A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451 |
Resumo: | The medical graduation at the Federal University of São Carlos is based on active learning methodologies, especially Problem-Based Learning (PBL), represented by the Constructivist Spiral. This methodology allows the student to be the protagonist of the learning process and to be active in the process of knowledge building in a group. The constructivist spiral is made up of phases: identifying the problem, formulating hypothesis, elaborating questions, seeking new information, building new meanings, evaluating the process.1 The spiral movement represents not only the cyclicity of knowledge, but also the ability to face increasingly complex difficulties. The purpose of this thesis is to build a critical-reflective narrative demonstrating the application of the constructivist spiral in the trajectory of the medical graduation, through reports of experiences during the graduation, seeking to demonstrate the richness of this teaching-learning process, not only in techniques, but mainly in behavioral and attitudinal aspects. |
id |
SCAR_5eedbd4b87f253d17e78329b53aed63a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19451 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Xavier, Jaqueline AntoniaEstevao, Isabeth da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/2932607007844855http://lattes.cnpq.br/71559031858344612024-02-23T14:32:17Z2024-02-23T14:32:17Z2023-02-06XAVIER, Jaqueline Antonia. A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451The medical graduation at the Federal University of São Carlos is based on active learning methodologies, especially Problem-Based Learning (PBL), represented by the Constructivist Spiral. This methodology allows the student to be the protagonist of the learning process and to be active in the process of knowledge building in a group. The constructivist spiral is made up of phases: identifying the problem, formulating hypothesis, elaborating questions, seeking new information, building new meanings, evaluating the process.1 The spiral movement represents not only the cyclicity of knowledge, but also the ability to face increasingly complex difficulties. The purpose of this thesis is to build a critical-reflective narrative demonstrating the application of the constructivist spiral in the trajectory of the medical graduation, through reports of experiences during the graduation, seeking to demonstrate the richness of this teaching-learning process, not only in techniques, but mainly in behavioral and attitudinal aspects.O curso de medicina na Universidade Federal de São Carlos é construído com base em metodologias ativas de aprendizagem, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), representada pela Espiral Construtivista (EC).4 Essa metodologia permite que o estudante seja o protagonista de seu aprendizado e participe ativamente da construção de conhecimento em grupo. A EC é composta por fases: identificando o problema, formulando explicações, elaborando questões, buscando novas informações, construindo novos significados, avaliando o processo.1 O movimento em espiral representa não apenas a ciclicidade do conhecimento, mas também a capacidade de enfrentar dificuldades cada vez mais complexas. O propósito desse trabalho é realizar uma narrativa crítico-reflexiva demonstrando a aplicação da espiral construtivista na trajetória da graduação em medicina, por meio de relato de experiências durante o curso, visando demonstrar a riqueza desse processo de ensino-aprendizagem, não apenas em competências técnicas, mas principalmente em aspectos comportamentais e atitudinais.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMedicina - MedUFSCarAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEspiral construtivistaAprendizagem baseada em problemasRelato de experiênciaConstructivist spiralProblem-based learningExperience reportCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAA espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicinaThe constructivist spiral: critical-reflective narrative about the medical undergraduate pathinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC Jaqueline Antonia Xavier Gomes final .pdfTCC Jaqueline Antonia Xavier Gomes final .pdfArtigo principalapplication/pdf96352https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/3/TCC%20Jaqueline%20Antonia%20Xavier%20Gomes%20final%20.pdf067032618ff653a532ea23414f1c8fd4MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81030https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/4/license_rdfc6e5ca9ee4112329286834c9257d9d4cMD54TEXTTCC Jaqueline Antonia Xavier Gomes final .pdf.txtTCC Jaqueline Antonia Xavier Gomes final .pdf.txtExtracted texttext/plain29116https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/5/TCC%20Jaqueline%20Antonia%20Xavier%20Gomes%20final%20.pdf.txted9e2a95344d232523381efdca944857MD55ufscar/194512024-05-14 17:38:08.449oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/19451Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T17:38:08Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The constructivist spiral: critical-reflective narrative about the medical undergraduate path |
title |
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina |
spellingShingle |
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina Xavier, Jaqueline Antonia Espiral construtivista Aprendizagem baseada em problemas Relato de experiência Constructivist spiral Problem-based learning Experience report CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
title_short |
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina |
title_full |
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina |
title_fullStr |
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina |
title_full_unstemmed |
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina |
title_sort |
A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina |
author |
Xavier, Jaqueline Antonia |
author_facet |
Xavier, Jaqueline Antonia |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7155903185834461 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Jaqueline Antonia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Estevao, Isabeth da Fonseca |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2932607007844855 |
contributor_str_mv |
Estevao, Isabeth da Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espiral construtivista Aprendizagem baseada em problemas Relato de experiência |
topic |
Espiral construtivista Aprendizagem baseada em problemas Relato de experiência Constructivist spiral Problem-based learning Experience report CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Constructivist spiral Problem-based learning Experience report |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
description |
The medical graduation at the Federal University of São Carlos is based on active learning methodologies, especially Problem-Based Learning (PBL), represented by the Constructivist Spiral. This methodology allows the student to be the protagonist of the learning process and to be active in the process of knowledge building in a group. The constructivist spiral is made up of phases: identifying the problem, formulating hypothesis, elaborating questions, seeking new information, building new meanings, evaluating the process.1 The spiral movement represents not only the cyclicity of knowledge, but also the ability to face increasingly complex difficulties. The purpose of this thesis is to build a critical-reflective narrative demonstrating the application of the constructivist spiral in the trajectory of the medical graduation, through reports of experiences during the graduation, seeking to demonstrate the richness of this teaching-learning process, not only in techniques, but mainly in behavioral and attitudinal aspects. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-23T14:32:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-23T14:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
XAVIER, Jaqueline Antonia. A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Jaqueline Antonia. A espiral construtivista: narrativa crítico-reflexiva a respeito da trajetória de graduação em medicina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Medicina - Med |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos Medicina - Med |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/3/TCC%20Jaqueline%20Antonia%20Xavier%20Gomes%20final%20.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/4/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/19451/5/TCC%20Jaqueline%20Antonia%20Xavier%20Gomes%20final%20.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
067032618ff653a532ea23414f1c8fd4 c6e5ca9ee4112329286834c9257d9d4c ed9e2a95344d232523381efdca944857 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715659508416512 |