Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4285 |
Resumo: | The study of Trip Generating Centers and impacts caused by the implementation of these developments for the population of a city, both the highway system, as in the use and occupation of land is important to ensure the sustainable development of urban society. Supermarkets are developments that concentrate a wide variety of products and services attracting a large demand for trips, thus causing impacts on the urban road system. These projects have been studied as Trip Generating Centers in countries like the United States, Argentina and Brazil, however, this work presents a new approach, choosing the Brazilian cities of medium size. With the summary of existing literature on the subject, is proposed: a new methodology for defining the influence area, which considers the potential for attracting new development and its competitors in a geographic information system, and generating models trips to modals other than motor vehicles and no motor vehicles, using simple and multiple linear regression. |
id |
SCAR_62f61df721a3a9c1b5a1d5a9587a26e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4285 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Freitas, Gabriel Vendruscolo deRaia Junior, Archimedes Azevedohttp://lattes.cnpq.br/6413793013018019http://lattes.cnpq.br/433539417633133615fa3b93-4250-4229-8c59-fb55484b28372016-06-02T20:00:33Z2010-07-082016-06-02T20:00:33Z2009-12-16FREITAS, Gabriel Vendruscolo de. Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4285The study of Trip Generating Centers and impacts caused by the implementation of these developments for the population of a city, both the highway system, as in the use and occupation of land is important to ensure the sustainable development of urban society. Supermarkets are developments that concentrate a wide variety of products and services attracting a large demand for trips, thus causing impacts on the urban road system. These projects have been studied as Trip Generating Centers in countries like the United States, Argentina and Brazil, however, this work presents a new approach, choosing the Brazilian cities of medium size. With the summary of existing literature on the subject, is proposed: a new methodology for defining the influence area, which considers the potential for attracting new development and its competitors in a geographic information system, and generating models trips to modals other than motor vehicles and no motor vehicles, using simple and multiple linear regression.O estudo dos Pólos Geradores de Viagens e os impactos provocados pela implantação destes empreendimentos para a população de uma cidade, tanto no sistema viário, como no uso e ocupação do solo é de grande importância para garantir o desenvolvimento sustentável de uma sociedade urbana. Os supermercados são empreendimentos que concentram uma ampla variedade de produtos e serviços atraindo uma grande demanda de deslocamentos, causando conseqüentemente impactos no sistema viário urbano. Estes empreendimentos já foram estudados como Pólos Geradores de Viagens em países como Estados Unidos, Argentina e Brasil, porém, o presente trabalho traz uma nova abordagem ao escolher cidades brasileiras de médio porte. Com a síntese dos trabalhos existente na literatura sobre o tema, é proposta: uma nova metodologia para delimitação da área de influência, que considera o potencial de atração do empreendimento e de seus concorrentes, em um Sistema de Informações Geográficas; e estudo de atração de viagens para os modos motorizados e não motorizados, utilizando modelos de regressão linear simples e múltiplas.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUUFSCarBREngenharia urbanaPólos geradores de viagensSupermercadosPlanejamento de transporteENGENHARIASMetodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1181dd3cc-84bf-4774-8aab-1fd0c8893861info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL3086.pdfapplication/pdf6579885https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4285/1/3086.pdfc84bede3b78c16c0be8339ecba068048MD51THUMBNAIL3086.pdf.jpg3086.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7611https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4285/2/3086.pdf.jpg20836aa54d49e05ee4d8565aeabbdce6MD52ufscar/42852023-09-18 18:31:00.735oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/4285Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte |
title |
Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte |
spellingShingle |
Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte Freitas, Gabriel Vendruscolo de Engenharia urbana Pólos geradores de viagens Supermercados Planejamento de transporte ENGENHARIAS |
title_short |
Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte |
title_full |
Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte |
title_fullStr |
Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte |
title_full_unstemmed |
Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte |
title_sort |
Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte |
author |
Freitas, Gabriel Vendruscolo de |
author_facet |
Freitas, Gabriel Vendruscolo de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4335394176331336 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Gabriel Vendruscolo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raia Junior, Archimedes Azevedo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6413793013018019 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
15fa3b93-4250-4229-8c59-fb55484b2837 |
contributor_str_mv |
Raia Junior, Archimedes Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia urbana Pólos geradores de viagens Supermercados Planejamento de transporte |
topic |
Engenharia urbana Pólos geradores de viagens Supermercados Planejamento de transporte ENGENHARIAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS |
description |
The study of Trip Generating Centers and impacts caused by the implementation of these developments for the population of a city, both the highway system, as in the use and occupation of land is important to ensure the sustainable development of urban society. Supermarkets are developments that concentrate a wide variety of products and services attracting a large demand for trips, thus causing impacts on the urban road system. These projects have been studied as Trip Generating Centers in countries like the United States, Argentina and Brazil, however, this work presents a new approach, choosing the Brazilian cities of medium size. With the summary of existing literature on the subject, is proposed: a new methodology for defining the influence area, which considers the potential for attracting new development and its competitors in a geographic information system, and generating models trips to modals other than motor vehicles and no motor vehicles, using simple and multiple linear regression. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-07-08 2016-06-02T20:00:33Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:00:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS, Gabriel Vendruscolo de. Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4285 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Gabriel Vendruscolo de. Metodologia de delimitação de área de influência e elaboração de modelo de geração de viagens para supermercados de cidades de médio porte. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
181dd3cc-84bf-4774-8aab-1fd0c8893861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4285/1/3086.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/4285/2/3086.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c84bede3b78c16c0be8339ecba068048 20836aa54d49e05ee4d8565aeabbdce6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715534969044992 |