext/plain29116https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/5/TCC%20Jaqueline%20Antonia%20Xavier%20Gomes%20final%20.pdf.txted9e2a95344d232523381efdca944857MD55ufscar/194512024-05-14 17:38:08.449oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19451Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:38:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The constructivist spiral: critical-reflective narrative about the medical undergraduate path
title A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
spellingShingle A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
Xavier, Jaqueline Antonia
Espiral construtivista
Aprendizagem baseada em problemas
Relato de experiência
Constructivist spiral
Problem-based learning
Experience report
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
title_full A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
title_fullStr A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
title_full_unstemmed A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
title_sort A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
author Xavier, Jaqueline Antonia
author_facet Xavier, Jaqueline Antonia
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7155903185834461
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Jaqueline Antonia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Estevao, Isabeth da Fonseca
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2932607007844855
contributor_str_mv Estevao, Isabeth da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Espiral construtivista
Aprendizagem baseada em problemas
Relato de experiência
topic Espiral construtivista
Aprendizagem baseada em problemas
Relato de experiência
Constructivist spiral
Problem-based learning
Experience report
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
dc.subject.eng.fl_str_mv Constructivist spiral
Problem-based learning
Experience report
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description The medical graduation at the Federal University of São Carlos is based on active learning methodologies, especially Problem-Based Learning (PBL), represented by the Constructivist Spiral. This methodology allows the student to be the protagonist of the learning process and to be active in the process of knowledge building in a group. The constructivist spiral is made up of phases: identifying the problem, formulating hypothesis, elaborating questions, seeking new information, building new meanings, evaluating the process.1 The spiral movement represents not only the cyclicity of knowledge, but also the ability to face increasingly complex difficulties. The purpose of this thesis is to build a critical-reflective narrative demonstrating the application of the constructivist spiral in the trajectory of the medical graduation, through reports of experiences during the graduation, seeking to demonstrate the richness of this teaching-learning process, not only in techniques, but mainly in behavioral and attitudinal aspects.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-23T14:32:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-23T14:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv XAVIER, Jaqueline Antonia. A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451
identifier_str_mv XAVIER, Jaqueline Antonia. A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Medicina - Med
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/3/TCC%20Jaqueline%20Antonia%20Xavier%20Gomes%20final%20.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/4/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/5/TCC%20Jaqueline%20Antonia%20Xavier%20Gomes%20final%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 067032618ff653a532ea23414f1c8fd4
c6e5ca9ee4112329286834c9257d9d4c
ed9e2a95344d232523381efdca944857
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715659508416512