A formação continuada dos professores da Educação Profissional da rede pública do Distrito Federal : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Nathália Falcão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39496
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
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spelling A formação continuada dos professores da Educação Profissional da rede pública do Distrito Federal : um estudo de casoDocênciaFormação inicial de professoresProfessores - formação continuadaEducação profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.Esta investigação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação, da Universidade de Brasília, vincula-se à linha de pesquisa Formação Docente, Currículo e Avaliação e integra o grupo de pesquisa Currículo: concepções teóricas e práticas educativas, coordenado pela Professora Doutora Lívia Freitas Fonseca Borges, orientadora deste trabalho. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o processo de formação continuada de docentes da Educação Profissional da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Dada a natureza da Educação Profissional, tem-se que parte significativa dos professores dessa modalidade de ensino, apesar de possuir habilitação para a docência, necessita de ações de formação continuada que contemplem as especificidades da Educação Profissional. Em linhas gerais, esses docentes são trabalhadores com diversas formações iniciais – geralmente tecnólogos e bacharéis - oriundos de diversos setores da economia, que, após um determinado tempo de atuação profissional não-docente, ingressam na docência por motivações variadas. Nesta pesquisa, a docência é entendida como uma profissão de alta complexidade, defendendo-se uma robusta formação inicial e continuada para o seu exercício. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, configurando-se como um estudo de caso, sendo a unidade de análise o processo de formação continuada para os docentes que atuam em cursos técnicos de nível médio dos Centros de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A pesquisa foi norteada pelos seguintes eixos teóricos inter-relacionados: formação inicial de professores, formação continuada de professores e docência. A elaboração de dados se deu por entrevista semiestruturada com três diferentes perfis, sendo seis docentes que atuam em três Centros de Educação Profissional da SEEDF, dois servidores lotados na Subsecretaria de Educação Continuada dos Profissionais de Educação (EAPE) e dois servidores lotados na Diretoria de Educação Profissional (DIEP). Os dados obtidos foram analisados a partir da Análise Temática, sendo extraídos seis temas: formação continuada como elemento essencial à docência; formação continuada como necessidade de atualização; formação continuada como ação desvalorizada ou desconhecida; formação continuada como ascensão na carreira; formação continuada como implementação de políticas e diretrizes; e formação continuada como desafio. Entre os achados de pesquisa, tem-se que há a oportunidade de a SEEDF promover ofertas e ações formativas específicas para os docentes da Educação Profissional da SEEDF, a partir da estrutura institucional e diretrizes de formação continuada já bem estabelecidas para o seu corpo docente, de forma geral.This research is linked to the line of research Teacher Training, Curriculum and Evaluation of the University of Brasília and is part of the research group Curriculum: theoretical concepts and educational practices, coordinated by Professor Lívia Freitas Fonseca Borges, supervisor of this work. This master's research in education aimed to investigate the process of continuing education of teachers of professional education in the Public Schools of the Federal District. Given the nature of professional education, there is a significant part of the teachers in this teaching modality, despite having qualification for teaching, they need continuing education actions that contemplate the specificities of professional education. Generally speaking, these professors are workers with various initial backgrounds - usually technologists and bachelors - from different sectors of the economy, who after a certain period of non-teaching professional experience join the teaching profession for various reasons. In this research, teaching is understood as a highly complex profession and a strong initial and continued training for its exercise is advocated. The research approach was qualitative, configuring a case study, with the unit of analysis being the process of continuing education for teachers who work in technical courses of medium level at the Professional Education Centers of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). The elaboration of data took place through a semi- structured interview with three different profiles, with six professors working in three SEEDF professional education centers, two servants assigned to the Sub-Secretariat for Continuing Education of Education Professionals (EAPE) and two servants assigned to the Directorate of Professional Education (DIEP). The data obtained were analyzed using the Thematic Analysis (AT), (SOUZA, 2019), from which six themes were extracted: continuing education as an essential element for teaching; continuing education as a need for updating; continuing education as a devalued or unknown action; continuing education as career advancement; continuing education as implementation of policies and guidelines; and continuing education as a challenge. Among the research findings, there are no specific training offers and actions for SEEDF professional education teachers, despite the fact that the Secretariat has an institutional structure and well-established continuing education guidelines for its faculty, in general.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorges, Lívia Freitas FonsecaMendes, Nathália Falcão2020-10-05T14:30:11Z2020-10-05T14:30:11Z2020-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Nathália Falcão. A formação continuada dos professores da Educação Profissional da rede pública do Distrito Federal: um estudo de caso. 2020. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39496A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T18:01:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/39496Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T18:01:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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