Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maria de Fátima Lopes da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2552
Resumo: This work is orderly following this question: How to configure the professional learning of the teacher in the beginning of the carrier, in attempt to overcome the scholar failure of second grade students of the public elementary school? The research started beginning in 1999, during my first experience as teacher in the school in São Carlos-SP-Brazil. In this work, between the learning, is possible to detach: the attribution of the meanings to the theoretical references getting during the process of the fundamental development, and how to translate to the professional practice engaged with the scholar success; the construction of the teaching process related to the reading and writing (Ferreiro, 1995).
id SCAR_72295334923a8ed4c056fc9f542d4521
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2552
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Silveira, Maria de Fátima Lopes daLima, Emília Freitas dehttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703325P22f64183b-0142-4920-940e-c710586fa3d82016-06-02T19:39:13Z2004-12-092016-06-02T19:39:13Z2002-06-12SILVEIRA, Maria de Fátima Lopes da. Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.. 2002. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2552This work is orderly following this question: How to configure the professional learning of the teacher in the beginning of the carrier, in attempt to overcome the scholar failure of second grade students of the public elementary school? The research started beginning in 1999, during my first experience as teacher in the school in São Carlos-SP-Brazil. In this work, between the learning, is possible to detach: the attribution of the meanings to the theoretical references getting during the process of the fundamental development, and how to translate to the professional practice engaged with the scholar success; the construction of the teaching process related to the reading and writing (Ferreiro, 1995).Este trabalho, de natureza qualitativa, está organizado em torno da seguinte questão: Como se configura a aprendizagem profissional da docência de uma professora iniciante, na tentativa de superação do fracasso escolar de alunos de uma 2ª série do ensino fundamental? A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano letivo de 1999, em minha sala de aula, durante a minha primeira experiência como docente na E.M.E.B. "Profa Maria Ermantina Carvalho Tarpani" da cidade de São Carlos-São Paulo. O trabalho foi organizado a partir dos relatos de minhas experiências iniciais como professora, realizadas com uma turma composta de cinqüenta por cento de alunos com história de fracasso escolar. Assim, para este trabalho foram destacadas as trajetórias de duas crianças, por serem elas as mais fortes representantes, naquela turma, de como se configura o fracasso escolar em nosso sistema público educacional. O referencial teórico está pautado em quatro eixos: a problemática do fracasso escolar e a aposta no sucesso escolar; o processo de mediação e significação em Vygotsky; o processo de alfabetização e finalmente as características da atuação docente no início da carreira. Os dados foram organizados em episódios, apresentados em ordem cronológica, que mostram como fui aprendendo a lidar com o fracasso escolar das crianças, procurando transformá-lo em sucesso. Mostram também a construção de minha aprendizagem quanto ao processo de alfabetização das crianças. A análise dos dados procurou abordar a minha visão como professora iniciante quanto às aprendizagens possíveis no momento da entrada na carreira segundo as características desta fase segundo Huberman (1992): a sobrevivência e a descoberta. Dentre as aprendizagens relativas à superação do fracasso escolar foi possível destacar: a atribuição de significados aos referenciais teóricos recebidos durante o processo de formação básica e como traduzi-los para uma prática profissional comprometida com o sucesso escolar; a construção do processo de ensino relativo à alfabetização, segundo Ferreiro (1995) neste aspecto, a partir das dificuldades das crianças em relação à escrita, fui aprendendo como se dá a construção do processo de apropriação do sistema de escrita pelas crianças. Finalmente, estão descritas outras aprendizagens da docência: a relação com os aspectos institucionais; o relacionamento entre os pares; o trato com as categorias da base de conhecimento, segundo Shulman, especialmente quanto ao conhecimento pedagógico do conteúdo.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRProfessores - formaçãoFormação continuada de professoresAprendizagem profissional da docênciaFracasso escolarCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-10f6fc182-bb60-4660-9267-80aa895417bdinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissMFLS.pdfapplication/pdf1262098https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2552/1/DissMFLS.pdfe64f0bb12a3c036ef25e5b18cb462124MD51THUMBNAILDissMFLS.pdf.jpgDissMFLS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6253https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2552/2/DissMFLS.pdf.jpg8f934d0ae95008ef2349a49ad5b47651MD52ufscar/25522023-09-18 18:30:50.642oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2552Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:30:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.
title Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.
spellingShingle Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.
Silveira, Maria de Fátima Lopes da
Professores - formação
Formação continuada de professores
Aprendizagem profissional da docência
Fracasso escolar
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.
title_full Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.
title_fullStr Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.
title_full_unstemmed Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.
title_sort Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.
author Silveira, Maria de Fátima Lopes da
author_facet Silveira, Maria de Fátima Lopes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Maria de Fátima Lopes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Emília Freitas de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703325P2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 2f64183b-0142-4920-940e-c710586fa3d8
contributor_str_mv Lima, Emília Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Formação continuada de professores
Aprendizagem profissional da docência
Fracasso escolar
topic Professores - formação
Formação continuada de professores
Aprendizagem profissional da docência
Fracasso escolar
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work is orderly following this question: How to configure the professional learning of the teacher in the beginning of the carrier, in attempt to overcome the scholar failure of second grade students of the public elementary school? The research started beginning in 1999, during my first experience as teacher in the school in São Carlos-SP-Brazil. In this work, between the learning, is possible to detach: the attribution of the meanings to the theoretical references getting during the process of the fundamental development, and how to translate to the professional practice engaged with the scholar success; the construction of the teaching process related to the reading and writing (Ferreiro, 1995).
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-06-12
dc.date.available.fl_str_mv 2004-12-09
2016-06-02T19:39:13Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Maria de Fátima Lopes da. Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.. 2002. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2552
identifier_str_mv SILVEIRA, Maria de Fátima Lopes da. Trabalhando pelo sucesso escolar: as vivências de uma professora em seu primeiro ano de atuação na escola pública.. 2002. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 0f6fc182-bb60-4660-9267-80aa895417bd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2552/1/DissMFLS.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2552/2/DissMFLS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e64f0bb12a3c036ef25e5b18cb462124
8f934d0ae95008ef2349a49ad5b47651
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715519990136832