Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Gabriel Vendruscolo de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4285
Resumo: The study of Trip Generating Centers and impacts caused by the implementation of these developments for the population of a city, both the highway system, as in the use and occupation of land is important to ensure the sustainable development of urban society. Supermarkets are developments that concentrate a wide variety of products and services attracting a large demand for trips, thus causing impacts on the urban road system. These projects have been studied as Trip Generating Centers in countries like the United States, Argentina and Brazil, however, this work presents a new approach, choosing the Brazilian cities of medium size. With the summary of existing literature on the subject, is proposed: a new methodology for defining the influence area, which considers the potential for attracting new development and its competitors in a geographic information system, and generating models trips to modals other than motor vehicles and no motor vehicles, using simple and multiple linear regression.
id SCAR_62f61df721a3a9c1b5a1d5a9587a26e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4285
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Freitas, Gabriel Vendruscolo deRaia Junior, Archimedes Azevedohttp://lattes.cnpq.br/6413793013018019http://lattes.cnpq.br/433539417633133615fa3b93-4250-4229-8c59-fb55484b28372016-06-02T20:00:33Z2010-07-082016-06-02T20:00:33Z2009-12-16FREITAS, Gabriel Vendruscolo de. Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4285The study of Trip Generating Centers and impacts caused by the implementation of these developments for the population of a city, both the highway system, as in the use and occupation of land is important to ensure the sustainable development of urban society. Supermarkets are developments that concentrate a wide variety of products and services attracting a large demand for trips, thus causing impacts on the urban road system. These projects have been studied as Trip Generating Centers in countries like the United States, Argentina and Brazil, however, this work presents a new approach, choosing the Brazilian cities of medium size. With the summary of existing literature on the subject, is proposed: a new methodology for defining the influence area, which considers the potential for attracting new development and its competitors in a geographic information system, and generating models trips to modals other than motor vehicles and no motor vehicles, using simple and multiple linear regression.O estudo dos Pólos Geradores de Viagens e os impactos provocados pela implantação destes empreendimentos para a população de uma cidade, tanto no sistema viário, como no uso e ocupação do solo é de grande importância para garantir o desenvolvimento sustentável de uma sociedade urbana. Os supermercados são empreendimentos que concentram uma ampla variedade de produtos e serviços atraindo uma grande demanda de deslocamentos, causando conseqüentemente impactos no sistema viário urbano. Estes empreendimentos já foram estudados como Pólos Geradores de Viagens em países como Estados Unidos, Argentina e Brasil, porém, o presente trabalho traz uma nova abordagem ao escolher cidades brasileiras de médio porte. Com a síntese dos trabalhos existente na literatura sobre o tema, é proposta: uma nova metodologia para delimitação da área de influência, que considera o potencial de atração do empreendimento e de seus concorrentes, em um Sistema de Informações Geográficas; e estudo de atração de viagens para os modos motorizados e não motorizados, utilizando modelos de regressão linear simples e múltiplas.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUUFSCarBREngenharia urbanaPólos geradores de viagensSupermercadosPlanejamento de transporteENGENHARIASMetodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1181dd3cc-84bf-4774-8aab-1fd0c8893861info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3086.pdfapplication/pdf6579885https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4285/1/3086.pdfc84bede3b78c16c0be8339ecba068048MD51THUMBNAIL3086.pdf.jpg3086.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7611https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4285/2/3086.pdf.jpg20836aa54d49e05ee4d8565aeabbdce6MD52ufscar/42852023-09-18 18:31:00.735oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4285Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
title Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
spellingShingle Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
Freitas, Gabriel Vendruscolo de
Engenharia urbana
Pólos geradores de viagens
Supermercados
Planejamento de transporte
ENGENHARIAS
title_short Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
title_full Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
title_fullStr Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
title_full_unstemmed Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
title_sort Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
author Freitas, Gabriel Vendruscolo de
author_facet Freitas, Gabriel Vendruscolo de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4335394176331336
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Gabriel Vendruscolo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raia Junior, Archimedes Azevedo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6413793013018019
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15fa3b93-4250-4229-8c59-fb55484b2837
contributor_str_mv Raia Junior, Archimedes Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia urbana
Pólos geradores de viagens
Supermercados
Planejamento de transporte
topic Engenharia urbana
Pólos geradores de viagens
Supermercados
Planejamento de transporte
ENGENHARIAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS
description The study of Trip Generating Centers and impacts caused by the implementation of these developments for the population of a city, both the highway system, as in the use and occupation of land is important to ensure the sustainable development of urban society. Supermarkets are developments that concentrate a wide variety of products and services attracting a large demand for trips, thus causing impacts on the urban road system. These projects have been studied as Trip Generating Centers in countries like the United States, Argentina and Brazil, however, this work presents a new approach, choosing the Brazilian cities of medium size. With the summary of existing literature on the subject, is proposed: a new methodology for defining the influence area, which considers the potential for attracting new development and its competitors in a geographic information system, and generating models trips to modals other than motor vehicles and no motor vehicles, using simple and multiple linear regression.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-16
dc.date.available.fl_str_mv 2010-07-08
2016-06-02T20:00:33Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T20:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Gabriel Vendruscolo de. Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4285
identifier_str_mv FREITAS, Gabriel Vendruscolo de. Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 181dd3cc-84bf-4774-8aab-1fd0c8893861
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4285/1/3086.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4285/2/3086.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c84bede3b78c16c0be8339ecba068048
20836aa54d49e05ee4d8565aeabbdce6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136274741493760