O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4423 |
Resumo: | This work was elaborated from the research on a well-known epistemological obstacle: the difficulty that the students have in understanding the concept of negative number and operations with such numbers. The experience in the classroom shows that this difficulty is indeed wide. To investigate the causes and methods to overcome such obstacles to contribute to the development of studies related to the understanding of the rules of signs of integers, four didactic games were applied: the Activity of Positive and Negative Cards, the Dinosaur s Game, the Hexagon Game and the Matix Game. This work evaluated in which aspects these four didactic games help the teacher to develop a meaningful learning, in addition to improve the performance of creativity, spontaneity and autonomy of learners. As the final product of this Professional Master's Degree, the activities developed were posted on the Professor s Portal created by the Ministry of Education and available on: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br, a virtual environment with educational resources which stimulate and facilitate the work of teachers. Thus, it tried to offer some contribution to studies related to mathematics didactic games with the suggestion of these activities for Primary School. |
id |
SCAR_62adc4796c60bc720f8ea29d31f7dc26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4423 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Neves, Renato SilvaMalagutti, Pedro Luiz Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050http://lattes.cnpq.br/6260115832686024550f6c27-332f-4c6a-a3b8-c3f749685d7c2016-06-02T20:02:49Z2011-04-012016-06-02T20:02:49Z2010-09-24NEVES, Renato Silva. O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4423This work was elaborated from the research on a well-known epistemological obstacle: the difficulty that the students have in understanding the concept of negative number and operations with such numbers. The experience in the classroom shows that this difficulty is indeed wide. To investigate the causes and methods to overcome such obstacles to contribute to the development of studies related to the understanding of the rules of signs of integers, four didactic games were applied: the Activity of Positive and Negative Cards, the Dinosaur s Game, the Hexagon Game and the Matix Game. This work evaluated in which aspects these four didactic games help the teacher to develop a meaningful learning, in addition to improve the performance of creativity, spontaneity and autonomy of learners. As the final product of this Professional Master's Degree, the activities developed were posted on the Professor s Portal created by the Ministry of Education and available on: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br, a virtual environment with educational resources which stimulate and facilitate the work of teachers. Thus, it tried to offer some contribution to studies related to mathematics didactic games with the suggestion of these activities for Primary School.Este trabalho foi elaborado a partir da investigação sobre um obstáculo epistemológico bem conhecido: a dificuldade que os alunos têm na assimilação do conceito de número negativo e das operações com tais números. As experiências em sala de aula revelam que essa dificuldade é realmente ampla. Para investigar as causas e métodos para superar tais obstáculos visando contribuir para o desenvolvimento de estudos ligados à compreensão das regras de sinais dos números inteiros, foram aplicados quatro jogos didáticos: a Atividade das Fichas Positivas e Negativas, o Jogo do Dinossauro, o Jogo do Hexágono e o Jogo Matix. O trabalho avaliou em quais aspectos esses quatro jogos didáticos auxiliam o professor a desenvolver uma aprendizagem significativa, além de melhorar o desempenho da criatividade, espontaneidade e autonomia dos educandos. Como produto final deste Mestrado Profissional, as atividades desenvolvidas foram postadas no Portal do Professor criado pelo Ministério da Educação e disponíveis em: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br, um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores. Dessa maneira, buscou-se oferecer alguma contribuição aos estudos ligados aos jogos didáticos de matemática com a sugestão dessas atividades para o Ensino Fundamental.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoNúmeros inteirosJogos educativosJogosNúmeros inteirosGamesNumbersCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-12b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3500.pdfapplication/pdf5600588https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4423/1/3500.pdf3b29f15fd6c71838bd60f420dff7779aMD51THUMBNAIL3500.pdf.jpg3500.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8126https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4423/2/3500.pdf.jpgb6ff513873c08aa6210e354d2443b76aMD52ufscar/44232023-09-18 18:31:01.488oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4423Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:01Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros |
title |
O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros |
spellingShingle |
O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros Neves, Renato Silva Matemática - estudo e ensino Números inteiros Jogos educativos Jogos Números inteiros Games Numbers CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros |
title_full |
O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros |
title_fullStr |
O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros |
title_sort |
O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros |
author |
Neves, Renato Silva |
author_facet |
Neves, Renato Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6260115832686024 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Renato Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malagutti, Pedro Luiz Aparecido |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5462523657624050 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
550f6c27-332f-4c6a-a3b8-c3f749685d7c |
contributor_str_mv |
Malagutti, Pedro Luiz Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Números inteiros Jogos educativos Jogos Números inteiros |
topic |
Matemática - estudo e ensino Números inteiros Jogos educativos Jogos Números inteiros Games Numbers CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Games Numbers |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work was elaborated from the research on a well-known epistemological obstacle: the difficulty that the students have in understanding the concept of negative number and operations with such numbers. The experience in the classroom shows that this difficulty is indeed wide. To investigate the causes and methods to overcome such obstacles to contribute to the development of studies related to the understanding of the rules of signs of integers, four didactic games were applied: the Activity of Positive and Negative Cards, the Dinosaur s Game, the Hexagon Game and the Matix Game. This work evaluated in which aspects these four didactic games help the teacher to develop a meaningful learning, in addition to improve the performance of creativity, spontaneity and autonomy of learners. As the final product of this Professional Master's Degree, the activities developed were posted on the Professor s Portal created by the Ministry of Education and available on: http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br, a virtual environment with educational resources which stimulate and facilitate the work of teachers. Thus, it tried to offer some contribution to studies related to mathematics didactic games with the suggestion of these activities for Primary School. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-09-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-01 2016-06-02T20:02:49Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:02:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEVES, Renato Silva. O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4423 |
identifier_str_mv |
NEVES, Renato Silva. O uso de jogos na sala de aula para dar significado ao conceito de números inteiros. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4423/1/3500.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4423/2/3500.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b29f15fd6c71838bd60f420dff7779a b6ff513873c08aa6210e354d2443b76a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136275774341120 |